conecte-se conosco


Agricultura

HF BRASIL/CEPEA: ”Abrir a porteira” para o turismo rural pode ser fonte extra de renda

Publicado

em

Clique aqui e baixe o release completo em word. 

 

Cepea, 11/07/2019 – Levantamento realizado pela Equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o frutiturismo pode ser uma boa atividade geradora de renda extra para produtores de frutas. 

 

No geral, qualquer agricultor pode investir no frutiturismo. Ainda assim, a equipe constatou que produtores que já estão localizados em regiões turísticas tendem a ter muito mais facilidade para desenvolver a atividade frente aos que não estão. 

 

Nesta matéria, são apresentadas algumas diretrizes para a construção de um frutiturismo sólido e de sucesso. Contudo, nem sempre há necessidade de produtores se adequarem a todos os pontos mencionados – isso vai depender de cada propriedade, objetivo, região, entre outros. E a partir da aplicação destas diretrizes, a atividade tende a se tornar mais coesa, integrada, proporcionando benefícios para as comunidades, em um contexto macro.

 

Os interessados em implantar o frutiturismo em suas propriedades também precisam avaliar uma série de questões internas de sua produção e relacionadas à comunidade, ao município e à região. Assim, a regionalização é um ponto relevante, no sentido de que torna a atividade mais integrada e fortalecida, além de costumes, história e produções locais. 

 

Ressalta-se que um frutiturismo ordenado e fortalecido depende fortemente de ações articuladas por parte dos setores público e privado, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. Ainda assim, a sustentação da atividade não pode ser garantida, diante das necessidades das constantes adaptações com uma demanda tão heterogênea – o frutiturismo precisa garantir atratividade, acessibilidade, divulgação, infraestrutura, mão de obra, entre outros. 

Leia mais:  MANDIOCA/CEPEA: Após 4 semanas em queda, valores reagem

 

Você também encontra nesta edição:

 

TOMATE Baixas temperaturas sustentam preços  
CEBOLA – Safra nordestina se aproxima do fim com alta nos preços
BATATA – “Entressafra” chega atrasada
CENOURA – Descartes diminuem e oferta começa a crescer
ALFACE – Mesmo com início da safra de inverno, preços são elevados em SP
MAÇÃ – Enquanto gala se valoriza, fuji dá indícios de estabilização de preços
MELÃO – Preços do amarelo despencam em junho, mesmo com oferta controlada
MAMÃO – Preços do formosa e do havaí são recordes para junho
MANGA – Com oferta quase que exclusiva de tommy, Vale tem bons resultados
MELANCIA – Com frio, preço da melancia despenca em junho
UVA – Mesmo com novas praças ofertando, preço da niagara se recupera
BANANA – Fortes chuvas derrubam bananais e reduzem oferta de nanica
CITROS – Intensificação da moagem ameniza desvalorização da laranja in natura

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: (19) 3429 8836 / 8837 e [email protected]

Fonte: CEPEA
Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Comitê gestor do Selo Mais Integridade se reúne nesta quinta para definir premiação

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai promover nesta quinta-feira (17) a primeira reunião do ano do comitê gestor do Selo Mais Integridade. O comitê tem dez integrantes, sendo três de governo – Mapa, CGU e Embrapa – e sete do setor privado – CNA, Febraban, CNI, OCB, Aliance for Integrity, Ethos e B3.

Cabe aos integrantes analisar os relatórios apresentados pelas empresas e cooperativas inscritas no edital 2019/2020 da premiação do Selo Mais Integridade, destinado às empresas e cooperativas do agronegócio que promovem ações de sustentabilidade, responsabilidade social e prevenção à corrupção.

A ministra Tereza Cristina vai participar da abertura da reunião, às 9h30. No processo seletivo deste ano, 25 empresas concluíram a inscrição e apresentaram material completo das três áreas de avaliação: anticorrupção, responsabilidade social e sustentabilidade, com foco ambiental. Destas 25, 11 foram premiadas ano passado e pediram a renovação e 14 entregaram toda a documentação exigida pelo comitê gestor. Caso atinjam os critérios previstos no regulamento, todas poderão ser premiadas.

A iniciativa do Ministério em reconhecer empresas e cooperativas que adotem práticas concorrenciais éticas, de responsabilidade social e sustentabilidade se insere no âmbito do Programa de Fomento à Integridade, da Controladoria Geral da União (CGU). O Mapa foi o pioneiro entre os ministérios do setor produtivo na adoção deste tipo de incentivo.

O edital deste ano exigiu certidão de regularidade fiscal das empresas já premiadas na edição anterior e certidão negativa de multas ambientais, além de requisitos mais detalhados da área de anticorrupção. A documentação foi inicialmente analisada pela equipe técnica da Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Selo. Agora, será submetida aos membros do comitê em uma data especial: 17 de outubro, Dia da Agricultura. A premiação das empresas deverá ocorrer na segunda quinzena de novembro.

“Estamos dando continuidade às ações de fomento à integridade para as empresas e cooperativas do agronegócio. Isso demonstra a preocupação do Ministério com a pauta anticorrupção e ambiental”, disse Cláudio Torquato, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Mapa.

A equipe técnica do Selo está trabalhando para aprimorar os requisitos do edital para o próximo ano, a fim de atrair uma maior participação das cooperativas no processo de premiação, e ainda está levantando informações sobre os impactos do uso do Selo sobre a imagem e o trabalho das empresas que já foram premiadas.

O Selo tem por objetivo reconhecer as iniciativas do mercado nacional que promovam relacionamento íntegro e ético entre si e com o setor público; e mitigar riscos de ocorrência de fraudes e corrupção nas relações entre os setores público e privado ligado ao agronegócio.

As 11 empresas premiadas ano passado com o Selo de Integridade foram: Produquímica Indústria e Comércio (SP), Adama Brasil (PR), Adecoagro Vale do Ivinhema (MT), Baldoni Produtos Naturais Comércio Indústria (SP), Rivelli Alimentos (MG), Indústria e Comércio de Alimentos Supremo (MG), Iharabras Indústrias Químicas (SP), Bunge Alimentos (SC), Rio Branco Alimentos S.A  (Pif Paf Alimentos – MG), Tropfrutas dos Brasil  (Leão Bebidas – SP), Old Friends Agropecuária (RS).

Informações à imprensa[email protected] 

Leia mais:  MANDIOCA/CEPEA: Chuvas nas regiões produtoras possibilitam retomada de trabalhos de campo

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Esportes1 minuto atrás

Confirmado! Maracanã vai receber a final da Libertadores de 2020

arrow-options Facebook / Reprodução Maracanã será palco da final da Libertadores de 2020 Informação que já havia sido garantida pelo...

Esportes1 minuto atrás

Clubes de Alemanha e Inglaterra disputam a contratação de Gabigol

arrow-options CONMEBOL/TWITTER Gabigol, atacante do Flamengo Schalke 04 , da Alemanha, e Crystal Palace , da Inglaterra, estão interessados em contratar o...

Esportes1 minuto atrás

Lutador morre no hospital após ser nocauteado em combate

O boxeador americano Patrick Day morreu na madrugada desta quinta-feira (17), aos 27 anos, depois de sofrer uma lesão cerebral...

Esportes1 minuto atrás

Musa do Grêmio posa nua e dispara: “Vamos eliminar o Flamengo”

arrow-options Diamond Brazil Giulia Grevinel, musa do Grêmio Giulia Grevinel, musa do Grêmio que posou recentemente para a Diamond Brazil,...

Esportes1 minuto atrás

Vídeo: torcedores do Vasco levam barradas e são espancados no Rio

Dois torcedores do Vasco foram espancados por um grupo de pelo menos 10 pessoas em um posto de combustível em...

Esportes1 minuto atrás

Felipe Melo dedica gol a Bolsonaro e irrita palmeirenses: “Traste”

Felipe Melo garantiu a vitória do Palmeiras diante da Chapecoense na última quarta-feira (16) com um gol aos 54 minutos....

Esportes1 minuto atrás

Tá com estômago? Confira os momentos mais escatológicos do esporte

Atleta é gente como a gente e não escolhe a hora de ir ao banheiro, passar mal, vomitar ou de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana