conecte-se conosco


Nacional

Incêndio em Paris: relembre outros patrimônios culturais destruídos pelas chamas

Publicado

em


 catedral de Notre Dame
Reprodução

Incêndio atingiu a catedral de Notre Dame, na França

O incêndio na Catedral de Notre-Dame se junta à lista de tragédias que destruíram patrimônios históricos culturais pelo mundo.  Incêndios dolosos ou acidentais destruíram inúmeros edifícios ao longo das últimas décadas, provocando mortes e deixando cicatrizes na arte. Veja a lista:

Museu Nacional (Rio de Janeiro)

Em 2 de setembro de 2018, um incêndio destruiu 90% do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, uma das principais instituições culturais do Brasil. Segundo perícia da Polícia Federal, as chamas foram provocadas por uma sobrecarga em um aparelho de ar condicionado no primeiro andar.

Museu de História Natural (Nova Délhi) 

Em abril de 2016, todo o acervo do Museu de História Natural da Índia, em Nova Délhi, foi destruído por um incêndio que começou no sexto andar do prédio. A instituição abrigava fósseis de dinossauros que datavam de mais de 160 milhões de anos, além de filmes sobre temas ligados à natureza e animais embalsamados.

A causa do desastre teria sido o mau funcionamento do sistema anti-incêndio do prédio. Os bombeiros demoraram cerca de três horas para evacuar o local, e seis pessoas foram hospitalizadas por terem inalado fumaça.

Museu da Língua Portuguesa (São Paulo)


Museu da Língua Portuguesa
Daniel Guimarães/Governo de São Paulo

Incêndio destruiu parte do prédio da estação da Luz, patrimônio histórico na região central de São Paulo

Em 2015, a vítima foi o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, um espaço interativo sobre o idioma oficial do Brasil. Atualmente em obras, o museu deve ser reaberto no fim de 2019.

Cidade da Ciência (Nápoles)

Em março de 2012, o complexo conhecido como “Cidade da Ciência”, em Nápoles, no sul da Itália, foi consumido por um incêndio. No local, havia um museu interativo de ciências, salas de conferência e uma incubadora de negócios. A instituição é uma das principais atrações turísticas da cidade, com 350 mil visitantes por ano e 12 mil metros quadrados de área expositiva.

Leia mais:  Em áudio, político de Santos faz comentários racistas: “Pardos são mau-caráter”

Teatro La Fenice (Veneza) 

Em 29 de janeiro de 1996, um incêndio doloso atingiu o mais célebre teatro de Veneza, que só foi reinaugurado quase oito anos depois, em 14 de dezembro de 2003. As chamas foram causadas intencionalmente por dois eletricistas que temiam ser multados por causa de um atraso durante uma reforma.

Capela do Santo Sudário (Turim)

Na madrugada de 11 para 12 de abril de 1997, chamas devastaram a capela barroca projetada no século 17 por Guarino Guarini e parte da ala noroeste do Palácio Real de Turim, que abrigava dezenas de quadros preciosos. O fogo só foi controlado ao amanhecer, mas o Santo Sudário, tecido que, segundo o catolicismo, teria coberto o corpo de Cristo, não foi afetado, porque quatro anos antes havia sido transferido durante obras de restauração na capela.

Palácio do Vignola (Todi)

No último dia de uma grande mostra de artigos de antiquário, em 25 de abril de 1982, um incêndio de causas até hoje misteriosas se propagou rapidamente pelo palácio, graças a materiais inflamáveis utilizados na montagem da exposição. O edifício não contava com saídas de segurança adequadas e estava lotado de visitantes. O saldo foi de 35 mortos e 40 feridos. Suspeita-se que as chamas tenham sido iniciadas por um curto-circuito, por uma bituca de cigarro ou por um vazamento de gás.

Museu de Arte Moderna (Nova York)

Em abril de 1958, um incêndio destruiu um quadro da série “Lírios d’Água”, de Claude Monet, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). As chamas começaram após operários terem fumado perto de uma lata de tinta, de serragem e de capas para a proteção de quadros, durante obras de restauração. Um dos funcionários morreu.

Leia mais:  Doria lança ‘Corujão da Educação’ para alunos do ensino médio

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Enfermeiro estupra e mata menina de 5 anos dentro de hospital

Publicado

em

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Atalaia do Norte, na manhã de quarta-feira (17), por volta das 9h30, o enfermeiro Jocélio Gomes Ferreira, 29, denunciado por abusar sexualmente de uma menina de cinco anos nas dependências de um hospital no local. Enfermeiro do Satanás estupra e mata menina

A ação foi realizada pela equipe de investigação da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), de Atalaia do Norte, sob o comando do gestor interino da unidade policial, David Morais, em ação conjunta com policiais militares que atuam naquele município.

De acordo com Morais, o crime aconteceu na noite da última terça-feira (16/04), por volta das 23h. O policial civil relatou que a vítima estava internada na unidade hospitalar, onde Jocélio trabalhava, para tratar uma infecção.

Conforme o gestor interino da 50ª DIP, a mãe da criança, uma mulher de 39 anos, teria se ausentado por alguns instantes da ala pediátrica, onde a filha estava internada, para fazer um curativo. Quando retornou ao local, a mãe da menina encontrou o enfermeiro com as calças abaixo do joelho, ao lado do leito da criança.

“Ao ser questionado pela mãe da menina sobre as condições que se apresentava no local, o infrator justificou que estava retornando do banheiro porque precisava aplicar um medicamento na criança. Imediatamente, a mulher saiu em busca do médico responsável pelo plantão e o levou até o leito, onde encontrou a menina sem a fralda descartável que utilizava. A criança estava com a respiração alterada, rigidez nas pernas e visível abalo emocional. Em decorrência disso, a menina teve o estado agravado decorrente do trauma psicológico causado pela violência sexual e veio a óbito por volta das 3h20 de quarta-feira (17)”, explicou Martins.

O gestor interino da 50ª DIP disse, ainda, que a menina era uma pessoa com deficiência intelectual. Logo após o falecimento, o médico, na presença da mãe e de duas técnicas de enfermagem, examinou as partes íntimas da criança, constatando trauma por introdução de objeto contuso, pênis ou dedo, no ânus da criança, que apresentava lacerações de quatro centímetros na parte inferior. Então, a diretora do hospital, o médico responsável pelo plantão e um conselheiro tutelar formalizaram a ocorrência na 50ª DIP.

”Após sermos informados sobre o caso, saímos em diligência, junto com a guarnição da Polícia Militar, em busca do infrator, localizado na casa da irmã dele, situada na rua Cunha, bairro Centro, em Atalaia do Norte, onde Jocélio foi preso em flagrante por estupro de vulnerável. Em seguida, nós o conduzimos até a delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis”, esclareceu o policial civil.

Reincidente – O gestor David Martins informou que em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) foi verificado que Jocélio já respondia, junto à 2ª Vara da Comarca de Iranduba, processos por estupros de vulneráveis, cometidos em maio, junho e novembro de 2017.

“O enfermeiro foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. Agora ele irá permanecer preso na carceragem da 50ª DIP, que funciona como unidade prisional em Atalaia do Norte”, concluiu.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pais deixam crianças e bebê trancados em carro para irem a boate
Continue lendo
Economia10 minutos atrás

CCJ retoma terça-feira (23) análise do parecer da reforma da Previdência

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Relator da reforma da Previdência, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) A Comissão de Constituição e Justiça...

Economia10 minutos atrás

Governo federal vai revisar patrocínios culturais da Petrobras, diz Bolsonaro

Reprodução/TV Brasil Bolsonaro desconfia da aplicação dos patrocínios da Petrobras O governo federal determinou a revisão dos contratos da Petrobras...

Mulher1 hora atrás

Como disfarçar olheiras? Maquiador de Rihanna dá 5 dicas infalíveis

Apesar de não existir uma fórmula mágica para  clarear as manchas  que surgem em baixo dos olhos, sempre há aquele...

Nacional2 horas atrás

Enfermeiro estupra e mata menina de 5 anos dentro de hospital

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Atalaia do Norte, na manhã de quarta-feira (17), por volta das 9h30, o...

Nacional2 horas atrás

Padastro mata enteada de 1 ano com socos na cabeça e na nuca

Um homem de 21 anos foi preso após confessar ter matado sua enteada de 1 ano e 3 meses na...

Estadual2 horas atrás

Mãe abandona filho de 8 anos em Terminal de ônibus no ES: “Cansei dele”

CARIACICA (ES) – Uma mulher de 26 anos abandonou o filho, de 8 anos, no Terminal de Itacibá, por volta...

Estadual2 horas atrás

Dona de casa ‘dá garrafada’ no marido e leva três tiros no ES

Uma dona de casa de 26 anos, foi baleada na madrugada deste sábado (20), após agredir o marido – um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana