conecte-se conosco



Estadual

Hemoes utiliza equipamentos portáteis para ações de coleta externa

Publicado

em


.

Diante do distanciamento social enfrentado no Estado em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) tem adotado medidas para aumentar o alcance de coletas de sangue e ficar mais próximo aos doadores. Com isso, uma nova modalidade de coleta externa está sendo realizada pelos profissionais: o uso de equipamentos portáteis.

A diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, explica que nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus de Coleta Externa. Entretanto são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas. 

“Recebemos muitos pedidos de coleta externa com o ônibus, porém a logística para levá-lo é complexa. É preciso ter um espaço amplo para estacionar o veículo, estrutura de rede elétrica e outras condições que limitam o acesso. A principal vantagem dessa nova modalidade de coleta é alcançar os doadores em seus ambientes de trabalho, sendo uma alternativa à unidade móvel do Hemoes”, destacou.

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão pode solicitar a visitar pelo e-mail [email protected], sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

O voluntário não pode estar em jejum. Caso tenha almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Além disso, aqueles que fizeram cirurgia bariátrica, tatuagem ou receberam transfusão de sangue só podem doar 12 meses após o procedimento. Voluntários que tiveram diagnóstico de dengue só podem realizar a doação após 30 dias. E em casos de hepatite A, podem ser doadores aqueles que contraíram a doença até os 11 anos.

Quem não pode doar

Não podem doar sangue as pessoas que já tiveram hepatite B ou C; estão grávidas ou com atraso menstrual; realizaram endoscopia ou colonoscopia a menos de seis meses; estiveram gripados nos últimos 15 dias; e aqueles que fazem aplicação de insulina.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Inscrições abertas para vaga de estágio no 2º Juizado Especial Cível de Serra

Publicado

em


.

Estudantes de graduação em Direito podem enviar o currículo até o dia 17 de agosto.

O 2º Juizado Especial Cível de Serra está com inscrições abertas para o preenchimento de 01 vaga de estágio de graduação, a ser ocupada de imediato.

Somente poderão participar da seleção os estudantes regularmente matriculados entre o 3º e o 7º período do curso de Direito, com frequência efetiva, em instituição de ensino superior conveniada com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Os interessados devem encaminhar seus currículos até o dia 17 de agosto (segunda-feira) para o e-mail: [email protected]. Após análise dos documentos, os candidatos escolhidos serão chamados para uma entrevista pessoal ou virtual.

A carga horária será de 04 horas diárias, podendo o estagiário exercer as atividades das 12 às 18 horas. A bolsa recebida nesta modalidade de estágio é de R$ 695,00, já incluso auxílio-transporte.

Vitória, 10 de agosto de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura6 minutos atrás

TRIGO/CEPEA: Clima preocupa triticultor, mas chuvas nos próximos dias podem trazer alívio

. Cepea, 11/8/2020 – A comercialização de trigo no mercado interno segue pontual, e produtores estão atentos ao clima no...

Policial6 minutos atrás

Policiais Militares apreendem plantação de maconha em Marataízes-Es

. Na tarde desta segunda-feira (10), policiais militares da 9ª Companhia Independente localizaram cinco plantações de cannabis sativa (maconha), em...

Policial6 minutos atrás

Cão Kable realiza primeira apreensão como integrante do K9

. Na manhã desta terça-feira (11), o mais novo integrante do K9 da 14° Cia Ind realizou sua primeira apreensão...

Agricultura6 minutos atrás

Produção de grãos sinaliza recorde final de 253,7 milhões de tonelada

. A produção de grãos da safra 2019/20 do Brasil caminha para o desfecho final de mais um recorde, com...

Política6 minutos atrás

Projetos aprovados na Ales dão fôlego ao poder público

. A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu (e segue cobrando) um esforço coletivo para o enfrentamento dessa situação crítica...

Agricultura6 minutos atrás

AÇÚCAR/CEPEA: Preço do cristal permanece em alta neste início de agosto

. Cepea, 11/8/2020 – Na primeira semana de agosto, em plena safra 2020/21, usinas paulistas seguiram firmes, pedindo preços mais...

Agricultura6 minutos atrás

ETANOL/CEPEA: Agosto se inicia com quedas nos preços do hidratado

. Cepea, 11/8/2020 – O mês de agosto se iniciou com preços enfraquecidos no estado de São Paulo. Apesar da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!