Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Saúde

Homem vai ao hospital depois de chorar sangue e descobre condição rara; entenda

Publicado

em


Chorar sangue pode ser um sintoma de alguma condição grave, como câncer, pressão alta ou alguma lesão
Reprodução/New England Journal of Medicine

Chorar sangue pode ser um sintoma de alguma condição grave, como câncer, pressão alta ou alguma lesão

Médicos na Itália revelaram o caso de um homem que procurou um hospital depois de ter dito chorar sangue pelos dois olhos. Sem revelar a identidade do paciente, os médicos contaram que o homem não havia machucado o rosto e também não sentia nenhuma dor: o sangue simplesmente escorreu pelos seus olhos sem nenhum motivo aparente.

Leia também: Novo exame de sangue poderá detectar câncer de pulmão, segundo OMS

O paciente contou que começou chorar sangue duas horas antes de chegar ao hospital, localizado na cidade italiana de Messina, no nordeste da Sicília, e que o fenômeno durou apenas alguns minutos. No entanto, os especialistas puderam ver o líquido vazar dos olhos do homem, quando aconteceu novamente, enquanto ele estava na sala de espera.

Depois de realizar diversos exames minuciosos, os médicos descobriram que ele tinha hemolacria, uma condição rara que leva as pessoas a produzirem lágrimas contendo sangue.

Segundo os resultados dos exames, tumores não cancerosos estavam se desenvolvendo sob as pálpebras do paciente, conhecidos como hemangiomas, o que teria causado o sangramento. O caso foi relatado no New England Journal of Medicine .

Quando chegou ao hospital, o homem não conseguiu explicar o motivo do sangramento,  e afirmava não ter machucado nem o olho, nem o nariz ou qualquer outra parte da cabeça. A situação nunca havia acontecido com ele antes, e não havia indícios de hemorragias nasais, sangramento nas gengivas ou hematomas fáceis.

O que os médicos puderam constatar é que ele já estava tomando medicação para pressão alta e, apesar de sua pressão arterial ser normal no hospital, era alta em seus olhos, de acordo com o que os testes revelaram.

Leia mais:  Medicina indígena foi mais eficaz que remédios convencionais, diz pesquisa

Para o tratamento, foi indicado o uso de colírio contendo uma substância ativa conhecida como Maleato de Timolol, usada ​​para tratar o glaucoma e reduzir a pressão intraocular elevada.

Depois que de usar o colírio, o paciente afirmou que não houve outro incidente com lágrimas de sangue por um ano, quando ele voltou ao hospital para realizar um check-up.

Segundo a publicação do caso, o sangue nas lágrimas tem sido relatado em revistas médicas no passado e várias podem ser as causas do sintoma. Pode ocorrer como resultado de infecção, lesão, inchaço, tumores ou até efeito colateral de hemorragias nasais.

Uma mulher de 56 anos sofreu o fenômeno depois de beliscar o nariz por duas horas para tentar conter o nariz sangrando, por exemplo. No caso relatado no British Journal of Opthamology , em 2003, a mulher que beliscou o nariz fez o sangue fluir para trás e vazar.

O sangue foi absorvido com uma esponja até o sangramento do nariz cessar e ela fez uma recuperação “sem incidentes”.

Leia também: Mãe trata acne neonatal de bebê com óleo de coco e resultado é instantâneo

Hemolacria: condição que faz chorar sangue


Ao chorar sangue, a mulher afirmou aos médicos, em 2003, que havia beliscado o nariz antes, ocasionando a lesão
Reprodução/British Journal of Opthamology

Ao chorar sangue, a mulher afirmou aos médicos, em 2003, que havia beliscado o nariz antes, ocasionando a lesão

A hemolacria é uma condição rara em que o corpo mistura sangue com lágrimas, devido algum problema no aparelho lacrimal. Apesar de esse poder ser o sintoma para várias condições, não está claro quantas pessoas são afetadas pela condição, nem há explicações para todos os casos.

De acordo com a literatura médica, infecções oculares, lesões faciais, tumores nos olhos ou ao redor dos olhos, inchaço ou hemorragias nasais podem causar hemolacria.

Leia mais:  Pessoas mais inteligentes têm mais dificuldade em acordar cedo

O sangue pode vir de um ferimento que já está sangrando e se misturar com lágrimas, pode ser empurrado através dos tubos que conectam os olhos e o nariz, ou de vazar vasos sanguíneos dentro dos canais lacrimais.

Médicos relatam caso de mulher que suou sangue


Além de chorar sangue, também é possível suar: condição é extremamente rara, e afeta apenas uma pessoa a cada 10 milhões
Reprodução/Canada Medical Association Journal

Além de chorar sangue, também é possível suar: condição é extremamente rara, e afeta apenas uma pessoa a cada 10 milhões

Outro caso envolvendo sangue que também chamou a atenção de médicos de todo o mundo também aconteceu na Itália e envolveu uma mulher de 21 anos, que foi admitida em um hospital na cidade de Florença.

Suando sangue pelo rosto e pelas palmas das mãos, a italiana chocou os médicos responsáveis pelo seu caso. 

Surpresos com a situação, os especialistas decidiram investigar os sintomas que, segundo a paciente, começaram há três anos e podem durar até cinco minutos, dependendo do fluxo do sangue . De acordo com o portal britânico Daily Mail , o caso foi divulgado no ano passado, no Jornal da Associação Médica Canadense (CMAJ).

Após relatar aos médicos que os episódios são mais frequentes quando fica estressada, a mulher foi submetida a uma série de exames. Assim, a italiana foi diagnosticada com hematidrose , uma doença que afeta apenas uma pessoa a cada dez milhões.

Tratada com propanolol – uma medicação que consegue reduzir os sintomas, mas não paralisa completamente o sangramento – a paciente foi liberada algumas horas depois.

Extremamente rara, a condição afeta apenas uma pessoas a cada dez milhões e ainda é desconhecida por muitos médicos. A hematidrose é conhecida como a “doença de Jesus”, já que poderia ser a explicação para a passagem bíblica em que supostamente apresenta sangramentos no suor antes de ser crucificado.

Leia mais:  Enivaldo convoca donos de postos por causa de alto preço de Gás Natural Veicular em Cachoeiro

De acordo com o Daily Mail , um estudo publicado no Jornal Indiano de Dermatologia explica que a causa da doença ainda é desconhecida. Entretanto, acredita-se que ela é o resultado de episódios extremos de medo ou estresse, que fazem com que as veias ao redor das glândulas sudoríparas sejam dilatadas ao ponto de serem rompidas.

Dessa forma, passa-se a impressão de que a pessoa está suando sangue. Ainda não há cura para a condição, apenas tratamentos com os chamados bloqueadores beta-adrenérgicos, que ajudam a controlar os episódios de crise ao minimizar a ansiedade e estresse do paciente.

Leia também: Quando ir ao médico? Descubra a frequência de acordo com a sua idade

Assim como a hematidrose, a hemolacria – que faz a pessoa chorar sangue – parece pior do que é e, geralmente, pode ser tratada atacando a infecção subjacente ou outra causa, que pode ser pressão alta, câncer ou uma lesão grave – por isso deve ser examinado por um médico.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

A importância dos selantes nos dentes dos nossos filhos

Publicado

em

O bem-estar de nossos filhos é sempre nossa maior prioridade. A saúde bucal deles é uma grande parte disso. É importante cuidar bem dos seus dentes de leite, é claro, mas temos que garantir que seus dentes permanentes também tenham um bom começo.

Leia mais: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?


Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo
FreePik

Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo

Você sabia que 40% das crianças desenvolverão cáries quando chegarem a idade escolar? Maus hábitos de higiene oral e alimentos açucarados podem resultar na cárie nos dentes , e a genética às vezes também contribui para o problema.

Por mais importantes que sejam os dentes de leite, é ainda mais crucial proteger os dentes permanentes , porque esses são os dentes que seu filho terá, e você quer que eles permaneçam saudáveis e fortes por toda a vida. Uma maneira de garantir que uma criança tenha um risco menor de cárie dentária é a aplicação de selantes dentais .

A maioria de nós temos fissuras e fendas entre os nossos dentes. Esses podem ser locais muito difíceis de manter limpos, e as bactérias causadoras da deterioração prosperam por lá. É aí que entra um material chamado selante. Os selantes dentais servem como uma barreira contra bactérias e partículas de alimentos nessas fendas dos dentes.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi diz como a diabetes pode afetar a saúde bucal

O momento ideal para o seu filho colocar os selantes é logo após a erupção de seus molares permanentes, o que geralmente começa por volta dos seis anos. “Quanto mais cedo os selantes estiverem no lugar, menos bactérias terão a oportunidade de se estabelecer nas fendas difíceis de escovar”, diz Dr Bruno Puglisi.

Leia mais:  Veículo enfrenta rua alagada para acessar hospital,veja vídeo

Aplicar o selante nos dentes é simples, rápido, não invasivo e indolor. Primeiro, os dentes são cuidadosamente escovados e limpos. Então eles são secos antes de serem pintados com esse gel especial. O revestimento plástico transparente é aplicado nas ranhuras mais profundas da superfície dos molares. Para secar este revestimento, usamos uma luz especial.

Leia também: Você sabe se refrigerante faz mal aos dentes? Doutor Bruno Puglisi explica

Nunca se esqueça de que selantes são apenas parte dos cuidados da saúde bucal para qualquer criança. Também é necessário ensinar a escovação dos dentes e uso do fio dental. Uma dieta saudável, evitando alimentos açucarados, refrigerantes, tornará mais difícil para que a cárie apareça. E claro, trazer o seu filho para consultas odontológicas regulares nos permitirá detectar problemas no início e ter certeza de que tudo está no caminho certo.

Continue lendo
Internacional3 minutos atrás

Filho de testemunha no caso Odebrecht na Colômbia é morto por envenenamento

Reprodução/Facebook Alejandro Pizano Ponce de León ao lado do pai, Jorge Pizano, testemunha-chave no caso Odebrecht na Colômbia O filho...

Internacional3 minutos atrás

Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões. Confira respostas

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta quarta-feira (14), no site...

Polícia Federal3 minutos atrás

PF apreende caminhão com carga de cigarros contrabandeados

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (14/11), dois veículos carregados com cigarros contrabandeados do...

Carros e Motos3 minutos atrás

Hyundai Creta 2019 chega em nova versão de entrada, com câmbio automático

Divulgação Hyundai Creta 2019 chega em nova versão de entrada automática para conquistar ainda mais espaço em seu segmento Acaba...

Esportes15 minutos atrás

Uefa pode excluir PSG da Champions League por fair play financeiro

Nike/Divulgação Contratações de estrelas podem fazer o PSG ser punido pela Uefa Maior potência financeira dos últimos anos no futebol...

Mulher15 minutos atrás

Mãe chama a atenção ao usar bombinha de tirar leite durante triatlo

Ser mãe não é simples, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. E Jaime Sloan, 34 anos, sargento da...

Internacional16 minutos atrás

Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões. Confira respostas

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta quarta-feira (14), no site...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana