conecte-se conosco



Estadual

Homem é preso com fuzil falso usado para ostentar entre traficantes no ES

Publicado

em

Detido tem 26 anos e não quis falar sobre a origem da arma. Ele vai ser encaminhado para o presídio nesta terça-feira (20).

Um homem foi preso com um fuzil falso durante uma ação de rotina da Guarda Municipal de Vila Velha, no Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (19).

A arma falsa estava com um homem identificado como Paulo Ricardo Moreira dos Santos, de 26 anos, que acabou detido. De acordo com a guarda, a réplica era utilizada para ostentar entre traficantes do bairro Rio Marinho em Vila Velha.

Agentes do órgão chegaram até Paulo Ricardo depois de um patrulhamento de rotina no bairro. O criminoso estava de moto junto com a esposa, e teria se assustado ao ver os agentes quando passava pela rua principal do bairro.

Homem é preso com fuzil falso usado para ostentar entre traficantes — Foto: Reprodução/ TV GazetaHomem é preso com fuzil falso usado para ostentar entre traficantes — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

De acordo com Thiago Vendramini, agente da Guarda de Vila Velha, a arma falsa era um fuzil m16, de uso exclusivo das forças policiais.

“Esse tipo de armamento infelizmente é utilizado somente para ostentação. Gera um transtorno para as forças policiais porque não conseguimos identificar pelas fotos e atrapalha em questão de locais que se tornam mais perigosos porque imaginamos que possa ter armamento daquele tipo”, disse.

A guarda suspeita que a arma seria vendida ainda na noite de segunda-feira (19). Quando foi tirado da viatura da Guarda Municipal, o criminoso não quis falar sobre a procedência do fuzil falsificado.

Paulo Ricardo foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha, junto com réplica apreendida pela equipe. O criminoso ainda tem em aberto um mandado de prisão contra roubo, e será levado nesta terça-feira (20) para o presídio.


(*G1)

Comentários do Facebook

Estadual

Secretaria da Saúde descarta primeiro caso suspeito de Coronavírus no ES

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Secretaria da Saúde (Sesa) se reuniu para tratar sobre atualizações relacionadas ao Coronavírus. O primeiro caso suspeito da doença foi registrado no Espírito Santo na tarde desta terça-feira (25). No entanto, no início da tarde desta quarta, após a realização de exames pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), foi confirmado que se trata de um caso de Influenza A, sendo descartado o Covid-19.

O paciente deu entrada no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, apresentando febre e outros sintomas respiratórios. O hospital tem a expertise de atendimento a casos graves e é um dos hospitais de referência para atendimento aos casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.

O paciente é um aposentado de 54 anos, morador da Grande Vi0t0ória, que chegou recentemente de uma viagem à Itália. Desde o final da tarde de terça-feira, ele foi monitorado pela equipe médica do hospital e teve amostras de material coletado para exames laboratoriais. O caso suspeito foi informado no mesmo dia ao Ministério da Saúde, mas o descarte para Coronavírus foi confirmado no início da tarde de hoje, ou seja, em menos de 24 horas após a coleta do material.

O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin, explicou que se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, o caso se encerraria aqui mesmo. “Se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, esse material seria enviado para o laboratório de referência que, para o Espírito Santo seria a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e para um período aproximado de sete dias para a positividade ou não para o Coronavírus”, explicou.

Plano de contingência

Desde o início dos primeiros casos de Coronavírus na China, o Espírito Santo elaborou um plano de contingência para evitar a circulação do vírus no Estado. Entre as definições apresentadas estão a definição dos hospitais de referência, que serão o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, que é referência em atendimento pediátrico, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves.

A remoção dos pacientes com casos suspeitos para os hospitais de referência, de acordo com o plano, ficará a cargo do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e do serviço de remoção estadual nos municípios que não têm Samu.

Em relação ao atendimento a ser realizado nos municípios, que poderá ser a porta de entrada de casos suspeitos, todos os profissionais já estão sendo orientados e capacitados para identificação da infecção. Os municípios também estão orientados a realizarem a comunicação obrigatória por meio do FormSUS, para que haja a notificação imediata dos possíveis casos.

O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES) fica responsável pelas análises das amostras enviadas pelas unidades de saúde. No local, as amostras serão analisadas para triagem de outras viroses e, caso os resultados descartem casos de influenza ou outras viroses, o material será enviado para o laboratório de referência nacional (Fiocruz) para confirmação ou descarte do caso.

“Agora, com esse descarte, vamos continuar no esforço para que esse vírus não circule entre nós. Na medida em que ele passe a circular, as unidades básicas e hospitais passam a olhar de forma diferente para o paciente que apresentar sintomas. A partir de agora já temos um olhar diferenciado para pessoas que circularam pela Europa, pois até agora a gente olhava apenas para quem vinha de países asiáticos. Então a gente já amplia o leque de países para definição de casos suspeitos”, destacou Reblin.

Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, na definição casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China.

O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia12 minutos atrás

Dólar fecha o dia perto de R$ 4,45, e bolsa cai 7% com coronavírus

arrow-options divulgação Dólar comercial fechou em alta nesta quarta-feira e já acumula valorização de 10,75% em 2020 Os receios quanto...

Esportes12 minutos atrás

Jogadores do Vasco optam por silêncio contra salários atrasados

Como protesto pelos salários atrasados, os jogadores do Vasco decidiram suspender as entrevistas coletivas dadas à imprensa. No lugar dos...

Tecnologia25 minutos atrás

App de reconhecimento facial identifica foragidos no carnaval baiano

E mais uma vez, o sistema de reconhecimento facial utilizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia ( SSP-BA )...

Entretenimento46 minutos atrás

Lexa e outras famosas marcaram presença na apuração do carnaval do Rio

A tarde foi de tensão no Rio de Janeiro . Muitas famosas estiveram na Marquês de Sapucaí nesta quarta-feira (26)...

Política59 minutos atrás

PT reforça apelo para que Marta seja vice de chapa em São Paulo

arrow-options Agência Brasil Marta Suplicy O Partido dos Trabalhadores (PT) irá reforçar a ofensiva para que Marta Suplicy (sem partido)...

Mulher59 minutos atrás

Tendências de decoração vistas nas feiras realizadas em São Paulo

No último mês de fevereiro foram realizados em São Paulo duas feiras (Abcasa Fair e  40ª Abup Home & Gift)...

Saúde1 hora atrás

Pessoas que tiveram contato com infectado por Covid-19 são monitoradas

 As 34 pessoas que tiveram contato mais próximo com o brasileiro que está infectado por coronavírus estão sendo monitoradas mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana