conecte-se conosco



Nacional

Homem que usou braçadeira nazista é denunciado pela promotoria de Minas

Publicado

em

source
José Eugênio Adjuto sentado à mesa do bar com braçadeira arrow-options
Arquivo pessoal

Homem foi denunciado com base em lei que prevê pena para quem faz divulgação do nazismo

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou nesta quarta-feira (22) o homem que usou uma braçadeira vermelha com uma suástica nazista em um bar de Unaí, em Minas Gerais, a 400 km de Belo Horizonte .

O caso aconteceu em dezembro do ano passado e a imagem viralizou na internet depois que um dos clientes do bar filmou José Eugênio Adjuto sentado à mesa. Nas imagens, é possível ver o momento em que policiais militares conversam com um funcionário do bar e aparentemente decidem não prender o homem.

Leia também: “Talvez não esteja bem da cabeça”, diz Olavo após citação nazista de secretário

Adjuto foi denunciado com base no artigo 20 da lei 7.716/89, que prevê pena de reclusão a quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A pena é de dois a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.

Segundo a promotoria, as investigações apontam que Adjuto tinha posicionamentos extremistas e conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial. A denúncia diz que ele também sabia o que o símbolo representava, além de ter fabricado a faixa artesanalmente.

Leia também: Após demissão de Roberto Alvim, Bolsonaro diz repudiar totalitarismo e genocídio

Em depoimento à Polícia Civil em dezembro, Adjuto disse que usou o brasão como um símbolo religioso antigo de “felicidade”.

Comentários do Facebook

Nacional

Estado de São Paulo está em alerta de tempestade e alagamentos

Publicado

em

source

Agência Brasil

alagamento arrow-options
Fábio Vieira / FotoRua / Agência O Globo

Há potencial para alagamento entre quinta (20) e sexta (21)

A região metropolitana de São Paulo deve receber entre 90 milímetros (mm) e 140 mm de chuva desta quinta-feira (20) para sexta (21), segundo alerta da Defesa Civil estadual. Um volume semelhante também deve atingir as regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista, Sorocaba e Itapeva.

Leia também: Governo de São Paulo libera R$ 20 milhões para recuperar estragos das chuvas

Chuva forte, apesar de com menos intensidade,  é esperada no litoral norte, em Marília, Campinas, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente e Vale do Paraíba, onde estão previstos cerca de 75 mm de precipitação.

Alerta

A prefeitura de São Paulo emitiu um alerta para o potencial de estragos que o grande volume de chuvas pode trazer para a cidade. Segundo o aviso, há o risco de transbordamento de rios e córregos e alagamentos em vias da cidade. Como o solo está encharcado pelas chuvas constantes dos últimos dias, pode haver ainda deslizamentos de terra em áreas de risco.

A instabilidade é causada por uma frente fria que chegou ao estado.

Chuvas

Do dia 9 para o 10 de fevereiro, a capital paulista recebeu 114 mm de chuvas. Os temporais causaram fortes transtornos, com o registro de 160 pontos de alagamento por toda a cidade. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de mil chamados de pessoas ilhadas pelas enchentes ou afetadas por deslizamentos de terra. Em todo o estado, ao menos 516 pessoas ficaram desalojadas e 142 desabrigadas.

Leia também: Defesa Civil de São Paulo emite alerta de temporal para os próximos dias

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo recomenda que as pessoas evitem transitar por áreas alagadas pela chuva e que busquem abrigo em casas ou prédios. Também é importante ficar longe da rede elétrica ou de árvores. Caso seja necessário, deve se solicitar ajuda a órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros. Veja fotos do temporal de 10 de fevereiro: 


Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional7 minutos atrás

Estado de São Paulo está em alerta de tempestade e alagamentos

arrow-options Fábio Vieira / FotoRua / Agência O Globo Há potencial para alagamento entre quinta (20) e sexta (21) A...

Nacional7 minutos atrás

Mortes em acidentes de trânsito diminuem 5,6% em São Paulo

arrow-options Reprodução/Wikipedia São Paulo tem queda em fatalidades no trânsito O mês de janeiro registrou, em São Paulo , 406...

Nacional7 minutos atrás

Corpo de Adriano da Nóbrega será submetido a nova necrópsia nesta quinta

arrow-options Reprodução / Polícia Civil Adriano Nóbrega morreu durante um confronto com a polícia no domingo (9). O corpo de...

Mulher7 minutos atrás

Signos no carnaval: veja como cada um prefere curtir a folia

Que o carnaval é desejado por todos, ninguém duvida. A diferença é que, enquanto para alguns ele representa muita festa...

Nacional7 minutos atrás

Ministros do STF criticam greve de policiais no Ceará

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram hoje (20) o movimento grevista iniciado por policiais militares do Ceará. Os...

Nacional7 minutos atrás

Instituto alerta para a presença de agrotóxico na água de São Paulo

arrow-options Agência Brasil/EBC Segundo Proam, a água distribuída à população estaria contaminada por agrotóxicos. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente...

Carros e Motos7 minutos atrás

Peugeot revela a Landtrek, picape média que chega ao Brasil em 2021

arrow-options Divulgação Peugeot Landtrek foi desenvolvida em parceria com a fabricante chinesa Changan A Peugeot revelou as primeiras imagens oficiais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana