conecte-se conosco



Saúde

Imagens obtidas pela Fiocruz e Inmetro mostram coronavírus em ação

Publicado

em


Imagens com ampliação de 200 mil vezes mostram claramente a ação do novo coronavírus infectando células. O registro, divulgado nesta quinta-feira (1º), foi feito por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As fotografias foram obtidas através de microscopia de alta resolução. Elas mostram que as células infectadas apresentam prolongamentos de membrana, chamados de filopódios, que formam conexões com outras células. A alteração pode ser uma das estratégias do vírus para ampliar a infecção.

Os prolongamentos de membrana, chamados de filopódios, podem ser observados por meio de ampliação de 200 mil vezes.Os prolongamentos de membrana, chamados de filopódios, podem ser observados por meio de ampliação de 200 mil vezes.

Os prolongamentos de membrana, chamados de filopódios, podem ser observados por meio de ampliação de 200 mil vezes. – Fiocruz/Inmetro

“Os prolongamentos de membrana participam do processo de liberação das partículas virais que se replicam no interior das células infectadas. Além disso, promovem comunicação intercelular, que acreditamos estar relacionada com a transferência de partículas virais para as células adjacentes, maximizando, assim, o processo de infecção”, explicou a pesquisadora Débora Ferreira Barreto Vieira, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC, coordenadora da pesquisa.

As informações foram divulgadas pela assessoria da Fiocruz na internet. Nas imagens, ampliadas em até 200 mil vezes, é possível observar diversos prolongamentos de membrana nas células infectadas e a conexão entre as células vizinhas. Muitas partículas virais são vistas na superfície celular, inclusive sobre os filopódios.

De acordo com a pesquisadora, os prolongamentos de membrana são causados por alterações do citoesqueleto celular provocadas pela infecção. “São poucos os vírus que causam esse tipo de alteração em células, como ebola e Marburg. O processo que leva as células a ter esse tipo de alteração na infecção pelo SARS-CoV-2 é uma questão que ainda está em aberto e que queremos investigar”, disse Débora.

O estudo foi realizado com células Vero, derivadas de rim de macaco e muito usadas em pesquisas sobre virologia. As imagens são resultados preliminares do projeto de pesquisa ‘Estudo da morfologia, morfogênese e patogênese do SARS-CoV-2 em sistemas in vitro, in vivo’, realizado em colaboração entre Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral e o Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC.

As fotografias foram registradas com um microscópio de alta resolução de feixe triplo de íons, em cooperação com os pesquisadores Braulio Archanjo e Willian Silva, do Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Brasil registra mais de 5 milhões casos de covid-19 e 150 mil mortes

Publicado

em


O Ministério da Saúde divulgou hoje (10) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 5.082.637 casos confirmados da doença e 150.198 mortes registradas. Os casos recuperados somam 4.453.722. 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 26.749  novos casos e 559 mortes. 

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 1.034.816 casos e 37.223 mortes.  

Em seguida estão os estados da Bahia (324.964 casos e 7.099 óbitos), Minas Gerais (321.140 casos e 8.061 mortes) e Rio de Janeiro (283.407 casos e 19.284 óbitos).  

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.347 casos estão em investigação. 

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento25 minutos atrás

Virgínia Fonseca rebate acusações de que engravidou por interesse de Zé Felipe

A influenciadora digital Virgínia Fonseca está sofrendo ataques desde que  anunciou que está grávida do cantor Zé Felipe. Isso porque,...

Mulher25 minutos atrás

Plantas na cozinha: ideias de decoração para se inspirar

Vontade de mudar a aparência da sua casa e deixá-la com seu jeitinho, mas sem gastar muito? Optar por uma...

Esportes1 hora atrás

Paraenses da Série D, Bragantino e Independente buscam reabilitação

O estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança (PA), recebe o duelo entre os dois representantes do Pará na...

Esportes2 horas atrás

Joaçaba quer primeira vitória na LNF e Tubarão tenta encaminhar vaga

Quatro dias após ficarem no 1 a 1 no Centro de Eventos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc),...

Esportes2 horas atrás

Fluminense e Bahia medem forças para confirmar boa fase no Brasileirão

Fluminense e Bahia se enfrentam neste domingo (11), às 16h (horário de Brasília) no estádio do Maracanã, em uma partida...

Carros e Motos2 horas atrás

Conheça 5 versões do Chevrolet Astra que não tivemos no Brasil

Substituto do Kadett na Europa, o Opel Astra foi lançado por lá em 1991 como uma família de veículos composta...

Economia2 horas atrás

Auxílio emergencial: Caixa faz depósitos neste domingo; veja agenda da semana

Divulgação/Agência Senado Caixa Econômica Federal faz novos pagamentos dos ciclos 2 e 3 do auxílio emergencial nesta semana A Caixa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!