conecte-se conosco


Agricultura

Grupo de trabalho inicia atividades do Observatório da Agropecuária

Publicado

em

O grupo de trabalho criado para identificar os sistemas e bases de informações que vão fazer parte do Observatório da Agropecuária Brasileira iniciou as atividades nesta quarta-feira (18). No primeiro encontro, representantes do ministério e de parceiros como a Embrapa, Conab, Inmet e CNA definiram o cronograma de trabalho com o que será entregue nos próximos meses.

Já em outubro, os inventários das bases das entidades vinculadas ao projeto serão mapeados e as prioridades definidas. “É o primeiro passo para a concretização do Observatório. Cada um dos parceiros já tem esse dever de casa para começarmos a fazer a sistematização e a priorização dos dados”, explicou o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo.

O Observatório foi lançado no início do mês pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A ferramenta dará a gestores amplo acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário.

Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ainda de acordo com o secretário, a intenção é que a ferramenta possa reunir, no futuro, dados produzidos por outras áreas, mas tenham relação com a agropecuária.

“O Observatório é de todo mundo. A academia, por exemplo, poderá vir a colaborar com ele em breve. É uma iniciativa muito maior, não só da nossa secretaria”, afirma.

Quando reunidas, as bases de dados poderão ser acompanhadas em uma sala de situação interativa instalada na Secretaria de Inovação, no edifício-sede do Mapa. Nesse local, será possível fazer o cruzamento de diferentes bases de dados sobre agropecuária e que poderão ser visualizados em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence).

Leia mais:  UVA/CEPEA: Vinho brasileiro ganha espaço no mercado internacional

O espaço conta com tecnologia de ponta, 12 telas de vídeos integradas, além de recursos de interligação de dispositivos móveis, computadores e videoconferência. Entre as informações disponibilizadas estão imagens de satélite, gráficos com dados econômicos, comerciais e de produção nacional e regional.

Informações à imprensaCoordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Brasil e Índia firmam cooperação técnica em produção animal

Publicado

em

Os governos do Brasil e da Índia firmaram neste sábado (25) declaração conjunta para cooperação na área de produção animal. O documento foi celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Pesca, Pecuária e dos Laticínios da Índia (Departamento de Pecuária e Lácteos – DAHD), durante a visita de Estado do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático.

O acordo prevê cooperação em sanidade animal (comércio de animais, material genético e produtos de origem animal), que envolve pecuária e pesca; capacitação técnica (assistência técnica, cursos e estágios e transferência de tecnologia em reprodução animal) e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

Brasil e Índia também se comprometeram na instalação de um Centro de Excelência em Pecuária Leiteira em território indiano, além da promoção comercial e investimento entre os setores privados dos dois países, com destaque para atuação de empresas brasileiras de genética bovina na Índia.

O Mapa foi representado pela ministra Tereza Cristina e pelos secretários Jorge Seif Júnior (Aquicultura e Pesca) e Orlando Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais).

Na declaração, Brasil e Índia referendaram memorando de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Departamento de Pecuária e Lácteos da Índia, firmado em 2016, para capacitação de técnicos indianos em fertilização in vitro.

Informações à imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Leia mais:  MILHO/CEPEA: Exportação mantém preço em alta
Continue lendo
Economia27 minutos atrás

Uma nova reforma da Previdência será necessária em dez anos

“O assunto não está esgotado porque fizemos uma reforma paramétrica, ou seja, com foco no tempo de contribuição e idade....

Entretenimento27 minutos atrás

Carnaval no Brasil: 20 famosos internacionais que já caíram na folia

O carnaval é uma festa bem brasileira e tem muito gringo que vem ao Brasil juntamente para cair na folia....

Mulher40 minutos atrás

Nutrição e bronzeado: quais alimentos ajudam a cuidar da pele no verão?

O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados com a pele. Para proteger...

Mulher53 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 26 de janeiro de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente Leia também: Horóscopo Chinês: o...

Carros e Motos53 minutos atrás

Guardiola já danificou seus carros em R$ 2,5 mi na Inglaterra

arrow-options Reprodução/Twitter O treinador espanhol do Manchester City Pep Guardiola que já teria gasto R$ 2,5 mi para reparar sua...

Economia1 hora atrás

Perfil paulistano: veja as profissões com mais oportunidades em São Paulo

arrow-options Marcelo Camargo/ABr São Paulo é a terra das oportunidades para profissionais como vendedores e analista de sistemas A cidade...

Tecnologia1 hora atrás

Assim como futebol americano, EUA quer criar liga de Fortnite nas escolas

arrow-options Divulgação/Epic Games Fortnite se torna esporte em escolas norte-americanas A startup PlayVS fez um contrato de parceria com a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana