conecte-se conosco


Nacional

Homem é inocentado após ficar dez anos na prisão

Publicado

em

Ele foi acusado de estupro e roubo, em 2008, no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE (RS) – Há dez anos, Israel de Oliveira Pacheco foi parar atrás das grades por ter, supostamente, estuprado uma mulher, em Lajeado, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. O reconhecimento da vítima só assegurou, ainda mais, a decisão da Justiça, que o condenou a 11 anos e seis meses de prisão por estupro e roubo. Na terça-feira (18), uma década depois, ele recebeu a notícia da absolvição.

“A condenação estava embasada no reconhecimento pessoal feito pela vítima, que, pela natureza humana, falha. Portanto, está sujeita a erros”, argumentou o defensor público Rafael Raphaelli, que entrou com todos os recursos possíveis até chegar na mais alta corte do país.

 

A determinação de soltura aconteceu em julgamento da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. “A prova pericial existente fragilizou ainda mais o reconhecimento, que já não foi feito dentro das formalidades que a lei estabelece. O Israel, quando foi reconhecido, foi colocado sozinho para que fizesse o reconhecimento”, disse.

Inocência

“Eu fui em mais de cinco audiências. Em todas elas, eu sempre falei. Quem não me escutava era a Justiça”, relatou Israel, em entrevista à RBS TV, afiliada da TV Globo. Conforme a reportagem, a Justiça brasileira desconsiderou a prova testemunhal e levou em conta o exame de DNA para absolver o homem.

Rotina na prisão

“Quem está lá dentro não tem vida boa. Noites de sono que não voltam. Noites em que, muitas vezes, você dorme de pé, porque não tem lugar”, lembra ele, que sempre disse ser inocente. Israel ainda acrescentou que está desempregado à procura de uma oportunidade. “Até agora, eu não estou com um emprego bom por causa da minha ficha. Ficha que a Justiça sujou”, desabafa.

Entenda o caso

Em 2008, Israel estava em uma rodoviária, quando foi surpreendido por policiais, que o prenderam por suspeita de violentar sexualmente uma mulher. A vítima e a mãe chegavam em casa e perceberam que a porta estava arrombada e um homem dentro. O suspeito rendeu as mulheres e estuprou uma delas.

Ao ser levado para a delegacia, a jovem reconheceu Israel por trás do vidro, acusando-o do crime. Mesmo testemunhas dizendo que, no momento do crime, Israel estava em um bar com amigos, o álibi não foi aceito. Exames de DNA comprovaram que o material genético não era de Israel, no entanto, ele permaneceu preso. O verdadeiro suspeito do crime foi detido

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bolsonaro confirma astronauta Marcos Pontes como futuro ministro pelo Twitter
publicidade

Nacional

Polícia Civil realiza maior operação de combate a pedofilia virtual no Rio

Publicado

em

source
Operação arrow-options
Divulgação

Policiais realizam 80 mandados de busca e apreensão no estado do Rio nesta quarta-feira

Polícia Civil do Rio realiza uma operação na manhã desta quarta-feira para cumprir 80 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de pedofilia virtual .

Leia também: Maia reconhece suspensão de Eduardo e mais 13; Joice será nova líder do PSL

A ação é realizada no município do Rio de Janeiro, bem como na Baixada Fluminense, Região Metropolitana e interior do estado. Até o momento, um homem de 22 anos foi preso em flagrante em Itaboraí.

Denominada de Imperium, a operação é a maior contra pedofilia já realizada no estado e conta com a participação de 200 policiais civis. A partir de uma investigação que durou quatro meses, policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) identificaram pelo menos 51 pedófilos que compartilhavam imagens e vídeos de pornografia infantil na internet.

Todo o material apreendido e os presos serão levados pra Cidade da Polícia, no Jacarezinho, zona norte do Rio .

Leia também: Por 6 votos a 1, TSE cassa o mandato da senadora ‘Moro de Saias’

Comentários do Facebook
Leia mais:  'Eu vi o meu filho baleado. Ele ia morrer', diz pai de adolescente atingido por tiros
Continue lendo
Variedades8 minutos atrás

Campeão mundial de tapa no rosto é nocauteado pela primeira vez

Vasily Kamotskiy era imbatível. O russo de 29 anos dominava todos os campeonatos internacionais de tapa no rosto. O reinado de Kamotskiy,...

Entretenimento9 minutos atrás

Atriz da Globo é traída pelo namorado com modelo; assista ao vídeo

Por essa nem a coluna esperava. O chef de cozinha Alessandro Mota, leia-se namorado de Dandara Mariana, atriz da Globo...

Internacional9 minutos atrás

Japão planeja incentivos fiscais para investimentos em redes 5G

O governo japonês e partidos da coalizão governista planejam oferecer incentivos fiscais a empresas que investirem em redes de comunicação...

Internacional9 minutos atrás

OMC perde poder de decidir disputas comerciais

A Organização Mundial do Comércio (OMC) perdeu o poder de decidir disputas entre seus membros. É a primeira vez que...

Internacional9 minutos atrás

Atividade de vulcão na Nova Zelândia paralisa buscas; pelo menos 14 morreram

arrow-options Reprodução/Twitter/Michael Schade @sch Imagens registradas por turistas mostram momento após a erupção O aumento da atividade do vulcão Whakaari,...

São Mateus23 minutos atrás

Música e fé no balneário de Guriri a partir do dia 5

O evento “Jesus no Litoral 2020” acontecerá do dia 05 ao dia 11 de Janeiro, em Guriri, São Mateus. Todos...

Nacional30 minutos atrás

Polícia Civil realiza maior operação de combate a pedofilia virtual no Rio

arrow-options Divulgação Policiais realizam 80 mandados de busca e apreensão no estado do Rio nesta quarta-feira A  Polícia Civil do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana