conecte-se conosco


Direto de Brasília

Indigenista colaborador da Funai é assassinado na Amazônia

Publicado

em

source
Indigenista Maxciel Pereira dos Santos arrow-options
Reprodução/Facebook
Indigenista Maxciel Pereira dos Santos colaborador da Funai foi assassinado na Amazônia

O indigenista Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado na frente de seus familiares na cidade de Tabatinga, próxima da fronteira da Amazônia brasileira com a Colômbia e o Peru. Segundo informou domingo a Indigenistas Associados (INA), associação de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), ele foi assassinado a sangue frio, em uma rua movimentada da cidade.

Leia também: Os dias de Iriana nas ruas de Recife: com um bebê e sem documentos

O crime teria sido cometido em represália ao papel do indigenista  no combate a invasões ilegais por caçadores, madeireiros e mineradores na reserva do Vale do Javari, local que abriga a maior concentração de tribos indígenas não contactadas do mundo.

Santos atuava há mais de 12 anos junto à Funai , sendo cinco deles como chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial do Vale do Javari.

A Funai tem três sedes na região para proteger a reserva, que abriga cerca de 6 mil pessoas de oito tribos indígenas e cerca de 16 tribos não contactadas.

A INA expressou preocupação com o crime e pediu a investigação do caso e a punição dos responsáveis. A entidade pediu que as autoridades demonstrem que o Brasil “já não compactua com a violência contra os que, na forma da lei, se dedicam à proteção e promoção dos direitos indígenas”.

Leia também: “Sobrevivi”, diz jovem gay espancado e estuprado após Parada Gay em Goiás

A associação também pediu que as autoridades protejam agentes que seguem atuando na proteção de terras indígenas e na promoção dos direitos dos povos nativos.

Em nota, a Funai lamentou o assassinato de Maxciel e informou que o presidente da fundação vai a Manaus acompanhar o caso e se reunirá com autoridades de segurança pública. A Funai ressalta ainda que repassou à Polícia Federal todas as informações que podem ajudar a solucionar o crime.

Leia mais:  Defesa de Lula protocola perícia para tentar anular sentença do caso do sítio

“A morte de Maxciel representa uma grande perda para a Fundação, deixando todos sensibilizados”, diz a nota.

A organização indígena União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também informou que acionou o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Leia também: Guarda Municipal é vítima de assalto em parque durante serviço no Rio de Janeiro

“Queremos que as investigações sejam realizadas pela Polícia Federal e MPF, pois acreditamos que o ocorrido esteja relacionado aos trabalhos finalísticos da Funai, já que essa foi a atuação do servidor há mais de 12 anos consecutivos em nossa região”, declarou a Univaja, em nota.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Mulher é degolada na frente do filho de 2 anos no Piauí; suspeito foi preso

Publicado

em

source
Laysse da Silva Carvalho arrow-options
Reprodução/Facebook
Laysse da Silva Carvalho foi morta a facadas na madrugada de sexta-feira (20); o suspeito foi preso pela Polícia Militar

Uma mulher, identificada como Laysse da Silva Carvalho, 29, foi morta com cortes profundos na garganta em Nazária, Piauí. Segundo informações da Polícia Militar local, o corpo da vítima foi encontrado dentro de casa, despido, ao lado do filho dela, que tem dois anos de idade. O crime teria ocorrido na madrugada de sexta-feira (20). 

Leia também: Homem é preso por matar filho de dois anos afogado para fazer mãe “sofrer”

Laysse, que trabalhava como doméstica, morava apenas com a criança. Os familiares da vítima informaram aos policiais que encontraram o corpo da mulher após a patroa dela estranhar sua ausência no trabalho. A patroa, então, entrou em contato com a irmã da vítima.

Um homem identificado como Thalisson Francisco Araújo foi preso na tarde sexta-feira como o principal suspeito do crime . A PM informou que ele estava com o celular da vítima e foi visto por vizinhos na rua da casa dela. Ele não é o pai do filho de Laysse e não teria envolvimento amoroso com ela. O homem tem uma passagem pela polícia pelo crime de estupro.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Eduardo Bolsonaro completou idade mínima para chefiar embaixada na última quarta
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia5 horas atrás

Mega-Sena acumula e previsão de prêmio para quarta-feira é de R$ 44 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2190 da Mega-Sena, realizado neste sábado (21) em São Paulo.  Foram 94 acertadores...

Carros e Motos5 horas atrás

Cinco variações do novo Corolla que não temos no Brasil

Recém-lançada no Brasil, a 12ª geração do Toyota Corolla chegou trazendo como destaque a versão com motorização híbrida flex ....

Esportes5 horas atrás

Setor ofensivo funciona e Corinthians espanta a crise com vitória na Arena

arrow-options Reprodução/Corinthians Love anotou um dos gols do Corinthians O Corinthians precisava dar uma resposta a sua torcida e aliviar...

Esportes5 horas atrás

Kobra pinta mural em homenagem a Senna no autódromo que tirou sua vida

arrow-options Eduardo Kobra/Divulgação Mural para Ayrton Senna fica nas proximidades de sua última curva, em Imola O artista brasileiro de...

Esportes6 horas atrás

Granada surpreende, bate Barcelona e dorme na liderança do Espanhol

arrow-options Reprodução/La Liga Granada vence o embate contra o Barcelona e assume a liderança da La Liga Em noite surpreendente,...

Esportes6 horas atrás

Flamengo vence o Cruzeiro e alcança recorde de vitórias no Brasileiro

arrow-options Reprodução/Flamengo Gabigol continua liderando a artilharia do Campeonato Brasileiro Na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo...

Direto de Brasília6 horas atrás

Mulher é degolada na frente do filho de 2 anos no Piauí; suspeito foi preso

arrow-options Reprodução/Facebook Laysse da Silva Carvalho foi morta a facadas na madrugada de sexta-feira (20); o suspeito foi preso pela...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana