conecte-se conosco



Mulher

“História de luta e superação”: exposição retrata crianças com microcefalia

Publicado

em

source

Bárbara Ferreira da Silva, 32 anos, não esconde o orgulho ao falar sobre o filho Bernardo, 3 anos e 9 meses. “Ele me ensinou a ser forte. É o meu combustível, meu coração que bate fora do meu peito”, diz. Com microcefalia, o menino está na estatística das mais de três mil crianças brasileiras diagnosticadas com a síndrome congênita do vírus da zika .

criança com microcefalia e sua família arrow-options
Andréa Leal

Bernardo ao lado de sua família

“São muitas dificuldades. Ter um filho especial não é uma missão fácil, mas não abandonaria por nada nesse mundo. Ele me fez conhecer o melhor de mim e me mostrou como posso ser forte”, fala a mãe.

Quando o surto surgiu no país, em 2015, os olhares foram voltados a essas crianças. Hoje, o assunto cai cada vez mais no esquecimento. Para chamar a atenção sobre os casos e lembrar que as crianças precisam de assistência, as fotógrafas Andréa Leal e Simone Silvério se uniram para a exposição fotográfica “Toda Criança é Especial”, promovida pelo Instituto Luz Natural, que chega a São Paulo na próxima semana após passar por Pernambuco.

Para Bárbara, ver Bernardo retratado nas fotos é uma forma de não deixar sua história ser esquecida, além de reforçar o amor da família. “Esse convite foi uma oportunidade para mostrar às pessoas uma linda história de luta e superação. São histórias que merecem e precisam ser vistas e contadas”, diz.

Leia também: Fotógrafas fazem ensaios sensíveis de famílias com crianças no espectro autista

Além do garoto, mais dez crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika foram clicadas pelas fotógrafas.  Veja:

O projeto começou em 2018, quando Simone fotografou os pequenos e, após isso, as fotos tiveram a intervenção do artista plástico Alyson Carvalho. Em 2019, um ano e meio depois da primeira sessão, as crianças foram novamente clicadas  junto a suas famílias por Andréa Leal.

As duas fotógrafas reforçam a função social da fotografia. Para elas, além do viés artístico, as imagens das crianças tem o papel de reforçar que suas necessidades de inclusão, reabilitação e cidadania precisam ser atendidas.

 “Conviver por algum tempo, deixar-se fotografar e ter imagens legais já trouxe alguns momentos alegres para essas pessoas e sem dúvida para mim que tive o privilégio da companhia delas. Espero que isso contribua de alguma forma para trazer mais coisas positivas tanto a essas pessoas quanto às que se emocionarem com elas”, fala Simone Silvério.

A mãe de Bernardo concorda. Para ela, a exposição pode ajudar a inspirar outros pais de crianças com microcefalia. “Através das nossas histórias, pode surgir para outras famílias força e motivação para continuar na missão. As dificuldades são muitas, mas através da fotográfica vemos que a fé e o amor vão além”.

Leia também: Ensaio fotográfico transforma crianças com câncer em heróis

Serviço

Exposição Toda a Criança é Especial –  retrata crianças afetadas pelo vírus da Zika

Fotógrafas : Simone Silvério e Andréa Leal
Abertura : 27  de novembro, às 18h, quarta-feira
Exposição : 27 de novembro a 20 de dezembro
Horário : Das 9h às 18h, de segunda a sexta 
Local :  Galeria Studio Trend – Rua Costa Carvalho, 213 – Alto de Pinheiros – SP

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook

Mulher

Horóscopo do dia: previsão para 5 de abril de 2020

Publicado

em

source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente arrow-options
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente


ÁRIES 

A cada dia você sente mais vontade de deixar para trás velhos condicionamentos, libertar-se de algo que o tolhe e já não condiz mais com sua consciência. Marte desafia Urano, mas combina forças com Vênus: aproveite para esclarecer dúvidas, encaminhar assuntos de forma prática e objetiva. Atenção para o individualismo, as disputas de poder e a impulsividade. Ética, gentileza e comprometimento são valores que não devem ser negligenciados. Atitudes gentis e cordiais se revelam mais valiosas.

Leia também: O que é sinastria?

TOURO 

Hoje tem um bom dia para fazer contatos, dialogar e encaminhar negociações. A Lua segue em Virgem e Vênus segue em Gêmeos: conte com mais fluidez nos intercâmbios. É importante buscar companhias e informações positivas, cultivar gratidão por todo o aprendizado e crescimento. Aproveite para refletir sobre o seu merecimento, sua autoestima, a forma como lida com a carência. O antídoto para expectativas e insatisfações é fazer você mesmo sua parte, cuidando de si mesmo e compartilhando com amor.

GÊMEOS 

Período de praticidade e os pés bem fincados no chão. A Lua segue em Virgem, fica mais fácil organizar-se, finalizar o que já foi começado, pesquisar, conversar, esclarecer dúvidas e aprimorar os detalhes do trabalho. Uma série de providências práticas podem ser tomadas. Vale fazer uma lista de prioridades e tarefas pendentes. Vênus segue em seu signo e faz bons aspectos, favorecendo o diálogo. Você pode também fazer um real balanço das situações e cuidar com carinho de seus projetos, sem deixar que devaneios falem mais alto .

CÂNCER 

Vale aproveitar a Lua em Virgem para organizar a casa, cultivar esmero e atenção aos detalhes. Sem pressa, para evitar erros. Jogar fora papéis e tralhas, finalizar o que está pendente. Vênus faz bons aspectos no céu, fica mais fácil esclarecer assuntos, encaminhar pendências e agendar encontros. Invista também na economia e na boa administração de seus recursos. Tudo o que fizer em nome da qualidade, da praticidade, da simplicidade, da saúde e do bem estar fica favorecido. 

LEÃO  

Prudência, jogo de cintura, inteligência emocional e maturidade são ingredientes importantes para decisões conscientes. O Sol segue em Áries , enquanto Marte desafia Urano: cuidado com a impulsividade, procure ganhar tempo para que possa avaliar melhor qualquer situação. Desequilíbrios nas relações e parcerias ficam mais evidentes para que sejam corrigidos. Ainda bem que Vênus segue em bons aspectos, você pode abrir o diálogo e esclarecer mal entendidos com mais objetividade.

VIRGEM 

Bom dia para estudos, organizações, faxinas e arrumações em geral. A Lua segue em seu signo: com paciência, praticidade e atenção aos detalhes, tudo se ajeita. Vênus se combina com Marte e Saturno, fica mais fácil elaborar estratégias, traçar metas em comum com parceiros. A comunicação está favorecida, você pode adiantar negociações e acordos. Vale vigiar os pensamentos para afastar as preocupações e praticar afirmações positivas. Vale também dedicar um cuidado extra à saúde e alimentar-se bem.

LIBRA 

Reflexões acerca do amor e dos valores continuam em destaque. É importante agora diminuir expectativas e cuidar de si mesmo com carinho. Prefira a simplicidade, o comedimento e a praticidade. A Lua segue em Virgem, enquanto Vênus segue em Gêmeos : esteja aberto para conversar, esclarecer mal entendidos, cultivar praticidade, analisar qualquer situação com detalhamento e critério. Promover arrumações pode ajudá-lo a trazer a atenção para a realidade e o momento presente.

ESCORPIÃO 

É tempo de continuar o trabalho de transformação, purificação e limpeza favorecido pelo encontro de Júpiter e Plutão. Procure conter excessos e expectativas exageradas, para que possa estabelecer metas e objetivos na medida certa de seu alcance. Sua natural determinação o ajuda a não se abater diante de obstáculos, que pedem realismo e praticidade. Marte desafia Urano: vale cultivar diplomacia e flexibilidade para não alimentar conflitos. Seus relacionamentos pedem atenção e carinho.

SAGITÁRIO 

Temas que pareciam já superados podem ressurgir com o encontro de Júpiter e Plutão. Resta saber se eles cabem em sua vida novamente ou se é hora de mudar de hábitos, de direção, de relações, de postura, de atitude. É tempo de mudanças profundas! Muitas oportunidades surgem para avaliar diversas situações e promover mais equilíbrio em suas parcerias. Expectativas irreais ficam mais evidentes. É importante também administrar seus recursos de forma mais madura e ponderada. Pesquise melhor antes de fazer grandes investimentos.

CAPRICÓRNIO 

Bom período para realizar reparos, arrumações e iniciativas práticas. A Lua segue em Virgem: você pode esclarecer melhor qualquer assunto, organizar o local de trabalho e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Tudo o que não estiver bem estruturado deve ser revisado. Com o encontro de Júpiter em Plutão em seu signo, os processos de limpeza, cura, desintoxicação e mudança ficam favorecidos. Verifique se o que vem construindo nos últimos tempos está assentado em bases sólidas.

AQUÁRIO 

Aproveite para organizar-se e promover aperfeiçoamentos gerais, ganhe tempo para promover uma análise mais minuciosa dos planos e metas. A Lua segue em Virgem, favorecendo pesquisas, diálogos e organizações. Mas Marte segue em desarmonia com Urano, não é hora para exageros, excessos e loucuras inconsequentes. Cuidado também com a velocidade e a impulsividade. Procure cultivar mais maturidade nas relações e nas finanças. É tempo de aprimorar o que for preciso para que possa crescer.

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

PEIXES 

Doses realismo e praticidade são importante. Procure avaliar qualquer situação com mais atenção antes de tomar decisões. A Lua segue em Virgem, pedindo simplicidade e critério em tudo o que fizer. Bom momento também para cuidar da saúde com atividades físicas, caminhadas e movimento. Perceba o que pode transformar em si mesmo, em nome de mais auto estima, gratidão e prosperidade em sua vida. Mercúrio segue em seu signo e faz bons aspectos, invista em aprofundamentos, pesquisas e conversas curativas.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual3 minutos atrás

Secretaria da Saúde divulga 38º boletim da Covid-19

. O Espírito Santo tem 194 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até este domingo (05). Dos casos confirmados, 38...

Saúde1 hora atrás

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

. O Ministério da Saúde divulgou, na tarde de hoje (05), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta,...

Saúde1 hora atrás

SP: casos de covid-19 são 4.620; número de mortos chega a 275

. São Paulo registrou neste domingo (5) um total de 275 óbitos pelo novo coronavírus. Os números significam um aumento...

Entretenimento1 hora atrás

Rainha Elizabeth II cita “tempos de guerra” em pronunciamento sobre Covid-19

Neste domingo (05), a Rainha Elizabeth II, de 93 anos, realizou o quinto pronunciamento especial de seus 68 anos como...

Esportes2 horas atrás

Campeão olímpico anuncia recuperação do novo coronavírus

. O nadador sul-africano Cameron Van Der Burgh, medalhista olímpico de ouro na prova dos 100 metros estilo peito, afirmou...

Saúde2 horas atrás

Rio tem 64 vítimas de coronavírus; número de casos chega a 1.394

. O número de mortes causadas pelo coronavírus chegou a 64 no Rio, com 1.394 casos confirmados da doença. Os...

Internacional2 horas atrás

Cidade italiana lança campanha para vizinhos liberarem wi-fi

arrow-options Agencia Brasil/reprodução Campanha na Itália tem como intuito promover gesto solidário para que alunos consigam realizar ensino à distância...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana