conecte-se conosco



Cidades

Horário de verão começa no próximo dia 16 de outubro em onze estados

Publicado

em

VITÓRIA – No próximo dia 16 tem início o horário de verão no país. OsEstados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal deverão adiantar os relógios a partir da meia noite em uma hora. A previsão para término é no dia 19 de fevereiro de 2017.
Com a medida, a demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h, é reduzida. Com isso, a iluminação pública é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.
Isso porque as indústrias são um dos maiores consumidores de energia elétrica do Brasil, com 39%, seguido pelos poderes públicos e transportes (19%), residências (16%), setor energético (9%), comércio e os serviços (8%). O restante é distribuído entre outros segmentos, destacando-se o meio rural.
De acordo com dados do Governo Federal, em 2015 o horário reduziu a demanda por eletricidade em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio nas regiões Sul, Sudeste Centro-Oeste. A economia de energia foi de 0,5%, o que em números gira em torno de R$ 162 milhões, devido a redução da necessidade de uso das usinas termelétricas, que têm energia mais cara.
Horário de verão exige adaptação da população
O horário de verão tem início no dia 16 de outubro e sua chegada provoca preocupação em uma boa parte da população. Enquanto muitas pessoas comemoram uma hora a mais de sol no fim da tarde, outras reclamam que sentem mais cansaço, dificuldade na hora de dormir e até falta de apetite, resultado da alteração em uma hora no tempo cronológico.
A especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que esses e outros sintomas são comuns devido à alteração no relógio biológico, que vai precisar se readequar novamente. “Como escurece mais tarde, a produção da melatonina –hormônio que regula o sono – sofre uma diminuição. Geralmente nosso organismo pode levar até 14 dias para se adaptar à mudança, dependendo de cada pessoa”, diz a médica, que recomenda alterar a hora de dormir e acordar com o novo horário. “É importante tentar dormir uma hora mais cedo do que de costume, assim o corpo não sentirá tanto impacto ao acordar uma hora antes no dia seguinte”, explica.
Segundo Jéssica Polese, investir na chamada higiene do sono pode ajudar durante essa fase transitória. “Cerca de 30 minutos antes de dormir procure fazer algo que te relaxe. Evite conteúdos de televisão agressivos, pois eles podem afetar a qualidade do seu sono. Tome um banho morno, esteja num ambiente arejado e limpo. Isso pode ajudar”, recomendou a médica.

Comentários do Facebook

Cidades

Carreta sai da pista, tomba e deixa uma pessoa morta na BR 259 em João Neiva

Publicado

em

JOÃO NEIVA (ES) – Uma carreta saiu na pista na tarde deste sábado(02), na BR 259, próximo ao bairro Cavalinho, em João Neiva. O carona que estava na carreta, morreu ainda no local do acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 15h15 deste sábado(02).O motorista da carreta, de 59 anos, sofreu lesões leves e não precisou ser hospitalizado.

Equipes do Corpo de Bombeiros, PRF estiveram no local. A pista não precisou ser interditada. O nome da vítima, não foi informado pela PRF.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Versão Impressa5 horas atrás

FA 1167 / 10 DE OUTUBRO DE 2020

Comentários do Facebook Post Views: 0

Esportes6 horas atrás

Seleção estreia nas Eliminatórias com goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia

  A seleção brasileira estreou da melhor forma possível pelas Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo do Catar (2022),...

Estadual7 horas atrás

TJES, Sebrae, CDL e FCDL vão auxiliar empresas em razão da pandemia

Termo de Cooperação entre as instituições foi assinado na última quinta-feira, 08. O Tribunal de Justiça (TJES), o Serviço de...

Estadual7 horas atrás

Judiciário Estadual funcionará em regime de plantão durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

O plantão ordinário terá início na noite desta sexta-feira (09/10) e terminará ao meio dia de terça-feira, quando retoma suas...

Esportes7 horas atrás

Sem atuar desde o ano passado, Jadson é anunciado pelo Athletico-PR

O Athletico Paranaense anunciou nesta sexta-feira (9) o retorno do meia Jadson, após mais de 15 anos. O jogador, de...

Esportes8 horas atrás

Com Neymar titular, seleção enfrenta Bolívia nas Eliminatórias

A seleção brasileira enfrenta a Bolívia nesta sexta (9) na sua estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do...

Economia8 horas atrás

MPF diz que ação afirmativa racial do Magalu é constitucional e louvável

Reprodução YouTube/IMP Concursos Nota foi assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena; texto afirma que programa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!