conecte-se conosco


Nacional

Incêndio em Paris: relembre outros patrimônios culturais destruídos pelas chamas

Publicado

em


 catedral de Notre Dame
Reprodução
Incêndio atingiu a catedral de Notre Dame, na França

O incêndio na Catedral de Notre-Dame
se junta à lista de tragédias que destruíram patrimônios históricos culturais pelo mundo.  Incêndios dolosos ou acidentais destruíram inúmeros edifícios ao longo das últimas décadas, provocando mortes e deixando cicatrizes na arte. Veja a lista:

Museu Nacional (Rio de Janeiro)

Em 2 de setembro de 2018, um incêndio destruiu 90% do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, uma das principais instituições culturais do Brasil. Segundo perícia da Polícia Federal, as chamas foram provocadas por uma sobrecarga em um aparelho de ar condicionado no primeiro andar.

Museu de História Natural (Nova Délhi) 

Em abril de 2016, todo o acervo do Museu de História Natural da Índia, em Nova Délhi, foi destruído por um incêndio que começou no sexto andar do prédio. A instituição abrigava fósseis de dinossauros que datavam de mais de 160 milhões de anos, além de filmes sobre temas ligados à natureza e animais embalsamados.

A causa do desastre teria sido o mau funcionamento do sistema anti-incêndio do prédio. Os bombeiros demoraram cerca de três horas para evacuar o local, e seis pessoas foram hospitalizadas por terem inalado fumaça.

Museu da Língua Portuguesa (São Paulo)


Museu da Língua Portuguesa
Daniel Guimarães/Governo de São Paulo
Incêndio destruiu parte do prédio da estação da Luz, patrimônio histórico na região central de São Paulo

Em 2015, a vítima foi o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, um espaço interativo sobre o idioma oficial do Brasil. Atualmente em obras, o museu deve ser reaberto no fim de 2019.

Cidade da Ciência (Nápoles)

Em março de 2012, o complexo conhecido como “Cidade da Ciência”, em Nápoles, no sul da Itália, foi consumido por um incêndio. No local, havia um museu interativo de ciências, salas de conferência e uma incubadora de negócios. A instituição é uma das principais atrações turísticas da cidade, com 350 mil visitantes por ano e 12 mil metros quadrados de área expositiva.

Leia mais:  Adolescente mata filho de 10 meses por asfixia

Teatro La Fenice (Veneza) 

Em 29 de janeiro de 1996, um incêndio doloso atingiu o mais célebre teatro de Veneza, que só foi reinaugurado quase oito anos depois, em 14 de dezembro de 2003. As chamas foram causadas intencionalmente por dois eletricistas que temiam ser multados por causa de um atraso durante uma reforma.

Capela do Santo Sudário (Turim)

Na madrugada de 11 para 12 de abril de 1997, chamas devastaram a capela barroca projetada no século 17 por Guarino Guarini e parte da ala noroeste do Palácio Real de Turim, que abrigava dezenas de quadros preciosos. O fogo só foi controlado ao amanhecer, mas o Santo Sudário, tecido que, segundo o catolicismo, teria coberto o corpo de Cristo, não foi afetado, porque quatro anos antes havia sido transferido durante obras de restauração na capela.

Palácio do Vignola (Todi)

No último dia de uma grande mostra de artigos de antiquário, em 25 de abril de 1982, um incêndio de causas até hoje misteriosas se propagou rapidamente pelo palácio, graças a materiais inflamáveis utilizados na montagem da exposição. O edifício não contava com saídas de segurança adequadas e estava lotado de visitantes. O saldo foi de 35 mortos e 40 feridos. Suspeita-se que as chamas tenham sido iniciadas por um curto-circuito, por uma bituca de cigarro ou por um vazamento de gás.

Museu de Arte Moderna (Nova York)

Em abril de 1958, um incêndio destruiu um quadro da série “Lírios d’Água”, de Claude Monet, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). As chamas começaram após operários terem fumado perto de uma lata de tinta, de serragem e de capas para a proteção de quadros, durante obras de restauração. Um dos funcionários morreu.

Leia mais:  Marcha das Mulheres Negras protesta contra o feminicídio no Rio de Janeiro

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Portugal é exemplo de inclusão de imigrantes para a ONU

Publicado

em

Bachelet
ONU
Bachelet no início da 41ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra


A alta comissária da ONU para Direitos Humanos , Michelle Bachelet , afirmou hoje que Portugal é um modelo a ser seguido no tratamento dado aos imigrantes.

Falando na abertura da 41ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, Bachelet fez elogios à política portuguesa para o acolhimento de imigrantes , dando a eles a oportunidade de acesso aos mecanismos de assistência legal, à educação e ao mercado de trabalho. Ela também citou programas que permitem às mulheres estrangeiras criarem seus próprios negócios. 

Leia mais:  Trump cria taxa de pedido de asilo e veta trabalho a imigrantes ilegais nos EUA

Para ela, ações de integração são benéficas para toda a sociedade – ela cita que, apenas em 2017, as contribuições feitas pelos estrangeiros aosistemas de assistência social somaram € 510 milhões .

A alta comissária da ONU lamentou que experiências como a de Portugal sejam deixadas de lado. “Estamos observando uma tendência profundamente infeliz para a criminalização da compaixão humana básica aos migrantes , incluindo aqueles que estejam em situações de grande vulnerabilidade”, afirmou.

Vítimas do Estado Islâmico

No discurso, Bachelet também defendeu que milhares de parentes de ex-combatentes do grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico  sejam repatriados por seus países de origem. Estima-se que mais de 55 mil pessoas, entre combatentes e familiares, estejam detidos no Iraque e na Síria. Bachelet pediu atenção especial às crianças, muitas vezes usadas pelos terroristas para realizar ataques.

Ela ainda defendeu que os acusados de terem cometidos crimes sejam julgados, mas que os países ajam de acordo com as normas do direito internacional.

Leia mais:  Alcolumbre define presidências das comissões doSenado e deixa MDB com a CCJ

Leia mais:  Estado Islâmico entra em nova fase e deve apostar em ‘califado virtual’

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Policial15 minutos atrás

Jovem é morto com mais de 10 tiros no interior de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Um jovem foi morto na noite desta segunda-feira, (24) na localidade de Nova Aimorés (km 35),...

Esportes42 minutos atrás

Suécia vence o Canadá e garante vaga nas quartas da Copa feminina

Reprodução/Twitter A Seleção da Suécia derrotou o Canadá e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina....

Economia42 minutos atrás

MP das Fraudes beneficia quem trabalha em dois empregos, prega especialista

A Medida Provisória (MP) 871, também conhecida como MP das Fraudes , foi sancionada no último dia 18 pelo presidente Jair Bolsonaro...

Nacional42 minutos atrás

Portugal é exemplo de inclusão de imigrantes para a ONU

ONU Bachelet no início da 41ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra A alta comissária da ONU para...

Estadual45 minutos atrás

“Ninguém tem sangue de barata”, diz mulher que quebrou o carro do ex-marido

Ela afirmou que agiu assim pois o ex não quis pegar os filhos no fim de semana A mulher que...

Nacional51 minutos atrás

Padrasto é suspeito de espancar e abusar sexualmente de bebê de 9 meses

Suspeito do crime está foragido. Crime chocou os moradores da região Um homem é suspeito de espancar e estuprar um...

Mulher2 horas atrás

Como a ideia do guarda-roupa cápsula é um passo para aderir à moda consciente?

Você já ouviu falar em guarda-roupa cápsula? O conceito geral surgiu na década de 70, com a estilista Susie Faux,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana