conecte-se conosco



Economia

Guedes diz ser o “mau rapaz” quando o assunto é comércio exterior

Publicado

em


source
Paulo Guedes, ministro da Economia
Edu Andrade/Ascom ME

Paulo Guedes, ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que falta apenas o apoio do Uruguai para que o Mercosul reduza em 10% as alíquotas da Tarifa Externa Comum (TEC).

Segundo o ministro, os uruguaios querem, em troca, que o Brasil concorde com a possibilidade de os sócios negociarem acordos de livre comércio em separado dos demais membros do bloco. Guedes ressaltou que o governo brasileiro não vai se opor a essa proposta.

“O Uruguai disse que nos apoia, mas quer o apoio para avançar em negociações com outros países. Nós, brasileiros, não temos nada contra isso”, disse Guedes, durante o lançamento da agenda legislativa da Frente Parlamentar de Comércio e Investimentos do Congresso, em solenidade no Itamaraty.

‘Bad guy’ e ‘good guy’

Paulo Guedes admitiu que tem um estilo mais agressivo e menos diplomático que seu colega de Esplanada dos Ministérios, o chanceler Carlos França. O ministro brincou:

“França é o good guy (bom rapaz, em uma tradução livre) e eu sou o bad guy (mau rapaz).”

Para o ministro, o Brasil foi pioneiro ao criar o Mercosul, mas acabou ficando para trás. O bloco sul-americano, repetiu Guedes, é uma gaiola que aprisionou os seus integrantes. O momento atual, afirmou, é de recuperar o tempo perdido. 

Uruguai

O Uruguai anunciou, no início de setembro, que estaria iniciando conversas para um acordo bilateral com a China, o que vai contra os princípios do Mercosul de negociações apenas em bloco.  

Leia Também

Em seguida, Guedes complementou: 

“Se algum parceiro quiser avançar com o Uruguai, deixa avançar. Se outro parceiro preferir ficar um pouco fechado, porque está enfrentando problemas econômicos importantes, também compreendemos.”

Ao falar sobre o “parceiro que prefere ficar um pouco fechado”, Guedes se referia à Argentina, que criou dificuldades nas negociações para a redução das tarifas de importação, mas acabou concordando com a ideia na semana passada, quando o chanceler daquele país, Santiago Cafiero, veio a Brasília. Em seguida, o governo paraguaio anunciou sua posição favorável. 

Guedes lembrou do lobby contrário à redução da TEC, feito pelo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. O diplomata diplomata argentino chegou a recorrer a dois ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, em busca de apoio. 

“Estamos tentando a modernização do Mercosul . Houve um momento em que um embaixador argentino chegou a conversar com dois ex-presidentes”, afirmou. “Conversamos com os argentinos e dissemos que ‘compreendemos essa negociação difícil, mas vocês têm que compreender a nossa situação'”, completou.

Comente Abaixo
Variedades2 minutos atrás

Brasileiro sonha com sexo ao menos uma vez na semana

Tem quem queira a semana toda e quem prefira de 15 em 15 dias, segundo levantamento da plataforma Omens Transar...

Variedades19 minutos atrás

‘Minha namorada fingiu um aborto espontâneo apenas para que eu fosse buscá-la’

Um homem está furioso após descobrir que a namorada grávida fingiu estar passando mal para que ele a desse uma...

Mulher1 hora atrás

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 08 de dezembro de 2021 ÁRIES A Lua nova...

Economia1 hora atrás

Bolsonaro publica MP para pagar R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil

  Alan Santos/ PR – undefined Após o Congresso firmar um acordo para fatiar a Proposta de Emenda à Constituição...

Política2 horas atrás

Temer ajudou Bolsonaro a reunir votos a favor de Mendonça, diz coluna

Alan Santos Michel Temer e Jair Bolsonaro O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi mais uma vez requisitado a resolver questões...

Entretenimento3 horas atrás

6 vezes que Ingrid Ohara posou sem nada por baixo da blusa e decote causou: “Sensual!”

A apresentadora já reuniu quase 10 milhões de seguidores no Instagram Ingrid Ohara, também conhecida por ser apresentadora de televisão...

Mulher3 horas atrás

Brasileira de 18 anos rouba a cena no desfile da Chanel

JOY Management Raynara Negrine Nascida na pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Raynara Negrine, de apenas 18 anos, foi...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!