conecte-se conosco



Economia

Guedes anuncia antecipação de 13º de aposentados e pensionistas do INSS

Publicado

em


source
Paulo Guedes, ministro da Economia, confirmou em anúncio a antecipação do 13º salário do INSS
Edu Andrade/Ascom/ME

Paulo Guedes, ministro da Economia, confirmou em anúncio a antecipação do 13º salário do INSS

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada , anunciou nesta sexta-feira (5) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

“O abono salarial já foi antecipado . Agora, assim que aprovar o orçamento , vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse Guedes . No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de Covid-19.

O ministro deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados. Aprovado em segundo turno pelo Senado, o texto foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana.

Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. “O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

Você viu?

Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

Vacinação é “próximo passo”

Guedes voltou a defender a  vacinação em massa como a principal medida para salvar a economia e não respondeu a perguntas sobre uma eventual ampliação do Bolsa Família. “O grande desafio é a vacinação em massa. Na saúde, nós precisamos avançar rapidamente para não derrubar a economia brasileira de novo. Além da dimensão humana, das tragédias, das famílias, tem o perigo de derrubar a economia de novo e aí você agudiza todo o problema brasileiro”, declarou.

“Agora é saúde, vacinação em massa, não vamos falar de Bolsa Família agora.”

PEC Emergencial

Em relação à PEC Emergencial , o deputado Daniel Freitas disse que não pretende alterar o texto aprovado pelo Senado para acelerar a tramitação da proposta. Ele afirmou que apresentará uma minuta do relatório na próxima segunda-feira (8).

“O Brasil tem pressa, a urgência dessa matéria é evidente e precisamos dar celeridade no processo. Qualquer alteração na PEC faz o Brasil atrasar, portanto, vamos discutir e conversar e tentar acelerar o mais rápido possível a aprovação dessa PEC”, comentou o relator da proposta na Câmara.

Comente Abaixo
Economia15 minutos atrás

Os melhores bolões para apostar na Dupla de Páscoa

Começou a contagem regressiva: faltam apenas 1 semana para o grande sorteio de R$ 30 milhões da Dupla de Páscoa...

Economia15 minutos atrás

Além das lives: setor de eventos para área empresarial se reinventa na pandemia

Divulgação / MM Eventos Durante 2020, a MM Eventos realizou transmissões semi-presenciais, com a equipe de produção, e totalmente virtuais...

Mulher15 minutos atrás

“Quero que as pessoas trans se mantenham fortes”, diz modelo Alice Felis

Léo Fegherazzi Modelo Alice Felis fala sobre vida após agressões, carreira profissional e confirma participação em reality Resumo 8 meses...

Esportes15 minutos atrás

Flamengo conhece seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021

No início da tarde desta sexta-feira (09), o Flamengo ficou conhecendo seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021,...

Tecnologia20 minutos atrás

Hackers querem roubar dados sobre a sua saúde; saiba por que e se proteja

Unsplash/National Cancer Institute Médicos estão na mira de hackers Resumo Sobretudo com o uso da telemedicina, hackers estão mirando em...

Tecnologia1 hora atrás

Netflix: confira os lançamentos para aproveitar no final de semana

Unsplash/Thibault Penin Veja os lançamentos da semana na Netflix Uma lenda da música country recebeu uma homenagem à altura em...

Carros e Motos1 hora atrás

Veja cinco versões do Volkswagen Up! que nunca tivemos no Brasil

Resumo Lançado em 2014 no Brasil, o Volkswagen Up brasileiro era mais longo que o europeu Linha 2021 tinha espaço...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!