conecte-se conosco



Estadual

HorizontES em Extensão teve início com exibição virtual de experiências da agricultura capixaba

Publicado

em


A abertura da 2ª edição do HorizontES em Extensão aconteceu, nessa terça-feira (29), por meio do canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no YouTube. O projeto teve início com a exibição da experiência do município de São Gabriel da Palha, que recebeu destaque pelo Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Noroeste, devido à relevância na agregação de valor e mercados especiais, por meio da produção de chocolate. Outras dez experiências serão exibidas ao longo dos meses de outubro e novembro, também por meio de transmissão virtual. 

Com os devidos cuidados e protocolos para a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), a abertura do evento ocorreu na sede do Incaper com a presença do diretor-presidente do Instituto, Antônio Machado; da diretora técnica, Sheila Posse; e do diretor administrativo, Cleber Guerra. 

Em razão da pandemia, o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou a necessidade de reinvenção do HorizontES em Extensão para o ambiente virtual. “Em nada alterou a oportunidade de conhecer essas experiências tão relevantes e eleitas democraticamente pelos CRDRs. O projeto valoriza o extensionista, que transforma a vida do produtor e da propriedade quando passa pela porteira adentro. O HorizontES, sem dúvida, veio para ficar e estamos evidenciando isso com o evento on-line”, comentou. 

O evento de abertura contou com a participação virtual da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, que ressaltou o protagonismo da mulher e do homem do campo promovido pelo projeto. “O Incaper me mostrou um mundo que era desconhecido e ver a importância da Secretaria da Agricultura e do Instituto no interior do Estado, por meio de políticas que incentivam o protagonismo das comunidades, das mulheres e homens do campo, junto das associações e cooperativas, é uma satisfação. É essa união dos saberes, do homem do campo e do engenheiro ou acadêmico do Incaper, que faz o Espírito Santo crescer”, salientou a vice-governadora. 

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, ressaltou que o projeto HorizontES em Extensão é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância da extensão rural e o papel do Incaper para a agricultura capixaba. “As ações dessas 11 experiências reconhecem e priorizam os trabalhos desenvolvidos no interior do Espírito Santo, principalmente, em meio à pandemia do novo Coronavírus, quando a agricultura capixaba não parou e não faltou alimento na mesa da sociedade”, disse Foletto.

A gerente de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater) e coordenadora do HorizontES em Extensão, Jaqueline Sanz, destacou que, além da visibilidade ao trabalho realizado pelo agricultor, o projeto promove o reconhecimento dos trabalhadores do Incaper. “Podemos conhecer essas realizações e o trabalho feito na base de maneira exemplar por nossos extensionistas. O projeto criou esse mecanismo de agregação de valores e continuaremos nos reinventando, como neste HorizontES 2020”, destacou a gerente de Ater do Instituto. 

A abertura também contou com a participação do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini Filho; e do diretor-presidente da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), Guilherme Gomes. 

HorizontES em Extensão em nível nacional 

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, na ocasião da abertura virtual do HorizontES em Extensão, evidenciou que o projeto foi modelo para a criação de um programa com objetivo de promover a Ater pública. “Queremos que o HorizontES não fique só no Espírito Santo. Estamos nos preparando para fazer uma parceria com a Incaper para lançar o Conexão Ater Brasil e HorizontES em Extensão para todo o País”,  frisou.

O presidente da Asbraer, que também é poeta, finalizou sua participação com o poema: “Ao Estado meus parabéns pela segunda edição deste importante evento HorizontES em Extensão”. 

O superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, destacou que o projeto “mostra as ações que chegam aos agricultores, focadas em atender às demandas. Desejo continuidade e saúdo com meus parabéns”. 

O HorizontES em Extensão é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Aderes; da Ceasa-ES; do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres). 

Texto: Andreia Ferreira 

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
[email protected] / [email protected] 
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Gestão em tempo de mudança é tema de webinário promovido pela Enfam

Publicado

em


O desembargador do TJES Samuel Meira Brasil Júnior participa do evento virtual como mediador.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove o 2º Curso Nacional para Diretores de Foro, com o tema Gestão em Tempo de Mudança. O evento é dividido em dois módulos e conta com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo Samuel Meira Brasil Júnior como mediador do encontro que acontece no dia 09/11 (segunda-feira), das 18 às 20h30.

O webinário agendado para novembro tem como tema a “Administração da Justiça e as Perspectivas para o Futuro”. Os expositores serão o juiz federal Caio Moyses de Lima (TRF3), que falará sobre Tratamento e Gestão de Dados Gerenciais; a juíza de Direito Eunice Prado (TJPE), sobre Novas tecnologias na prestação jurisdicional, e o juiz federal Marco Bruno Clementino Miranda (TRF5), que trará o tema da Acessibilidade digital.

Já o primeiro módulo do curso acontece na próxima segunda-feira (26), também das 18 às 20h30, com mediação da desembargadora federal Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3). Os expositores serão o juiz de Direito André Almeida (Fórum da Barra Funda – TJSP), que falará sobre Atendimento ao jurisdicionado; o juiz federal Eduardo Piccarelli (TRF 4ª Região), com o tema Desafios do passado e do presente – escassez e sustentabilidade, e a juíza de Direito Rosane Bordash (TJRS), que discorrerá sobre Gestão de Pessoas.

O curso é destinado a magistrados e será transmitido ao vivo pelo YouTube (Enfam covid-19). Para receber o certificado, o participante deverá participar dos dois módulos e realizar a entrega de Registro Reflexivo.

Saiba mais no link a seguir: https://www.enfam.jus.br/2020/10/gestao-judicial-em-tempo-de-mudanca/

Vitória, 23 de outubro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Enfam) | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!