conecte-se conosco


Internacional

Incêndios agravam poluição do ar em Sydney, na Austrália

Publicado

em

source

Agência Brasil

Poluição do ar em Sydney arrow-options
Reprodução

Poluição do ar em Sydney

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo por conta de incêndios no leste do país.

Leia também: Mulher é atacada por canguru enquanto passeava com cachorro

Sydney , também conhecida como Big Smoke (nome dado na Austrália às grandes cidades) faz jus à alcunha. A fumaça dos incêndios desaparecerá progressivamente ao longo do dia, mas aumentará à noite. Há um alerta de má qualidade do ar”, informaram os serviços de meteorologia.

No portal AirVisual , que mede a qualidade do ar em todo o mundo, Sydney ocupa hoje a 17ª posição, duas abaixo da cidade chinesa de Xangai , num ranking liderado por Daca, em Bangladesh.

Dados do governo de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, mostram que a qualidade do ar “é pobre”.

A fumaça sobre Sydney ao amanhecer é consequência dos  incêndios das montanhas Gosper, a cerca de 300 quilômetros a noroeste da cidade. O fogo já queimou 850 quilômetros quadrados de terra.

O impacto da fumaça, que também afeta as cidades de Wollongongong e Newcastle, deverá ser agravado pelo calor intenso esperado para os próximos dois dias na costa leste da Austrália e que dificulta há duas semanas o combate às chamas por mais de 1.300 bombeiros.

Pelo menos seis pessoas morreram devido aos incêndios florestais em Nova Gales do Sul, a região mais duramente atingida por incêndios e seca severa.

A temporada de incêndios na Austrália varia de acordo com a área e as condições meteorológicas, embora sejam geralmente registados entre os meses de dezembro e março.

Leia mais:  Aumento de 91%! Desmatamento na Amazônia quase dobra em relação a 2018

Leia também: Pescador arranca olho de crocodilo após ser atacado na Austrália

Os piores incêndios ocorridos no país nas últimas décadas ocorreram no início de fevereiro de 2009, no estado de Victoria (sudeste), e causaram 173 mortos e 414 feridos.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
publicidade

Internacional

Alberto Fernández toma posse como presidente da Argentina

Publicado

em

source

Agência Brasil

Alberto Fernández, com faixa presidencial, e Cristina Kirchner olhando para cima arrow-options
Reprodução/Twitter Alberto Fernández

Alberto Fernández e Cristina Kirchner em cerimônia de posse

Por volta das 12h desta terça-feira (10), Mauricio Macri passou o bastão de comando e a faixa presidencial para o novo mandatário argentino, Alberto Fernández . O novo presidente fez um discurso diante do Parlamento e afirmou que quer ser o presidente que escuta, o presidente do diálogo. Alberto Fernández acrescentou que os problemas da democracia só se resolvem com mais democracia.

Leia também: Greta provoca Bolsonaro com descrição de ‘pirralha’ no Twitter

Fernández tem como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner . Eles venceram as últimas eleições, em primeiro turno, com 48% dos votos, enquanto Macri obteve, em segundo lugar, 40%.

O novo presidente herda um país com problemas como o da dívida de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Ineternacional (FMI). Há uma parcela de 11 bilhões da operação ainda a ser paga, mas Fernández anunciou que não pretende recorrer a este empréstimo. Outro desafio do país é a inflação de quase 55% registrada este ano e o cenário socioeconomico de 40% da população na pobreza. No comando do país, Fernández ainda enfrentará debates e temas impopulares, como o da legalização do aborto.

Leia também: Força Aérea divulga nomes de quem estava em avião que desapareceu no Chile

Solenidades

As solenidades de posse começaram na manhã de hoje e seguirão até o final da tarde. Após o discurso de Fernández no Congresso, parlamentares cantaram a Marcha Peronista e gritaram “Alberto presidente!”.

Na tarde de hoje, às 15hs, o mandatário receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e de Governo que compareceram à cerimônia de posse. O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão , está representando o país.

Leia mais:  Aumento de 91%! Desmatamento na Amazônia quase dobra em relação a 2018

Às cinco da tarde, serão prestados juramentos dos ministros de Governo. Às sete da noite, Alberto Fernández e Cristina Kirchner cumprimentarão a população na Praça de Maio.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Anitta lamenta morte de modelo: “Matar ou morrer virou algo banal no Rio”

A cantora Anitta usou o Twitter , nesta terça-feira (10), para lamentar a morte do modelo Rodrigo Motta. Ele é...

Entretenimento1 minuto atrás

Claudia Rodrigues desmente morte: “Estou viva, estou bacana!”

Um perfil no Instagram compartilhou na última segunda-feira (9) uma imagem que dava a entender que a atriz Claudia Rodrigues...

Mulher14 minutos atrás

Mãe desabafa sobre a realidade de receber visitas no hospital logo após o parto

“Uma foto realmente vale mais que mil palavras”, diz a norte-americana Katie Bowman. Aos 29 anos e mãe de três,...

Economia14 minutos atrás

Safra de grãos deve bater recorde em 2020 e chegar a 240,9 milhões de toneladas

arrow-options Imagem de Arquivo/Agência Brasil Safras de grãos de 2019 e 2020 baterão recordes de acordo com estimativas do IBGE...

Economia14 minutos atrás

IR 2019: cerca de 700 mil declarações caíram na malha fina, diz Receita

arrow-options shutterstock A consulta ao último lote de restituição do IR 2019 foi liberada na segunda-feira (9) Este ano, 700.221...

Policial27 minutos atrás

Polícia Militar promove Curso de Perícia e Vistoria de Segurança em Estádio de Futebol

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) promove o primeiro Curso de Perícia e Vistoria de Segurança em Estádio de...

Política27 minutos atrás

“Procuradores viciados em holofotes”, diz Lula sobre investigação do filho dele

arrow-options Paulo Guereta/Photo Premium/Agência O Globo “Recorrem a malabarismos no esforço de me atingir”, diz Lula O ex-presidente Lula afirmou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana