conecte-se conosco



Estadual

Hospital Infantil de Vila Velha amplia vacinação de Palivizumabe

Publicado

em

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vai ampliar o atendimento para a vacinação de Palivizumabe. O período de vacinação vai começar nesta quinta-feira (20) e serão disponibilizados quatro dias por mês ao invés de apenas um dia, como nos anos anteriores.

O Palivizumabe é um medicamento de alto custo, indicado para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas de até 2 anos. A vacina é oferecida gratuitamente, através da abertura de processo para obtenção do material nas Farmácias Cidadãs Estaduais e nas unidades hospitalares quando o paciente estiver internado.

Por seu padrão sazonal, o VSR circula principalmente no inverno, causando infecções respiratórias, desde otite média até pneumonia e bronquiolite, aumentando muito a morbidade e mortalidade infantil, sendo responsável por até 75% das internações por bronquiolite e 40% das internações por pneumonia durante os meses do inverno.

No Espírito Santo, o período de sazonalidade do VSR se dá durante os meses de março a julho. As crianças que apresentam maior risco para infecção pelo VSR são os prematuros e os portadores de doença cardiopulmonar.

Em 2019, o Hospital Infantil de Vila Velha realizou 430 atendimentos de Palivizumabe. A enfermeira coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização do Himaba, Joszilene Teodoro de Jesus, ressalta a relevância da ampliação deste serviço. “O aumento dos dias de aplicação de Palivizumabe foi um ganho não só para o hospital como para o paciente. Teremos melhores condições de organização do serviço interno, além de promover maior conforto do usuário, inclusive com a redução no tempo de espera, já que atendemos não só a população local, como também usuários de municípios vizinhos que dependem de transporte municipal para terem acesso ao Himaba”, explicou a coordenadora.

Prevenção

O Palivizumabe é uma medida preventiva, através de uma imunização passiva obtida com a utilização de anticorpo monoclonal humanizado, que tem se mostrado eficaz na prevenção das doenças graves pelo VSR, por apresentar atividade neutralizante e inibitória da fusão contra este vírus. A administração mensal do Palivizumabe durante a sazonalidade do VSR reduz de 45% a 55% a taxa de hospitalização relacionada à infecção por este vírus. As crianças internadas, com tratamento prévio com Palivizumabe têm menor número de dias de hospitalização e de dias com necessidade de oxigênio.

Todas as crianças que estejam dentro dos critérios estabelecidos têm direito de receber o Palivizumabe gratuitamente tanto em nível ambulatorial (em polos de aplicação credenciados) quanto em nível hospitalar, independentemente do local de internação (seja hospital público, filantrópico ou privado; desde que credenciado junto à Sesa), e da classe socioeconômica.

As crianças contempladas com o medicamento deverão apresentar obrigatoriamente um dos seguintes critérios: prematuros extremos de até 28 semanas e seis dias; crianças menores de 2 anos de idade com doença pulmonar crônica da prematuridade; menores de 2 anos de idade com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica.

Acesso ao medicamento

Para ter acesso ambulatorial ao medicamento, é necessário procurar uma das Farmácias Cidadãs Estaduais com toda a documentação médica. Para ter acesso à lista de documentos, clique aqui. 

Os pedidos serão analisados na Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) e, caso atendam aos critérios de inclusão definidos em protocolo, será agendada uma data para aplicação do medicamento.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]ude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
[email protected] 
(27) 3636-3187

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Mais uma barreira sanitária é instalada na divisa com Minas Gerais

Publicado

em

.

Iniciaram, nesta segunda-feira (30), os trabalhos de controle sanitário em Baixo Guandu, na divisa com Minas Gerais. A ação está sendo realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em conjunto com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Saúde (Sesa).

A operação faz parte do conjunto de estratégias adotadas pelo Governo do Estado para prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19). Na última semana, o trabalho foi iniciado em Mimoso do Sul, Pedro Canário e Iúna e já foram abordados, aproximadamente, três mil veículos de carga, 2.500 carros e 60 ônibus.

Em Baixo Guandu, será desenvolvido o mesmo trabalho de aplicação de questionário, com perguntas sobre origem e destino da viagem, além de ser feita a medição de temperatura. Caso a pessoa apresente febre, é orientada a procurar uma unidade de saúde. O Idaf mantém sua fiscalização habitual quanto ao trânsito de cargas agropecuárias e florestais.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, foram designados dois servidores do Instituto, por turno, para atuação no local durante a pandemia. “As equipes estão fazendo um trabalho de parceria que muito tem agregado às ações de combate ao Coronavírus. É hora de unir esforços”, disse o diretor.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]


Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional8 minutos atrás

Cidade em São Paulo desiste de multar idosos que estiverem fora de casa

arrow-options Pixabay/Creative Commons Pessoas acima de 60 anos precisariam pagar multa de R$ 200 se saíssem de casa A prefeitura...

Esportes8 minutos atrás

Philippe Coutinho doa 20 toneladas de alimentos e produtos de higiene

. Em tempos de pandemia do coronavírus, a recomendação é ficar em casa, protegido e o mais próximo possível de...

Entretenimento8 minutos atrás

De calcinha cavada, Pabllo Vittar sensualiza e ganha elogios: “Gostosa”

Pabllo Vittar esquentou o clima com uma foto bem sensual. A cantora está isolada na quarentena e disse no Stories...

Carros e Motos8 minutos atrás

FCA adiará lançamento da nova picape Strada para junho ou julho

arrow-options Divulgação Presidente da FCA, Antonio Filosa, conta um pouco sobre os planos da empresa diante da crise gerada pelo...

Polícia Federal29 minutos atrás

PF cumpre dois mandados de busca e apreensão em Guaíra/PR

. Guaíra/PR – Na manhã desta quarta-feira (1/4), no Bairro Parque Anhembi, na cidade de Guaíra, a Polícia Federal, após...

Nacional29 minutos atrás

Após casos confirmados de covid-19, navio está em quarentena no Porto de Santos

arrow-options Divulgação Costa Crociere Costa Fascinosa está atracado no Porto de Santos por determinação da Anvisa Os 757 tripulantes do...

Nacional29 minutos atrás

Professor indígena é morto a tiros no Maranhão

arrow-options Reprodução Zezico Rodrigues Guajajara Professor da rede pública com participação ativa na luta contra a invasão e a extração...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana