conecte-se conosco


Direto de Brasília

Greve Geral pelo Clima acontece nesta sexta em São Paulo

Publicado

em


A estudante sueca Greta Thunberg é símbolo da greve arrow-options
Reprodução/Instagram Greta Thunberg
A estudante sueca Greta Thunberg é símbolo da greve












Cidadãos do mundo inteiro irão as ruas em protesto por ações de combate às mudanças climáticas . Em São Paulo, a greve ocorrerá sexta-feira (20), a partir das 16h no MASP (Museu de Arte de São Paulo).  O ato está sendo organizado pela Coalizão pelo Clima São Paulo, uma articulação que reúne diversas entidades e indivíduos que tratam da emergência climática em curso, incluindo o Greenpeace . A mobilização está confirmada em pelo menos 35 cidades, entre elas Araraquara, Indaiatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.

Leia também: Reflorestamento garante pecuária sem queimadas onde fogo arde na Amazônia

Relatórios recentes sobre o aquecimento global demonstram que a atividade humana tem influenciado gravemente a vida de outros ecossistemas .  Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), tivemos elevação de 0,87 °C na temperatura da Terra e os brasileiros têm um papel fundamental no enfrentamento da emergência climática , já Amazônia é responsável pela regulação do clima , e o uso do solo nosso principal fator de emissão. 

Leia também: Sinais do aquecimento global: Pico da Suécia perde o título de mais alto

Início do movimento

Em novembro de 2015 um movimento precursor ocorreu às vésperas da Conferência sobre o Clima em Paris. Cerca de 50 mil pessoas foram às ruas, defendendo temas que reivindicavam o uso de combustíveis fósseis, o desenvolvimento de fontes energéticas alternativas e garantia dos direitos dos refugiados climáticos – em oposição à xenofobia.

Entretanto, foi em agosto de 2018, desencadeada por Greta Thumberg – uma estudante sueca de até então 15 anos – que a Greve Global pelo Clima passou para uma nova fase. Hoje  são os jovens de diversos países que mais pressionam a sociedade a tomar atitudes contra as mudanças climáticas .

Leia mais:  Pesquisa mostra que 97% das mulheres já sofreram assédio em transporte

Leia também: Com apoio de irmão de Bolsonaro, ruralistas tentam barrar demarcação de terras

“A nossa casa está sendo destruída para satisfazer nosso modo de produção e consumo e este momento é uma grande oportunidade para começarmos uma conversa sobre o que está ao nosso alcance. Mudar o rumo dessa história está nas nossas mãos, mas grande parte dessa responsabilidade dividimos com os governantes, que pouco ou quase nada estão fazendo para migrar para uma economia que reduza seu impacto na elevação de temperatura da Terra em ritmo tão acelerado”, comenta Fabiana Alves, da campanha de Clima do Greenpeace Brasil.

Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Alexandre de Moraes vota a favor de prisão após segunda instância

Publicado

em

source
Ministro Alexandre de Moares arrow-options
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ministro votou contra o ministro Marco Aurélio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou a favor do cumprimento antecipado de pena após condenação em segunda instância . Com o voto, o placar está em 1 a 1 após o ministro Marco Aurélio Mello votar contra a pauta.

No início da leitura do voto, Moares disse que “toda vez que se altera a jurisprudência se fala em evolução”, mas que, às vezes, também há uma “involução”.

Acompanhe ao vivo: STF retoma julgamento sobre prisão em segunda instância

Em seguida, o ministro fez uma defesa da democracia e ciriticou ameaças à Corte. “Paixões políticas e ideológicas resultaram em ameaças ao STF, muito acima das salutares  manifestações de uma democracia. Relatores foram chamados de levianos e corruptos por ter uma posição contrária”, afirmou.

Na sustentação do voto, Moraes disse que “alterações de posicionamento não produziram nenhum impacto significativo no sistema penitenciário nacional” e que não vê que os princípios de presunção de inocência e de não culpabilidade serão feridos. “A decisão de segundo grau é fundamentada”, completou.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Dallagnol recusa convite para explicar trocas de mensagens com Moro na Câmara
Continue lendo
Economia12 minutos atrás

Uma nova reforma da Previdência será necessária em dez anos

“O assunto não está esgotado porque fizemos uma reforma paramétrica, ou seja, com foco no tempo de contribuição e idade....

Entretenimento12 minutos atrás

Carnaval no Brasil: 20 famosos internacionais que já caíram na folia

O carnaval é uma festa bem brasileira e tem muito gringo que vem ao Brasil juntamente para cair na folia....

Mulher25 minutos atrás

Nutrição e bronzeado: quais alimentos ajudam a cuidar da pele no verão?

O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados com a pele. Para proteger...

Mulher38 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 26 de janeiro de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente Leia também: Horóscopo Chinês: o...

Carros e Motos38 minutos atrás

Guardiola já danificou seus carros em R$ 2,5 mi na Inglaterra

arrow-options Reprodução/Twitter O treinador espanhol do Manchester City Pep Guardiola que já teria gasto R$ 2,5 mi para reparar sua...

Economia59 minutos atrás

Perfil paulistano: veja as profissões com mais oportunidades em São Paulo

arrow-options Marcelo Camargo/ABr São Paulo é a terra das oportunidades para profissionais como vendedores e analista de sistemas A cidade...

Tecnologia59 minutos atrás

Assim como futebol americano, EUA quer criar liga de Fortnite nas escolas

arrow-options Divulgação/Epic Games Fortnite se torna esporte em escolas norte-americanas A startup PlayVS fez um contrato de parceria com a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana