conecte-se conosco


Nacional

“Hashtag” da pré-história? Pintura rupestre mais antiga do mundo é encontrada

Publicado

em


A mais antiga pintura rupestre já encontrada está em um bloco localizado em uma caverna na África do Sul
Reprodução/CNN

A mais antiga pintura rupestre já encontrada está em um bloco localizado em uma caverna na África do Sul

Cientistas descobriram a pintura rupestre mais antiga do mundo, com cerca de 73 mil anos, na caverna Blombos, no leste de Cape Town, na África do Sul . Segundo informações da CNN , a imagem encontrada se assemelha com ‘uma hashtag ‘ avermelhada, que foi inscrita em um bloco de silcrete, ou seja, a junção de areia, cimento e cascalho.

Leia também: Milhares de pinturas rupestres são descobertas em cavernas no México

A caverna em questão já era conhecida como sítio arqueológico de ocupação humana datada 70 mil a 100 mil anos. Artefatos como colares de conchas e ferramentas de pedras têm sido localizados na caverna Blombos desde 1991, quando as escavações começaram. Agora, ela também passa a ser o local que guarda a mais antiga pintura rupestre do mundo.

As pinturas rupestres mais antigas já encontradas estão na Europa, África e Sudeste Asiático e são datadas de 30 mil anos atrás. Assim, a mais nova descoberta, publicada nessa quarta-feira (12) na revista científica Nature , muda as noções dos especialistas sobre os seres humanos de épocas remotas.

A análise dos detalhes da pintura revelaram que a cor vermelha na realidade é ocre e que a pedra, sendo macia, deveria ser utilizada como um amolador antes de abrigar o desenho. A “ hashtag ”, na verdade, pode ser compreendida como parte de uma figura muito maior, que deveria ser algo mais complexo.

Leia também: Durante esconde-esconde, garoto tropeça e encontra fóssil de um milhão de anos

Descoberta e estudo da pintura rupestre


Pintura rupestre encontrada na cidade histórica de Machu Picchu, no Peru (imagem meramente ilustrativa)
Ministério da Cultura do Peru

Pintura rupestre encontrada na cidade histórica de Machu Picchu, no Peru (imagem meramente ilustrativa)

O bloco em si foi encontrado há sete anos, em 2011. Contudo, os cientistas precisaram de muito tempo para lidar de maneira cuidadosa com o objeto e analisá-lo. Também foram realizadas tentativas de recriar o desenho de diversas formas, e assim descobriram que um giz ocre com ponta de um a três milímetros foi um dos responsáveis pela “ hashtag ” – ou “jogo da velha”. 

Leia mais:  Prefeitura de Brumadinho tem contas oficiais para doações financeiras

Outras linhas do desenho podem ser o resultado de uma única batida das pedras, enquanto algumas outras foram formadas a partir de várias colisões.

O diferencial desta pintura é a presença de uma técnica de desenho. Por mais que existam registros mais antigos de gravuras em ossos, pedras e conchas em nossa
história

, a presença de desenhos abstratos e figurativas é mais recente e evidencia diversos detalhes sobre os humanos de milhares de anos atrás.

Leia também: Sem saber, viúva de pesquisador espanhol joga 600 peças pré-históricas no lixo

Os desenhos de uma pintura rupestre falam sobre a cultura, comportamento e cognição dessas pessoas, além de mostrar que os antigos Homo sapiens na África do Sul eram capazes de criar formas com diferentes técnicas e em várias superfícies. Agora, os cientistas esperam encontrar mais desenhos do gênero deste período da história.

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Agressores de mulheres não poderão tirar carteira de advogado, diz OAB

Publicado

em

Caberá aos conselhos seccionais avaliarem cada caso e determinar se o candidato tem a idoneidade moral necessária para advogar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Bacharéis de Direito com histórico de agressão contra mulheres podem ser impedidos de conseguir inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e exercer a advocacia.

É o que determina uma nova súmula aprovada pelo Conselho Federal da OAB nesta segunda-feira (18). A edição da norma era um pleito da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

A nova súmula leva em conta a definição de violência contra a mulher prevista na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, sancionada em 1994 pelo governo. Ou seja, inclui agressões físicas, sexuais e psicológicas.

Caberá aos conselhos seccionais avaliarem cada caso e determinar se o candidato tem a idoneidade moral necessária para advogar. Casos pendentes na Justiça poderão ser levados em conta na hora da avaliação.

Advogados já inscritos também poderão perder o registro caso tenham agredido uma mulher. Nesse caso, serão submetidos a um processo ético disciplinar na seccional responsável.

A nova orientação vem na esteira da agressão sofrida pela paisagista Elaine Caparroz, 55, em fevereiro. O autor do crime, Vinícius Batista Serra, 27, passou no exame da OAB poucos dias antes de espancá-la. A seccional carioca da entidade afirmou que a cassação do registro do homem estava em análise.

A súmula será publicada no Diário Oficial da OAB nesta semana, mas já pode ser levada em consideração pelos conselhos seccionais.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pai e mãe estupravam filha e realizavam filmagens
Continue lendo
Entretenimento1 hora atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

Nacional1 hora atrás

Agressores de mulheres não poderão tirar carteira de advogado, diz OAB

Caberá aos conselhos seccionais avaliarem cada caso e determinar se o candidato tem a idoneidade moral necessária para advogar SÃO...

Educação2 horas atrás

Decreto de Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas

Funções eliminadas eram concedidas a professores e coordenadores; entidades criticam corte BERNARDO CARAM – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O decreto...

Nacional2 horas atrás

Acidente envolvendo quatro veículos deixa um morto e um ferido na BR 116

Acidente ocorreu na BR-116. Rodovia precisou ser parcialmente interditada, por conta da batida. Um grave acidente envolvendo dois carros e...

Direto de Brasília2 horas atrás

Governo chileno sugere que mulheres usem “vestido curto” em almoço com Bolsonaro

Reprodução/Twitter/Maite Orsini Pascal Deputada do partido de oposição se indigna com recomendação do governo chileno para que mulheres usem “vestido...

Política2 horas atrás

Kajuru chama Gilmar de “canalha” e o acusa de vender sentenças no STF

Agência Senado Senador Jorge Kajuru bateu de frente com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal: ‘bandido e canalha’...

Educação2 horas atrás

Inep libera correção da redação do Enem 2018

shutterstock Tema da redação do Enem 2018 foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet Os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana