conecte-se conosco


Política

Grupos organizam protestos anti-Bolsonaro em Israel

Publicado

em

Duas manifestações contra a presença do presidente do Brasil em Israel já foram convocadas pelo Facebook; centenas de pessoas marcaram interesse

TELAVIV, ISRAEL (FOLHAPRESS) – Bandeiras brasileiras enfeitam desde esta quinta-feira (28) a entrada de Jerusalém, em antecipação à visita do presidente Jair Bolsonaro, que desembarca em Israel neste domingo (31) para uma estadia de quatro dias.

Porém, nem todos estão satisfeitos com a visita.

Duas manifestações contra a presença de Bolsonaro em Israel já foram convocadas pelo Facebook, com centenas de pessoas dizendo-se interessadas ou confirmando presença.

A primeira manifestação está marcada para o próprio domingo, horas depois da chegada do presidente, em frente à embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Foi convocada pela Associação Pró-LGBT uma ONG israelense em defesa dos direitos dos homossexuais.

Na justificativa pelo protesto, os integrantes da ONG escreveram: “‘Prefiro que meu filho seja morto em um acidente do que ser gay’, ‘É preciso bater em homens se beijando na rua’. Essa é uma pequena seleção dos ideais exemplares do novo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Em 31 de março, o presidente chega para uma visita e não pretendemos ficar calados”.

Pelos números da página, 346 pessoas se mostraram interessadas no evento, até esta quinta (28), sendo que 123 confirmaram presença.

O protesto foi convocado em janeiro, logo após a visita do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu ao Brasil para participar da posse de Bolsonaro.

Mas nem todos os membros da ONG parecem saber muito sobre o presidente brasileiro.

“Quem é esse homem?”, pergunta Nina Novikov.

“Há tantos protestos contra ele em tantas áreas: ecológica, social, direitos humanos, direitos dos animais e mais. Como ele pode ser o presidente?”

A segunda manifestação anti-Bolsonaro foi convocada por diversos grupos judaicos brasileiros, entre eles o “JuProg” (Judeus Progressistas do Brasil).

Na página na internet, a justificativa para a manifestação é “mostrar que o fascista Jair Bolsonaro não é bem vindo a Israel”.

O evento está marcado para 2 de abril, um dia antes da partida do presidente de volta ao Brasil, no Centro de Jerusalém.

Por enquanto, apenas cerca de 60 pessoas se mostraram interessadas, talvez porque boa parte dos brasileiros que moram em Israel apoiou a eleição de Bolsonaro.

No segundo turno das eleições presidenciais, 73% dos 534 eleitores brasileiros que compareceram às urnas, em Israel, votaram em Bolsonaro.

O candidato do PT, Fernando Haddad, recebeu apenas 21% dos votos.


(*NAM)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Após pedido de Casagrande, Hartung veta redução de imposto de energia
publicidade

Política

Pesquisa do Instituto Perfil, já apontava vitória de Edmilson Meireles, ontem em Irupi

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Numa Pesquisa Eleitoral, realizada nos dias 11 e 12 de Abril do corrente ano, o Instituto Perfil, já havia apurado o favoritismo do candidato Edmílson Meireles, que foi eleito prefeito ontem, na cidade de Irupi (ES). Município localizado na região do Caparaó, divisa entre ES e MG.

A eleição em Irupi, foi anulada pelo TRE-ES, e a justiça determinou que fosse feita uma nova eleição, em 05 de maio (ontem).

Na eleição realizada ontem, Edmílson Meireles (MDB) obteve 60,85% dos votos, contra 39,15% do seu oponente, Raphael Fonseca (PSL).

Na Pesquisa realizada há 23 dias antes do pleito, considerando apenas os votos válidos, o Instituto Perfil apurou Edmílson com 68,84%, enquanto Raphael aparecia com 31,16%. Foram ouvidas na ocasião 363 eleitores, em todos os setores da cidade, e a margem de erro do projeto de pesquisa era de 3,89%, para mais ou para menos.

Apesar do percentual de vitória do candidato do MDB, ter diminuído cerca de 8%, o Instituto, através do seu diretor e pesquisador, Erasmo Lima, pondera: “Era algo que poderia acontecer, quem está com relativa vantagem, as vezes, na reta final tira um pouco o pé do acelerador (gerando assim menos despesa de campanha), enquanto que o oponente faz, justamente o contrário, pisa mais fundo, buscando tirar a diferença na reta final, isso inclusive, vez por outra, pode dar certo. Mas, neste caso específico de Irupi, era bem pouco provável, salvo um deslize muito grande do Meireles.

Para tanto, o diretor conclui: A sustentação dos números, podem vir de várias formas. No caso do Edmílson, ele tinha disputado a eleição anterior, onde teve cerca de 49,5% dos votos, ou seja, quase a metade da população esteve com ele, com sua derrota, era natural, que o vencedor, ao assumir, tivesse desgaste, e isso obviamente fortaleceria ele, que perdeu. E foi o que aconteceu. Sem contar, que quanto perguntávamos (uma questão da Pesquisa)… Se o eleitor o achava, honesto ou desonesto, 60,60% foram na primeira opção, isso é um bom número.

Essa e outras variáveis, nos davam a certeza, mesmo há 23 dias atrás, que o pleito estava praticamente decidido. Apesar de que, o termo…decidido…numa campanha eleitoral, é sempre perigoso. Tem que saber jogar o jogo, finaliza o pesquisador.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Assalto a bancos em interior de SP termina com 11 mortos
Continue lendo
Nacional5 minutos atrás

Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

Reprodução/Facebook Família de brasileiros é encontrada morta por inalação de gás que vazou em apartamento alugado no Chile Seis turistas...

Nacional5 minutos atrás

Em 10 anos, acidentes de trânsito feriram 1,6 milhão e custaram R$ 2,9 bi ao SUS

Agência Brasil Seis de cada dez casos de acidentes graves envolvem pessoas entre 15 e 39 anos Os acidentes no...

Nacional5 minutos atrás

São Paulo registra aumento de 15% no número de mortes de civis por policiais

Reprodução/WhatsApp – 4.4.19 Nos três primeiros meses de 2019, houve 182 mortes de civis por policiais no estado de São...

Nacional5 minutos atrás

UE inicia hoje a eleição ‘mais importante da história’ para o bloco; entenda

Pietro Naj-Oleari/ European Parliament – 15.7.16 Bandeira da União Europeia a meio mastro, na sede do Parlamento Europeu na cidade...

Nacional5 minutos atrás

Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

Reprodução/Facebook Família de brasileiros é encontrada morta por inalação de gás que vazou em apartamento alugado no Chile Seis turistas...

Entretenimento6 minutos atrás

Autor brasileiro emplaca obra que pode ser o próximo “Harry Potter”

“Espírito Perdido” é o mais novo trabalho de P.J. Maia. Misturando o universo de deuses e humanos, a obra conta...

Esportes21 minutos atrás

VAR em ação! Confira os melhores memes sobre árbitro de vídeo na web

O VAR, que é a sigla em inglês de “Video Assistant Referee”, ou árbitro de vídeo , no português mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana