Em Nota Técnica, a secretaria de Estado da Saúde orienta o uso da barreira de proteção e alerta para o crescimento exponencial dos casos
Diante da expansão da 5ª onda de covid-19 no Espírito Santo, a secretaria de estado da Saúde publicou uma Nota Técnica onde recomenda o retorno do uso de máscaras nas escolas e em ambientes fechados de maneira geral. O documento, publicado nesta quarta-feira (9), é assinado pelo subsecretário, Luiz Carlos Reblin.
LEIA MAIS: Novo teste rápido detecta covid-19 na saliva e indica a carga viral
A nota justifica que a recomendação tem como objetivo reduzir a propagação do vírus da covid-19 e mitigar os impactos provocados, na saúde da população, e no sistema.
No caso das instituições de ensino, a nota traz o seguinte texto: “Em ambientes educacionais, a recomendação do uso adequado e contínuo das máscaras, cobrindo adequadamente o nariz, representa um importante suporte de proteção contra a cadeia de transmissão do vírus SARS-Cov-2 entre alunos e profissionais da educação.”
LEIA MAIS: Atirador invade escola e mata jovem dentro de sala de aula
O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, já havia alertado para a curva crescente de casos positivos durante coletiva de imprensa na tarde da segunda-feira (06). Na ocasião, ainda reforçou sobre a orientação do uso de máscaras em ambientes fechados e também nos coletivos.
“O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana”, afirmou o secretário”.
Onde testar
Pelo Estado, estão disponíveis a testagem por livre demanda (sem agendamento):
– Rodoviária de Vitória (Vitória): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno;
– Ufes (Campi Maruípe e São Mateus): de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para realização de Teste Rápido de Antígeno;
– Terminal de Laranjeiras (Serra): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno.
Para a testagem por agendamento é realizada no www.agendamento.saude.es.gov.br, para testes de RT-PCR, e ocorrem:
– Aeroporto de Vitória (Vitória): todos os dias, 24h;
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o HIMABA (Vila Velha): segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h;
Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.