conecte-se conosco


Mulher

Hímen complacente causa mais dor na hora do sexo? Delas responde

Publicado

em

O hímen é algo que ainda causa muitas dúvidas entre as mulheres. Como saber se ainda tenho? Ele causa dor durante o sexo? Como romper? São alguns questionamentos mais comuns. Recentemente, uma leitora do Delas  nos enviou uma pergunta sobre hímen complacente.

Leia também: Presença de hímen diz mesmo algo sobre a virgindade da mulher?


Existem diferentes tipos de hímen, entre eles, o hímen complacente, que apresente um tecido mais elástico que o habitual
Pinterest

Existem diferentes tipos de hímen, entre eles, o hímen complacente, que apresente um tecido mais elástico que o habitual

Ela fala que tem um hímen complacente e que não consegue rompê-lo, pois sente uma dor muito forte, quase que insuportável, no sexo. “Tenho medo de não conseguir romper um dia e desapontar o meu parceiro”, fala. A leitora ainda completa perguntando qual é a forma mais fácil de romper a membrana. Para responder a questão, conversamos com a ginecologista e sexóloga Nelly Kobayashi.

O primeiro passo para entender como romper o hímen, e o motivo pelo qual ele causa dor na hora do sexo, é saber o que de fato é esse tecido e qual a sua função no corpo da mulher. “Trata-se de uma prega da membrana mucosa presente na entrada da vagina. Pode recobrir apenas uma parte em toda a superfície, ou mais raramente, recobrir toda a entrada da vagina”, explica Nelly.

Segundo a ginecologista, atualmente o hímen não apresenta nenhuma função no organismo. “Sua presença ou não, não afeta em nada a vida de uma pessoa”, fala. Nelly explica que existem teorias de que o hímen ajudaria a evitar infecções, já que diminui a entrada da vagina. “Com o passar do tempo e com o uso de roupas, essa função acabou sendo menos relevante”, completa.

Tipos de hímen e quando eles se rompem – ou não


Hímen complacente (mais próximo do imperfurado) é apenas um dos tipos dessa membrana. Como mostra a ilustração acima, o hímen pode ter formatos variados e também diferentes tipos de aberturas. Também pode romper ou não no sexo
Shutterstock/iG

Hímen complacente (mais próximo do imperfurado) é apenas um dos tipos dessa membrana. Como mostra a ilustração acima, o hímen pode ter formatos variados e também diferentes tipos de aberturas. Também pode romper ou não no sexo


Existem diferentes tipos de membrana, com diferentes formas e resistências. Entre elas, há o hímen complacente, que é o caso da leitora que enviou a dúvida. Nelly explica que o caracteriza este tipo é um tecido mais elástico que o habitual, não se rompendo durante a relação sexual ou introdução de objetos equivalentes ao pênis, como um dildo ou vibrador.

Leia mais:  Quarto do bebê: como decorar cômodo e dar um “up” no quarto do irmão mais velho

A forma mais fácil e indicada de saber qual o seu tipo de hímen e se ele já se rompeu ou não é em uma consulta com um ginecologista. Se você quer saber mais sobre o assunto, releia a reportagem “Rompimento do hímen ainda é causa de dúvidas: Delas responde”.

A ginecologista ainda explica que, ao contrário do que pensa a leitora em relação ao rompimento, o hímen complacente não costuma se romper, afinal, suas fibras são mais elásticas, tendo a capacidade de se alargar e voltar ao tamanho anterior.

“Não é possível dizer se algum dia ele vai se romper, apenas que é mais difícil se romper por apresentar mais elasticidade. Isso vai depender de qual é a capacidade elástica, podendo, por exemplo, se romper em situações onde a vagina deve se alargar mais, como em um parto vaginal”, fala.

Por isso, se o seu hímen é desse tipo, não é preciso se preocupar com o rompimento ou não dele. Na verdade, o rompimento do hímen pouco diz a respeito do corpo da mulher. Aquela ideia de que a perder a virgindade acontece só quando o hímen é rompido já não faz mais tanto sentido, afinal, o sexo é algo além do que apenas a penetração vaginal.

“[Deixar de ser virgem] deve ser entendido como o início da vida sexual, porque, a partir do momento em que há contato entre genitais, já há riscos inclusive de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Uma relação sexual pode envolver inúmeras atividades além da penetração vaginal: sexo oral, masturbação mútua e/ou sexo anal”, explica a ginecologista Bárbara Murayama, coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, em entrevista prévia ao Delas .  

Leia mais:  Roteiro de drinques de verão super refrescantes

Hímen complacente e dor na hora do sexo


Ginecologista explica que, na verdade, o hímen complacente não é uma das causas de dor na hora do sexo
shutterstock

Ginecologista explica que, na verdade, o hímen complacente não é uma das causas de dor na hora do sexo

A leitora se queixa de muita dor na hora do sexo e comenta que sente dificuldade de seguir com a penetração. No entanto, provavelmente essa dor não está relacionada ao fato do hímen dela ser complacente.

De acordo com Nelly, na verdade, esse tipo de hímen costuma causar menos dor, justamente por ser mais elástico. “Porém, a dor varia de pessoa pra pessoa, principalmente na primeira relação sexual, que depende muito mais de a pessoa estar tranquila e relaxada do que se o hímen é complacente ou não”, fala.

Como a ginecologista comenta, a  dor na hora do sexo pode ser consequência da tensão e do nervosismo que muitas mulheres sentem nas primeiras relações sexuais. Além disso, a falta de lubrificação e o vaginismo podem ser causas desse desconforto. Nesse sentindo, a leitora ainda questiona: “é possível ter hímen complacente e vaginismo ao mesmo tempo?”.

De acordo com Nelly, sim, é possível. “Isso porque o hímen é apenas uma prega da mucosa, um tipo de pele que reveste tecidos úmidos do corpo. Já o vaginismo, é causado por contrações involuntárias dos músculos do períneo, que ficam ao redor na vagina, na sua entrada, geralmente de causa psicológica, relacionada ao medo e dor”, fala.

Ou seja, o hímen faz parte do nosso corpo, diferente do vaginismo, algo que não é biológico e só acontece se houver contrações desses músculos.

Como amenizar a dor na hora do sexo de forma geral?


Hímen complacente geralmente não causa dor no sexo. Veja outros fatores que podem atrapalhar e dicas para lidar com isso
Shutterstock

Hímen complacente geralmente não causa dor no sexo. Veja outros fatores que podem atrapalhar e dicas para lidar com isso

Existem algumas formas de amenizar a dor sentida na hora do sexo. O primeiro passo é consultar um ginecologista para avaliar a situação e encaminhar a mulher para o melhor tratamento.

Leia mais:  Vovó faz ensaio fotográfico sexy e divertido e viraliza nas redes sociais

Geralmente, em relação à falta de lubrificação vaginal natural, é indicado adotar um lubrificante à base de água para combater o ressecamento.

No caso de vaginismo ou questões emocionais, os tratamentos variam. A terapia, por exemplo, é bastante indicada para quem precisa trabalhar o medo, trauma e outros transtornos psicológicos que podem desencadear o vaginismo.

Por fim, um ponto que sempre comentamos no Delas  é a importância do autoconhecimento. Quando a mulher conhece o próprio corpo e sabe o que gosta na hora do sexo, é mais fácil sentir-se tranquila e relaxada na hora da relação a dois. Para isso, a masturbação pode ser bastante útil nesse processo.

Tem alguma dúvida sobre sexo, sexualidade ou até mesmo posições sexuais? Faça como a leitora que nos mandou a dúvida sobre hímen complacente e dor na hora do sexo e entre em contato conosco pelo e-mail sexo@igcorp.com.br. Nós traremos uma especialista para respondê-la com sigilo total!

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Justin e Hailey Bieber não fizeram sexo antes do casamento: vale a pena esperar?

Publicado

em

No início do mês, Hailey e Justin Bieber deram uma entrevista à revista “Vogue” contando os segredos do relacionamento. Na reportagem, eles revelam que quando se reencontraram, em junho de 2018, o cantor estava há um ano em uma espécie de jejum do sexo, segundo ele, uma escolha que surgiu de um acordo com Deus. Dessa forma, o casal decidiu não fazer sexo antes do casamento. 

Leia também: Abstinência sexual pode levar a uma vida mais longa, segundo estudo


Justin e Hailey Bieber escolheram não fazer sexo antes do casamento por motivos religiosos e causaram muita polêmica
Reprodução/Instagram

Justin e Hailey Bieber escolheram não fazer sexo antes do casamento por motivos religiosos e causaram muita polêmica

Não se trata de um casal que escolheu esperar até o casamento para ter a primeira relação sexual. Na verdade, eles escolheram dar um tempo de sexo antes do casamento e retomaram as relações após a oficialização da união. A declaração de Hailey e Justin causou polêmica. Será que dar um tempo do sexo é algo positivo para o casal? Como funciona isso? 

Para entender um pouco melhor a forma como o casal lidou com o sexo antes de se casar e quais os impactos disso no relacionamento, conversamos com a sexóloga Virgínia Gaia. Segundo ela, antes de qualquer coisa é preciso entender que as motivações de Justin e Hailey foram religiosas. “É bem conhecida na história da humanidade a interferência da religião na maneira como as pessoas vivem a sua sexualidade”, comenta.

No caso do casal em questão, essa escolha pelo celibato foi uma opção ligada à religião. Poupar-se ou não fazer sexo foi a forma que eles encontraram de construir um relacionamento melhor. Por isso, tantos casais preferem esperar até o casamento para ter uma relação sexual com o parceiro ou parceira. No fundo, são questões delicadas e que devem ser respeitadas. Afinal, cabe a cada casal definir o que é melhor para si.

Leia mais:  “Felicidade pode ser encontrada no ioga”, garanteespecialista na prática

Leia também: Confira 6 dicas para tornar a primeira vez no sexo incrível

Vale a pena esperar e não fazer sexo antes do casamento?


Optar ou não por fazer sexo antes do casamento deve ser uma escolha consciente e confortável para ambos da relação
shutterstock

Optar ou não por fazer sexo antes do casamento deve ser uma escolha consciente e confortável para ambos da relação

No entanto, apesar de ser algo bastante pessoal e que diz respeito apenas ao casal, é possível avaliar a questão de forma mais ampla. De acordo com a sexóloga, a questão pode ser vista pelo ponto de vista puramente sexual e, nesse caso, como tudo na vida, apresenta pontos tantos positivos quanto negativos.

Em relação às vantagens de esperar e não fazer sexo antes do relacionamento, Virgínia cita a tensão e o suspense criados, o que pode aumentar a excitação e tornar a relação mais prazerosa. “Isso pode vir a ser como um estímulo para os dois”, fala. 

Do ponto de vista dos impactos negativos, a sexóloga fala sobre como existem hoje uma série de estudos que comprovam os benefícios do sexo para a saúde. “O sexo estimula a produção de neurotransmissores, como a serotonina”, diz.

“Então, uma vida sexual regular e saudável melhora o humor, dá mais disposição e até reforça o sistema imunológico”, completa. Porém, quando o casal opta esperar até o casamento ou decide dar um tempo do sexo, eles estão perdendo esses benefícios.

Ainda assim, não significa que é condenável se abster de sexo por alguns períodos. Como já comentamos, isso vai depender das crenças e objetivos de cada um em relação ao sexo. “É uma questão de escolha, de estilo de vida e de que forma se acredita naquilo”, comenta a sexóloga. O importante é cultivar um relacionamento saudável com o outro.

Em relação a isso, Virgínia lembra que existem religiões que trazem o culto a um período de abstinência. Então, pode ser essa a escolha de um casal e não há problema algum nisso. “Pode ser de fato que, quando eles finalmente puderem ter uma relação, essa abstinência pode servir como um impulso de excitação e suspense”, fala.

Leia mais:  Os 5 truques de maquiagem que mais bombaram no Delas em 2018

Ou seja, não é tão simples assim falar se vale ou não a pena fazer ou não sexo antes do casamento. “Tudo é uma questão de escolha e valor. Para Justin Bieber , dentro do que ele está acreditando, dentro do que está vivendo e dentro da crença religiosa que ele tem, pode, sim, ser algo positivo”, comenta. “Eu só acho que isso não deve valer como regra para ninguém”, fala.

E você, acha que vale a pena dar um tempo do sexo?


Vale a pena ficar um tempo sem fazer sexo?


Leia também: Por que esperei até depois dos 50 anos para perder a virgindade

Sexo como algo positivo


É comum acreditar que o celibato está ligado à ideia de que sexo não é algo bom, mas é preciso ir contra a esse pensamento
shutterstock

É comum acreditar que o celibato está ligado à ideia de que sexo não é algo bom, mas é preciso ir contra a esse pensamento

Virgínia ainda toca em um ponto importante quando o assunto é dar um tempo das relações sexuais. Geralmente, quando as pessoas escolhem por essa pausa ou optam por fazer sexo só depois do casamento, é comum ter uma motivação negativa por trás dessa decisão. Como se o sexo fosse prejudicial e ruim à espiritualidade, ao bem-estar energético de cada um.

“Esse é um conceito que vem caindo em desuso, mas eles [Justin e Hailey] estão resgatando uma ideia bastante comum alguns séculos atrás. Existe aí um caráter de atribuir algo negativo, uma ideia pejorativa em relação ao sexo”, explica a sexóloga.

No entanto, se o casal colocar o sexo como algo negativo e que atrapalha a vida a dois, as consequências são serão boas no futuro. Afinal, a sexualidade é um dos pilares de uma relação saudável. E quando o sexo é visto como ruim, algo está errado ali. Se você sente culpa ou vergonha do sexo, pode ter certeza, é hora de repensar a sua relação com a sexualidade.

Leia mais:  Companheirismo e amor ajudam a elevar a autoestima, afirma influenciadora

A sexóloga finaliza dizendo que o mais importante de toda essa discussão é a pessoa estar tranquila e confortável em relação a essa escolha de fazer ou não sexo antes do casamento , desde que isso não levante um tom negativo ou pejorativo, desde que não seja um peso em suas vida.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Entretenimento51 minutos atrás

Débora Nascimento termina casamento com José Loreto após descobrir traição

Débora Nascimento e José Loreto não estão mais juntos. A informação é do colunista Leo Dias que disse que o...

Entretenimento51 minutos atrás

Ator de “Belíssima” que se jogou de prédio fala pela primeira vez sobre vício

O ator de “Belíssima” Vitor Morosini, que viveu Isaac, o filho de Safira (Claudia Raia) na novela contou pela primeira...

Entretenimento51 minutos atrás

Daniele Suzuki aparece de topless e arranca suspiros com novo ensaio

Daniele Suzuki deixou a manhã de sábado (16) dos seus seguidores mais iluminada com um novo clique no Instagram. Na...

Entretenimento51 minutos atrás

Sabrina Sato aposta em maiô cavado para último ensaio pré-Carnaval

Sabrina Sato enfrenta a maratona final de preparação para o Carnaval e na última sexta-feira ela esteve no Anhembi para...

Nacional1 hora atrás

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 32 milhões na quarta-feira

Paulo Pinto/Fotos Públicas Aposta mínima da Mega-Sena (seis números) custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer casa lotérica...

São Mateus2 horas atrás

Petrocity: o primeiro porto-cidade do País, anuncia CEO

SÃO MATEUS (ES) – Com recebíveis de R$ 1,6 bilhão já garantidos para assim que for liberada a licença de...

Nacional2 horas atrás

Bolsonaro assina saída de Bebianno, dizem interlocutores do governo

Reprodução/Instagram Gustavo Bebianno Ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, confirmou que deve deixar o cargo de ministro na segunda-feira (18) O...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana