conecte-se conosco


Nacional

Guaidó convoca manifestação por ajuda humanitária na Venezuela

Publicado

em


Juan Guaidó se autoproclamou presidente da venezuela no dia 23 de janeiro e foi reconhecido por diversos países, inclusive o Brasil
Reprodução

Juan Guaidó se autoproclamou presidente da venezuela no dia 23 de janeiro e foi reconhecido por diversos países, inclusive o Brasil

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, convocou para hoje (12) uma manifestação em defesa da ajuda humanitária, que vem sendo oferecida por venezuelanos e estrangeiros. Devido a crise política, as doações encontram dificuldade para chegar aos destinatários.

Leia também: Esquerda terá que engolir queda de Maduro, diz Ernesto Araújo

Juan Guaidó usou sua conta no Twitter para divulgar a campanha “vamos bem”, em que apela para que todos contribuam com os mais necessitados. Segundo ele, há 300 mil venezuelanos em risco de morte. “O momento é de união e luta”, disse.

Na segunda-feira (11), Guaidó postou nas redes sociais a primeira entrega da ajuda humanitária internacional. O político informou que foram distribuídas 1,7 milhão de cestas de suplementos alimentares destinadas a mulheres grávidas e crianças em estado de desnutrição.

Desde o início da crise venezuelana, o governo de Nicolás Maduro tem recusado ajuda oferecida pelo Brasil e outros países. Na última semana, agentes das forças armadas chegaram a usar caminhões para bloquear estradas por onde supunham que chegariam mantimentos vindos da Colômbia.

Indígenas da etnia Pemon afirmaram que possibilitarão a entrada de ajuda pelas suas terras, que ficam na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.

Juan Guaidó lidera articulação internacional

Na quinta-feira (14) acontecerá em Washington, capital dos Estados Unidos, a Conferência Mundial sobre a Crise Humanitária na Venezuela. Especialistas, empresários e organizações não governamentais humanitárias de mais de 60 países articularão esforços para atender às necessidades dos venezuelanos.

Leia mais:  EUA ofereceram oportunidade para Maduro deixar a Venezuela, diz jornalista

Leia também: Grupo de Contato Internacional defende “solução interna” para a Venezuela

O deputado Lester Toledo foi escolhido por Juan Guaidó para coordenar o envio de ajuda. Ele afirmou na segunda-feira (11) que as forças contrárias a Nicolás Maduro preparam uma entrada de medicamentos e alimentos no país pela Colômbia, pelo Brasil e por via marítima.

A chegada de mantimentos deve acontecer de forma simultânea, “como um rio humano, com gente, venezuelanos que virão à fronteira buscar eles mesmos a ajuda humanitária”, disse Toledo, em Brasília. Ele não informou exatamente quando essa ação irá acontecer, mas disse que deve ocorrer nas próximas semanas.

Nesta segunda, Toledo se reuniu com o chanceler Ernesto Araújo em Brasília e com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Eles definiram a instalação de um centro de distribuição de ajuda humanitária em Roraima.

María Teresa Belandria, escolhida por Juan Guaidó para  atuar como embaixadora no Brasil, também participou das reuniões. Ela passará a semana em Brasília organizando as doações. Segundo a diplomata, as prioridades são alimentos, medicamentos, transporte e logística.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Publicado

em


Família de Luciano Macedo
Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército

O enterro do catador de material reciclável Luciano Macedo, 27 anos, acontecerá nesta sexta-feira (19) à tarde, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio. A família não divulgou o horário do sepultamento.

Leia também: Morre catador baleado pelo Exército ao ajudar família alvo de 80 tiros no Rio

Luciano levou três tiros no domingo (7), ao tentar ajudar a família do músico Evaldo dos Santos Rosa, o Manduca, 51 anos, que teve o carro atingido por 83 tiros disparados por militares do Exército , quando passava por Guadalupe, zona norte do Rio. O músico morreu na hora. Os militares confundiram o carro de Evaldo com um veículo também branco que havia sido roubado por ladrões.

De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciano morreu na madrugada de ontem (18), no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Em nota, a secretaria informou que “todos os esforços clínicos necessários foram realizados por profissionais multidisciplinares do Hospital Estadual Carlos Chagas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento ao paciente Luciano Macedo, vítima de perfuração por arma de fogo que deu entrada na unidade no último dia 7″.

A SES esclareceu que o paciente “apresentava estado de saúde gravíssimo desde a entrada na unidade, o que impossibilitava sua transferência”. No dia 17, Luciano Macedo foi submetido a uma cirurgia torácica, mas acabou morrendo às 4h20 da madrugada de ontem (18). O catador deixou mulher, Daiana Horrara, grávida de cinco meses.

Leia também: Bolsonaro diz que “exército não matou ninguém” sobre tiros em músico

Leia mais:  Homens armados invadem casa e matam pai e filho de 2 anos

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz conseguiu, por meio de doações, enxoval para o bebê e dinheiro para alugar casa para a viúva. De acordo com o advogado da família do catador, João Tancredo, nove tiros disparados pelos militares do Exército atingiram outro veículo estacionado do outro lado da rua. 

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo
Regional15 minutos atrás

Bandidos baleados em assalto a posto de Gasolina

 BARRA S. FRANCISCO (ES) – Policias do 11º BPM, foram acionados na noite desta quinta-feira (18), por volta das 20h30min,...

Estadual23 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes34 minutos atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia52 minutos atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional1 hora atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher1 hora atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional3 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana