conecte-se conosco



Nacional

GSI diz que cabe às autoridades optar por celular seguro

Publicado

em

Augusto Heleno arrow-options
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados – 10.7.19

O General Augusto Heleno comanda o Gabinete de Segurança Institucional

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência divulgou nota oficial nesta quinta-feira para comentar o comunicado em que o Ministério da Justiça relata sobre ataques cibernéticos aos celulares do presidente Jair Bolsonaro. As invasões teriam sido feitas pelos supostos hackers presos pela Operação Spoofing, que teriam invadido também as contas do Telegram do ministro da Justiça, Sergio Moro, e de outras autoridades.

Leia também: Foco de crises, comunicação de Bolsonaro terá novo secretário de imprensa

O GSI , comandado pelo ministro Augusto Heleno, informou que disponibiliza ao governo federal, por intermédio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um aparelho celular denominado Terminal de Comunicação Seguro (TCS) e que cabe às autoridades “optar pelo equipamento e operá-lo conforme suas necessidades funcionais”.

O TCS, que contém tecnologia própria da agência, possui funções de chamada de voz e troca de mensagens e arquivos, “criptografados com algoritmos de Estado”, mas não permite a instalação de aplicativos comerciais, como o WhatsApp , por exemplo. Em café da manhã com jornalistas no mês passado, Bolsonaro afirmou que continuava a usar o app, ignorando a recomendação do GSI.

Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que, por questão de segurança nacional, foi informado pela Polícia Federal (PF) de que aparelhos celulares utilizados pelo presidente sofreram ataques pelo grupo de supostos hackers que foi preso na última terça-feira. “Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Presidente da República”, informou.

‘Brasil não é mais terra sem lei’, diz Bolsonaro

No Twitter, no fim da manhã desta quinta-feira, Bolsonaro disse que os ataques são “um tentado grave contra o Brasil e suas instituições”. Ele cobrou que os autores sejam “duramente punidos” e afirmou que “o Brasil não é mais terra sem lei”. O presidente também garantiu que não há conteúdo comprometedor nos dados de seus celulares.

“Por oportuno, informo que jamais tratei temas sensíveis ou de segurança nacional via celular”, acrescentou. 

O GSI informou ainda que, considerando a complexidade do tema, nos cenários nacional e internacional, publica preventivamente recomendações e alertas de segurança à administração pública federal, no site do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo.

Leia também: Witzel quer apoio de evangélicos para candidatura à Presidência em 2022

“Por fim, ressaltamos que detalhes e desdobramentos sobre o assunto serão apurados por Inquérito instaurado pela Polícia Federal”, concluiu a nota. 

Comentários do Facebook

Nacional

“Lamento todos os mortos, mas é destino de todo mundo”, diz Bolsonaro

Publicado

em


source
o presidente jair bolsonaro fala em coletiva
Agência Brasil

Bolsonaro voltou a defender cloroquina em fala aos manifestantes: “é o que aparece no momento”


Na manhã de hoje, 02, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse a apoiadora na saída do Palácio do Alvorada que morte é o “destino de todo mundo”. Ele se referia ao número de mortos pela Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, no Brasil.

Leia também: Torcidas e Frente Povo Sem Medo marcam atos contra Bolsonaro para domingo

“A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”, afirmou Bolsonaro. A frase tinha o intuito de ser um conforto para pessoas que perderam familiares e amigos em decorrência da pandemia do novo coronavirus.

O presidente voltou a defender o uso do tratamento com cloroquina e hidroxicloroquina e pede para que pessoas que se posicionam contra o uso do medicamento “deem alternativa”.

“Que diga ‘sou contra isso’, mas aponte qual é a outra [alternativa]. Sabemos que pode ser que não seja tudo isso que alguns pensam. Mas é o que aparece no momento. Pode [não ser tudo isso], mas tem muito relato de pessoas, muito médico favorável. A briga farmacêutica é muito grande”, falou aos apoiadores.

Leia também: Compras, solicitação de auxílio e filiação ao PT com dados do presidente

As falas de Bolsonaro foram proferidas em mais um dia recorde no registro de número de mortes. Foram 1.262 novos óbitos em 24 horas , o que totaliza 31.199 em todo país. O número de casos também cresce: só hoje foram quase 29 mil, totalizando 555.383. No início do mês de maio, o número de pessoas infectadas estava na faixa dos 91 mil.

O Brasil está atrás dos Estados Unidos (105.003), Reino Unido (39.123) e Itália (33.475) em questão de número de mortes pela Covid-19, é o que aponta a Universidade Johns Hopkins.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política38 minutos atrás

Hugo Leal, pré-candidato a prefeito do Rio, é o entrevistado na live do Dia

Divulgação/O Dia Hugo Leal é pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PSD Hugo Leal , um dos pré-candidatos à prefeitura...

Nacional3 horas atrás

“Lamento todos os mortos, mas é destino de todo mundo”, diz Bolsonaro

Agência Brasil Bolsonaro voltou a defender cloroquina em fala aos manifestantes: “é o que aparece no momento” Na manhã de...

Estadual3 horas atrás

Emes promove curso ao vivo sobre revisão dos contratos de consumo e dever de renegociar

. A formação acontece no dia 10 de junho por meio de plataforma digital. A Escola da Magistratura do Espírito...

Estadual3 horas atrás

Vítima de golpe por e-mail falso tem pedido de indenização negado em Aracruz

. A juíza entendeu que autor não tomou a devida cautela antes de enviar sua mercadoria ao falsário. Um homem...

Estadual3 horas atrás

3ª Câmara Cível mantém indenização de criança lesionada em desabamento de teto de creche

. O município de Serra foi condenado a indenizar a autora em R$8 mil, a título de danos morais, por...

Estadual3 horas atrás

1º Juizado Especial Cível de Serra adota medidas para dar celeridade aos processos

. Iniciativa leva em consideração os reflexos da pandemia de Covid-19. O 1º Juizado Especial Cível de Serra tem tomado...

Estadual3 horas atrás

Cejuscs utilizam nova tecnologia para realizar sessões de mediação online

. A plataforma MOL, específica para a mediação, permite a assinatura eletrônica e a gestão dos casos, entre outras ferramentas....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!