conecte-se conosco



Estadual

Histórias sobre doação de órgãos marcam audiência

Publicado

em

Histórias de dor e de gratidão marcaram audiência pública da Comissão de Saúde, realizada na noite de quinta (26), que debateu o Setembro Verde – mês de incentivo à doação de órgãos. Os relatos se alternaram entre os que celebraram a vida e a possibilidade de recomeço e familiares que amenizaram a dor da perda de entes queridos ao decidirem pela doação de órgãos. 

Um dos relatos foi feito por José Carlos de Oliveira, que é transplantado. Ele recebeu o coração de uma pessoa falecida em acidente. “Em janeiro de 2011 fui diagnosticado com miocardiopatia dilatada, o coração vai perdendo a capacidade de bombear o sangue. Em 2015 coloquei marca-passo, até que chegou um dia em que fui avisado da necessidade de entrar na fila para transplante”, relatou. 

José Carlos disse que teve várias internações, algumas com complicações; em uma delas perdeu todos os movimentos e não mexia nem os dedos. “No dia 5 de fevereiro de 2017 tive crise muito forte, me colocaram na respiração (mecânica) e comunicaram à minha esposa que eu já estava em processo de falência múltipla de órgãos”, continuou. 

Os médicos apontaram que a expectativa de vida de José Carlos era de 15 dias, mas, na noite do dia seguinte, 6 de fevereiro, a família soube que no Rio de Janeiro havia um coração de uma mulher sangue B positivo, compatível para doação. 

“Aconteceu um acidente, uma moça teve morte encefálica, e a família fez a doação, que salvou a minha vida. Eu sou um milagre de Deus”, disse, emocionado. 

Confira a galeria de fotos da audiência pública

Rafael Martins do Nascimento viveu o outro lado da história, o de quem perdeu entes queridos em desastre no trânsito e a família fez o gesto solidário de doar órgãos e salvar vidas como a de José Carlos. 

Ele é primo de Gabriel Martins, de 11 anos, vítima de acidente de carro. Em junho desse ano, ocorreu um acidente na BR-101 envolvendo uma carreta carregada de granito e o carro da família da família de Gabriel. Os pais e o irmão mais novo dele morreram no local e o menino, no hospital.  

Após a confirmação da morte cerebral, familiares decidiram doar todos os órgãos da criança, como córneas, fígado, coração e rins. 
“Foi um momento muito difícil, e estamos ainda abalados com tudo o que aconteceu. Mas após uma conversa do corpo médico com todos da família fizemos uma reflexão da importância do valor da vida, e decidimos doar (os órgãos)”, relembrou o primo Rafael. 

Medula de irmão 

Outro caso que despertou a atenção na audiência pública foi relatado por Jorge Ferreira, mais conhecido como Índio, ex-técnico da seleção brasileira de futebol de areia.

Índio descobriu uma leucemia em 2012 e três anos depois precisou fazer um transplante de medula. Seu único irmão, o jornalista Ferreira Neto, foi o doador. “A doação é muito importante, sou eternamente grato ao meu irmão por esse gesto de amor profundo”, afirmou Índio. 

O ex-secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino,também deu seu testemunho. Durante os vários anos, ele enfrentou sessões de hemodiálise, já que convivia com insuficiência renal. Esse tormento chegou ao fim em junho de 2014, quando surgiu na lista nacional de espera um rim compatível com o dele. 

“O caso do rim é menos angustiante porque tem a opção da hemodiálise até que surja um órgão, mas é muito complicado fazer sessões todas as semanas. Hoje minha qualidade de vida é muito melhor, e sou eternamente grato a quem disponibilizou o rim que ganhei na rede”, contou. 

Dados estatísticos 

Segundo a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Transplante de Órgãos do Espírito Santo, Maria dos Santos Machado, há necessidade de avanços para que o estado atinja as metas relativas a esse tipo de serviço. 

Citando números do período 2018/2019, ela disse que há necessidade estimada de 361 transplantes de córnea, tendo sido realizados 260 procedimentos. No caso dos rins, o número de transplantados foi de 72 para uma demanda de 241. Dos 100 que aguardavam na fila, 25 receberam transplante de fígado. 

Em relação a coração, houve nove transplantes numa fila de 32 pessoas. E o estado não conseguiu fazer nenhum transplante de pulmão, a despeito de uma lista que inclui 32 pacientes. 

Recusa familiar

“O Espírito Santo ainda lidera em 52% a recusa familiar de doar órgãos; a gente pede que digam sim para a doação, porque os órgãos somente são retirados quando uma equipe médica atesta a morte encefálica (cerebral) do paciente”, assegurou. 

Maria Machado disse que é muito complexa a rede de captação, pois alguns tipos de órgãos, como o coração, tem ser transplantados num prazo máximo de até quatro horas após a morte do doador. 

“Esse ano tivemos as grandes enchentes de maio, e surgiu um coração em Cachoeiro (de Itapemirim). Ficamos ilhados em Viana, sem condições de ir até lá (em Cachoeiro). Foi preciso ajuda da Polícia Rodoviária Federal para que esse órgão chegasse a tempo de ser colocado em um paciente que aguardava em Vitória”. 

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Hércules (MDB) fez um apelo para que os familiares doem órgãos dos parentes mortos. “É uma questão cultural, muitas pessoas ainda receiam em fazer esse gesto de amor. O importante é saber que tudo é feito com responsabilidade; os órgãos apenas são retirados quando não há mais resposta cerebral na pessoa que falece”, explicou. 

Dr. Hércules convidou as pessoas a participarem de uma caminhada em prol da doação de órgãos que será feita neste sábado (28), na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, a partir das 15 horas. 

“É um ato de extrema importância e, quanto mais gente participar, mais força teremos para diminuir o sofrimento dos que aguardam na fila a doação de órgãos”, apelou. 

A caminhada vai encerrar a programação do Setembro Verde, iniciada no dia 2 pela Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de estimular a doação de órgãos em todo Espírito Santo. 

As ações durante todo o mês envolveram palestras e seminários em hospitais e faculdades da Grande Vitória e interior capixaba. A campanha “Setembro Verde” é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta sexta-feira (27). 

No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 inclui no calendário oficial do Estado o Setembro Verde como o Mês de Conscientização Sobre a

Doação de órgãos 

Atualmente, mais de 1.200 pessoas aguardam por um transplante no estado do Espírito Santo, conforme informação da Central de Captação, Doação e Transplantes de órgãos. 
 

Comentários do Facebook

Estadual

Confiança da indústria capixaba atinge 61,3 pontos em outubro

Publicado

em

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) divulgou nesta quarta-feira (21) o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES). Com o resultado, o indicador ampliou 0,8 ponto entre setembro e outubro de 2020 e alcançou 61,3 pontos.

Ao crescer pelo quinto mês consecutivo, o indicador sinaliza uma tendência de aumento da confiança dos empresários industriais capixabas, após a forte queda observada no mês de abril (35,2 pontos), influenciada pelos desdobramentos da pandemia de Covid-19.

O aumento do ICEI em outubro decorreu do crescimento de 2,5 pontos do índice de condições atuais, o que mostra uma melhor percepção dos empresários em relação às condições para negócios. Além disso, os industrias capixabas demonstraram percepção de melhora com a economia brasileira e capixaba pela primeira vez desde março.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca sobre a importância do retorno gradual das atividades econômicas.

“O ICEI sinalizou mais uma vez o clima de otimismo para o industrial capixaba. Além disso, vários investimentos estão saindo do papel. Temos tido boas notícias. A Suzano já começou o treinamento de funcionários para iniciar as operações de sua fábrica de papel em Cachoeiro, uma capacitação feita em parceria com o Senai. Vila Velha fez a PPP de iluminação pública e o grupo vai investir R$ 110 milhões. Na PPP de Cariacica, para saneamento, a empresa vencedora investirá R$ 180 milhões somente nos primeiros 5 anos de contrato. Estivemos na WEG nesta semana, em Linhares, e o grupo acaba de anunciar aumento de 54% no lucro líquido no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Cris Samorini.

O índice de expectativas para os próximos seis meses mostrou estabilidade na passagem de setembro (64,2 pontos) para outubro (64,1 pontos) de 2020, se mantendo no maior patamar de otimismo desde o início da pandemia de Covid-19 em março de 2020.

“Ao atingir 61,3 pontos em outubro, o Indicador de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou sua quinta alta consecutiva desde o início da pandemia. O que chama a atenção nesse resultado é a melhora em todos os componentes do indicador de condições atuais de negócios. Pela primeira vez, desde o começo da pandemia, o industrial capixaba percebeu uma melhoria conjunta em relação à economia brasileira, à economia capixaba e à própria empresa. Esse resultado, mostra que para o empresário industrial do Espírito Santo o cenário atualmente percebido já é bastante distinto daquele observado nos primeiros meses da pandemia, essa percepção de melhora é crucial à execução de investimentos. O Espírito Santo tem todas as condições para sair na frente no que se refere à retomada das atividades econômicas.”, disse o economista-chefe da Findes e Diretor Executivo do Ideies, Marcelo Saintive.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional20 segundos atrás

Itamaraty envia mensagem de saudação ao presidente eleito da Bolívia

O Ministério das Relações Exteriores enviou uma mensagem ao presidente eleito da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, e ao vice,...

Polícia Federal30 minutos atrás

PF, em ação integrada, apreende mais de uma tonelada de cocaína

Vilhena/RO – Na sexta-feira (23/10), em uma ação integrada entre POLÍCIA FEDERAL, CIOPAER/MT, GEFRON/MT, PM/MT e SAEG/GO, foi apreendida mais de...

Internacional30 minutos atrás

Donald Trump vota antecipadamente na Flórida

Alex Brandon/Divulgação Presidente Donald Trump já teve teste positivo para a Covid-19 O presidente dos Estados Unidos e candidato à...

Internacional45 minutos atrás

Presidente da Polônia testa positivo para Covid-19

© European Union 2015 – European Parliament/Creative Commons Andrzej Duda, presidente da Polônia O presidente da Polônia , Andrzej Duda...

Entretenimento45 minutos atrás

Record descobre acordo de Mirella com Luiza e interrompe Hora do Faro

Reprodução Record TV MC Mirella e Luiza Ambiel Normalmente acompanhado do peão eliminado de ” A Fazenda 2020 “, Rodrigo...

Mulher1 hora atrás

Descubra 5 lugares místicos pelo mundo

Ana Melo Descubra 5 lugares místicos pelo mundo Existem diversos lugares do mundo que são conhecidos como mágicos, seja pela...

Mulher1 hora atrás

Cristais e os Arcanos Maiores do Tarot

Sérgio Olens Cristais e os Arcanos Maiores do Tarot O Tarô é um baralho composto por 78 cartas que são...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!