conecte-se conosco



Estadual

Iema vai lançar sistema de licenciamento ambiental 100% on-line

Publicado

em


.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está desenvolvendo um Sistema de Licenciamento Ambiental, chamado “Iema Digital”, que irá transformar a solicitação, análise e decisão das licenças ambientais em um processo 100% digital. O objetivo é integrar licenciamentos, fiscalização, monitoramento, gestão de demandas e de denúncias, além do sistema de informação geográfica. Outra iniciativa que está em fase final é o desenvolvimento de um sistema de gestão de fauna.

“Estamos trabalhando para que haja a contratação da Fundação da Universidade de Lavras (Fundecc) como desenvolvedor, pois o sistema da instituição foi bem classificado no levantamento técnico da equipe multidisciplinar do Iema”, informa o diretor-presidente do Instituto, Alaimar Fiuza.

Com o novo sistema, toda abertura de documentação, análise processual, contato com o público empreendedor e até mesmo informação a respeito da outorga ou não da licença poderão ser feitos de forma eletrônica. Além disso, todo empreendimento que necessita de licenciamento será cadastrado de forma on-line, com envio da documentação via internet.

Outro ponto de vantagem é que o sistema da Fundecc terá seu código-fonte entregue ao fim do contrato, que deverá durar em torno de dois anos. Isso significa que, após o fim do contrato, o código será de propriedade do Iema e, assim, o órgão poderá continuar o desenvolvimento do sistema da forma que considerar melhor.

“O desenvolvedor já contratou com outros estados e esses já possuem os códigos-fonte. Portanto, faremos um acordo de cooperação com esses estados, inicialmente o Amazonas. Assim, o desenvolvimento será feito a partir do sistema, tal qual como funciona no Amazonas. Dessa forma, não será necessário desenvolver o sistema do zero, logo, o Iema irá economizar verba”, considera Alaimar Fiuza. O acordo com o estado do Amazonas está em fase de minuta.

Iema Digital

A implantação do “Iema Digital” conta com o apoio da Secretaria de Governo (SEG), por meio da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CIDT) e, também, com a parceria do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

“Com o Iema Digital, será possível ter mais celeridade na análise dos processos de licenciamento, com análise interna simultânea das equipes multidisciplinares. Sendo assim, a comunicação entre o órgão ambiental e o empreendedor será realizada de forma rápida e on-line, com avisos e feedbacks a respeito do andamento processual”, avalia o coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da SEG, Victor Murad Filho.

Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, o “Iema Digital” será um divisor de águas, tirando os trâmites dos processos impressos para a plataforma eletrônica. “O cidadão não precisará mais ir até a sede do Iema para realizar protocolos da documentação e dar entrada no processo. Será possível realizar tudo 100% online. É a transformação digital na gestão pública, que gera economia e agiliza os trabalhos”, frisa Lugon.

O trabalho do Governo do Estado do Espírito Santo quanto ao “Iema Digital” visa à comodidade do cidadão e à transparência, com agilidade e controle social, com rigor técnico. Haverá redução de custos com impressão de documentos, manutenção de arquivos e tramitação de processos. Haverá também a eliminação do uso de pastas físicas para armazenar os processos e isso irá significar uma verdadeira revolução no licenciamento ambiental do Estado do Espírito Santo.

 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Seama/Iema

Flávia Fernandes / Paulo Sena

(27) 3636-2592 – 99977-1012 / (27) 99956-0609

[email protected]  

 

Assessoria de Comunicação da SEG

Ana Luiza Freitas
(27) 3636-1290
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

ES registra mais 25 mortes e 603 novos casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

Dados foram divulgados na tarde deste domingo (26) no painel da Covid-19. Número total de mortes chega a 2.411.

O Espírito Santo registrou, até este domingo (26), 2.411 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 77.201. O índice de letalidade da doença no Estado é de 3,12%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (25), o aumento é de 25 mortes e 603 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 58.019 pessoas estão curadas e 161.895 testes foram feitos. Além disso, há 81.790 casos suspeitos e outros 70.559 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vila Velha (11.719), depois Vitória (10.416), Serra (9.927), Cariacica (8.787) e Linhares (4.093).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.378 casos. Em seguida, está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 1.273. Depois, vem Itapuã (885), também em Vila Velha. Jardim da Penha (726), em Vitória, e Praia de Itaparica (715), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (405), Vila Velha (383), Vitória (340), Cariacica (324) e Cachoeiro de Itapemirim (99).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 10.939 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 1.890 tiveram a doença. Em Vitória, são 1.875 e, na Serra, 1.490. Cariacica tem 1.054 registros de profissionais da saúde com coronavírus. O painel também mostra 32 mortes entre profissionais da saúde.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 73,3% neste domingo (26). Ao todo, 516 pacientes estão internados em leitos de UTI e 459 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Norte tem o maior percentual de ocupação dos leitos de UTI para Covid, com 87,18%. Já entre os leitos de enfermaria, a maior taxa de ocupação é registrada no Sul do estado (81,82%).


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional1 minuto atrás

Espanha é segura, diz ministra após Grã-Bretanha impor quarentena

. A Espanha é novamente segura para turistas e cidadãos espanhóis, insistiu o governo nesse domingo (26), depois que a Grã-Bretanha impôs...

Internacional46 minutos atrás

Covid-19: Flórida registra 9.300 novos casos e ultrapassa Nova York

.  A Flórida se tornou nesse domingo (26) o segundo estado norte-americano, depois da Califórnia, a ultrapassar Nova York, o mais atingido...

Mulher46 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 27 de julho de 2020

Reprodução/Marcelo Dalla Veja a previsão para o seu signo no horóscopo do dia ÁRIES  A sensibilidade, a paixão e a...

Saúde46 minutos atrás

Estudante do Paraná cria respirador emergencial de baixo custo 

. O estudante Robson Muniz, do curso de engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), criou um respirador emergencial...

Internacional1 hora atrás

Refugiado que trabalhava em Nantes confessou ter iniciado incêndio

. Um refugiado de Ruanda que se ofereceu para trabalhar como guarda em uma catedral do século XV em Nantes,...

Entretenimento8 horas atrás

Sabrina Sato dispensa calcinha e cobre parte íntima com as mãos: “Sem condições!”

Apresentadora deu o que falar com novo clique no Instagram Sabrina Sato esbanjou a ótima forma física no Instagram depois...

Internacional9 horas atrás

Guarda voluntário confessa ser autor de incêndio em catedral francesa

Reprodução Twitter @sebastianarcher Incêndio atingiu a catedral no último dia 18. Um homem de 39 anos que trabalhava como guarda...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!