conecte-se conosco



Economia

Guedes diz que Reino Unido quer acordo de livre comércio urgente com Brasil

Publicado

em

source
Reino Unido arrow-options
Creative Commons/Pixabay

Reino Unido quer acordo com o Brasil, diz Guedes


De acordo com Paulo Guedes , o Reino Unido tem interesse em iniciar negociações para um acordo de livre comécio com o Mercosul logo após a concretização do Brexit . Nesta quarta-feira (22), o ministro da Economia se reuniu com seu colega britânico de Finanças, Sajid David, emDavos, na Suíça, onde participam do Fórum Econômico Mundial . “Nós queremos e eles querem” resumiu Guedes. 

O bloco sul-americano fechou um tratado comercial com a União Europeia no ano passado, que ainda precisa de ratificação parlamentar. Com o Brexit, o Reino Unido ficaria de fora da redução mútua de tarifas de importação e precisaria negociar do zero novos acordos. “Ele [David] me disse que tem urgência com o Brasil. Os britânicos querem mergulhar numa piscina nova”, comentou o ministro.

Leia também: Em Davos, Guedes diz que Brasil abrirá licitações públicas a estrangeiros

De acordo com Guedes, o Brasil está determinado a levar adiante um processo de abertura comercial. “N ós pressupomos que a Argentina vai nos acompanhar. Se ela não acompanhar… “, brincou, sem completar a frase.

Mercosul e Reino Unido

Para o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, que acompanhou Guedes na maioria das reuniões, um acordo de livre comércio Mercosul-Reino Unido tende a ter uma negociação menos complicada porque este é hoje o país menos protecionista da Europa.

Troyjo acrescentou que o Brasil já pode avançar com os britânicos, isolada e independentemente dos demais sócios no bloco sul-americano, sobre temas não tarifários.

Leia também: Após críticas, Guedes tenta esclarecer comentário sobre pobreza e meio ambiente

David também garantiu apoio “enfático” de Londres à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico ( OCDE ), segundo Guedes. Ambos falaram ainda sobre a possibilidade de um acordo bilateral para evitar a dupla cobrança de impostos, o que diminui a carga tributária de empresas de um país instaladas em outro.

O ministro esteve nesta quarta com o comissário de Comércio da UE, Phil Hogan, que transmitiu o compromisso de engajamento de Bruxelas com a assinatura do acordo de livre comércio com o Mercosul . “Está indo tudo bem com o acordo, existe uma maioria [de países] favorável, há um ou outro problema, mas vamos superar”, teria afirmado Hogan, segundo relato do próprio Guedes.

Comentários do Facebook

Economia

Após suspensão de demissões pelo TRT, Petrobras reitera posição de desligamento

Publicado

em

source
protesto dos sindicatos arrow-options
Divulgação/FUP

Forte protesto dos sindicatos da categoria mantém estado de greve em várias unidades há 19 dias

A Petrobras continua decidida a encerrar as atividades da fábrica de fertilizantes paranaense Araucária Nitrogenados (Ansa), além de demitir os 396 empregados da unidade, apesar do forte protesto dos sindicatos da categoria que mantém estado de greve em várias unidades há 19 dias.

Em nota, a estatal destacou que na audiência de conciliação marcada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná, para o próximo dia 6 de março, será discutido com o Sindiquímica-PR “as condições do pacote de benefícios para os desligamentos dos seus 396 empregados dentro do cronograma de hibernação previsto.”

Confira a linha do tempo da greve dos petroleiros

Nesta terça, durante reunião de conciliação entre as partes, a desembargadora Rosali Batista (TRT-PR), determinou a suspensão temporária das demissões até a reunião prevista para o dia 6 de março.

A Petrobras explicou ainda sobre os benefícios que estão sendo concedidos aos empregados que serão demitidos.

Petrobras pode ter de importar combustível caso greve seja prorrogada

Segundo a estatal, além das verbas rescisórias legais, o pacote já oferecido pela Ansa inclui valores até R$ 210 mil, de acordo com a remuneração e o tempo de trabalho; manutenção de plano médico e odontológico, benefício farmácia e auxílio educacional por 24 meses, além de uma assessoria especializada em recolocação profissional.

A Petrobras lembrou ainda que a fábrica de fertilizantes já está em hibernação, ou seja, com suas operações parada.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia15 minutos atrás

Xiaomi pode começar a produzir celulares no Brasil; saiba quando

arrow-options Reprodução Xiaomi está cada vez mais inserida no mercado nacional Com uma loja online oficial, duas lojas físicas e...

Nacional15 minutos atrás

“Legítima defesa imaginária” inocenta militar que deixou jovem paraplégico

arrow-options Natalia Viana/Agência Pública “O que tem de imaginário na minha vida hoje”, questiona Vitor Santiago, que ficou paraplégico após...

Estadual16 minutos atrás

Arrecadação de tributos no Espírito Santo cresce 11,3% em 2019

Enquanto corre o risco de perder bilhões de reais em razão da mudança no regime de partilha dos royalties do...

Nacional21 minutos atrás

Produção brasileira de óleo e gás supera 4 milhões de barris por dia

Dados são de janeiro e foram divulgados pela ANP A produção brasileira de petróleo e gás natural chegou a 4,041 milhões...

Agricultura28 minutos atrás

Ministra defende a realização simultânea das reformas tributária e administrativa

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu nesta quarta-feira (19) que as reformas tributária e administrativa sejam realizadas...

Política28 minutos atrás

PL prevê assistência a vítimas de queimaduras

O Projeto de Lei (PL) 89/2020, de autoria do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), prevê assistência médica especializada para...

Economia28 minutos atrás

Após suspensão de demissões pelo TRT, Petrobras reitera posição de desligamento

arrow-options Divulgação/FUP Forte protesto dos sindicatos da categoria mantém estado de greve em várias unidades há 19 dias A Petrobras...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana