conecte-se conosco



Cidades

Indicação de Foletto para o Ibama gera crise no órgão

Publicado

em

BRASÍLIA – Publicada no Diário Oficial de quinta-feira (1ª), a substituição de um servidor de carreira do Ibama por uma pessoa sem nenhum vínculo com a instituição – surpreendeu e irritou servidores, tanto no ES quanto em Brasília.
O que se sabe, dentro da Associação dos Servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no Espírito Santo (Asisbama/ES), é que a nomeação foi uma medida do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a pedido do deputado federal Paulo Folleto (PSB).
Os protestos começaram nesta segunda-feira (5), com o envio de uma carta aberta ao ministro, à presidente do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, e aos senadores e deputados federais da bancada capixaba.
Na carta, a Asisbama/ES avisa que “esta nefasta tentativa de intervenção política inevitavelmente causará prejuízos à ação do Ibama no combate ao crime ambiental e nas demais ações desenvolvidas pelo órgão, entre as quais, a promoção de reparação dos danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão da Empresa Samarco Mineração S/A”.
Os servidores também se reuniram em uma assembleia, que deliberou, entre outras ações, a realização de uma manifestação na manhã dessa terça-feira (6).
Mário Stella Cassa Louzada ainda não tomou posse e, se depender dos servidores do Ibama no Espírito Santo, não o fará.
“Com isso [nomeações políticas para cargos técnicos e de gestão], os servidores se reservam ao direito de resistir e, utilizando todas as prerrogativas legais, inviabilizar, de qualquer modo, a politização da Gestão Ambiental Federal noEspírito Santo”, alertam, na carta aberta.
Caos e desestabilização
Os servidores também declaram que já estão entregando seus cargos e funções de chefias, autoridades julgadoras e responsáveis por setores, “o que demonstra claramente a dificuldade que o novo gestor encontrará à frente desta Superintendência”.
E alertam as autoridades e a sociedade sobre “os riscos de prescrição de processos, perdas de prazos, dificuldade de atendimento a demandas da sociedade que esta indicação política poderá gerar”.

  • Com informações Século Diário
Comente Abaixo
Entretenimento8 horas atrás

CCXP Worlds entrevista ator de O Poderoso Chefão sobre reedição de último filme

Divulgação Ator de O Poderoso Chefão: A Morte de Michael Corleone fala sobre nova versão do clássico No próximo dia...

Estadual8 horas atrás

Desembargadora Janete Vargas Simões faz homenagem a premiados com o Mérito Jurisdicional William Couto

Magistrados e servidores também agradecem o reconhecimento pelo serviço prestado. A desembargadora Janete Vargas Simões, presidente do Grupo de Trabalho...

Estadual8 horas atrás

Judiciário do ES funciona em regime de plantão ordinário no Dia da Justiça

O plantão tem início na noite desta sexta-feira, 04. O Poder Judiciário do Espírito Santo vai funcionar em regime de...

Estadual8 horas atrás

Cejuscs atingem 100% de acordos em mediações pré-processuais na Semana da Conciliação

Os processos foram pré-selecionados para a semana. Entretanto, cidadãos e empresas podem manifestar interesse em resolver seus conflitos por meio...

Estadual8 horas atrás

Justiça capixaba participa do Fórum Nacional da Infância e da Juventude

A juíza Patrícia Pereira Neves foi uma das palestrantes do evento. Magistrados e servidores do Poder Judiciário de todo o...

Estadual8 horas atrás

Direito do consumidor em época de fim de ano é tema do Just Talk da semana

Quem explica o assunto é o juiz Grécio Nogueira Grégio, do 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública...

Entretenimento8 horas atrás

‘Arte imita a vida’, afirma criador de The Walking Dead sobre série derivada

Divulgação CCXP Worlds apresenta elenco de spin-off da série The Walking Dead Nesta sexta-feira (04), a  CCXP Worlds recebeu um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!