conecte-se conosco


Direto de Brasília

Governo e oposição venezuelana chegam a Barbados para continuar diálogo

Publicado

em

Nicolás Maduro arrow-options
Reprodução/Twitter/NicolasMaduro
Representantes do governo Maduro vão se encontrar com a oposição, liderada por Juan Guaidó

O governo e a oposição venezuelana retomaram nesta segunda-feira (15) as negociações em Barbados, no Caribe, para tentar tirar o país do impasse político. Na semana passada, os dois lados concordaram em estabelecer um grupo de trabalho permanente, após concluírem a primeira rodada das conversas no país caribenho, mediadas pela Noruega.

Leia também: Vestido em traje sadomasoquista, homem misterioso assusta mulher na Inglaterra

 A retomada das conversas foi confirmada pelo ministro da Informação venezuelano, Jorge Rodrigues, no Twitter: “Continuamos com a abordagem fundamental do presidente Nicolás Maduro: um diálogo permanente para a paz, para a resolução constitucional e democrática das divergências políticas”, escreveu Rodríguez, que anunciou em um vídeo a chegada da delegação do governo para encontro com a oposição venezuelana . “Seguimos as palavras do Papa Francisco para que possamos resolver as controvérsias e dificuldades nessa mesa de diálogo por meios pacíficos”.

O pontífice fez votos no domingo de que as partes possam  “chegar o quanto antes a um acordo que ponha fim ao sofrimento do povo pelo bem do país e de toda a região”.

Rodriguez é acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez, cujo nome é especulado como possível candidato pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

O chefe negociador da oposição, Stalin González, por sua vez, tinha previamente confirmado que a sua delegação se encontrava de regresso a Barbados para as conversações. A oposição, apoiada pelos Estados Unidos, pretende o afastamento do presidente venezuelano, Nicolás Maduro , que se nega a abandonar o cargo.

Leia mais:  Jovem é preso após áudio de vídeo-game flagrar estupro durante partida de GTA

Sobre a mesa das conversas, estaria a convocação de novas eleições, e questões como se o presidente seria ou não candidato e em quanto tempo o pleito poderia ocorrer. Além disso, não há consenso sobre se Maduro permaneceria ou não no poder no período até o processo eleitoral.

Na semana passada, a Noruega pediu aos negociadores que tomem  “extrema cautela em seus comentários e declarações sobre o processo”. No entanto, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, negou que a convocação de novas eleições , a principal demanda da oposição, esteja sendo discutida.

Leia também: Conheça as deputadas que Trump quer mandar de volta para seus ‘países de origem’

A Venezuela atravessa um período de grande tensão política desde janeiro, quando Maduro tomou posse para um segundo mandato de seis anos, não reconhecido pela oposição venezuelana e por cerca de 50 países. Em resposta, o líder do parlamento, Juan Guaidó, se auto-proclamou-se presidente interino, alegando diversos artigos da Constituição venezuelana.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Tribunal autoriza que Gleisi Hoffmann atue como advogada de Lula

Publicado

em

source
Gleisi Hoffmann enxuga Lula arrow-options
Edilson Santos/Agência O Globo
Gleisi Hoffmann está autorizada a atuar como advogada de Lula


O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), deferiu na última segunda-feira (12) liminar em mandado de segurança autorizando a deputada federal Gleisi Hoffmann a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: Nova delação de Palocci implica Lula, Dilma, Gleisi, Lindbergh e outros petistas

A parlamentar recorreu ao Tribunal após ter o pedido de acesso pessoal a Lula na qualidade de advogada negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba. Segundo Gleisi , ela teria sido instituída advogada por Lula para ajuizar ação indenizatória em face das ofensas proferidas contra ele nas redes sociais na ocasião do falecimento de seu neto.

Gebran frisou que é uma garantia fundamental ao preso a assistência por advogados, não sendo razoável limitar-se tal direito. “A incompatibilidade (proibição total) limita-se aos parlamentares que integrem a mesa diretora do Poder Executivo, o que não é o caso”, analisou o magistrado.

O desembargador, entretanto, salientou que  Gleisi Hoffmann deverá cumprir o regramento de visitação estipulado pela Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Bebê nasce com “três cabeças” e pai tenta enterrá-lo vivo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Esportes7 minutos atrás

Galo sai perdendo, perde pênalti, mas consegue virada sobre o La Equidad

arrow-options Reprodução / Conmebol Atlético-MG x La Equidad pela Sul-Americana Definitivamente não tem jogo para o torcedor do Atlético-MG. Quem...

Esportes7 minutos atrás

Palmeiras vence o Grêmio com golaço de Scarpa e mais uma expulsão de Felipe Melo

arrow-options Reprodução / Conmebol Scarpa comemora gol do Palmeiras Na noite desta terça-feira, Grêmio e Palmeiras abriram a disputa das...

Economia1 hora atrás

Os jatinhos da discórdia

arrow-options Divulgação O apresentador Luciano Huck acusado de ter comprado um avião a prazo Apenas a hipocrisia, a má fé,...

Entretenimento3 horas atrás

Amigo de Anitta a filma no chuveiro e ela diz que toma banho com Scooby

Nesta terça-feira (20) Thiago Fortes , amigo de Anitta , filmou a cantora durante o banho. Enquanto filmava, o maquiador...

Economia3 horas atrás

Nova linha de crédito para a casa própria: valor final pode ficar maior

arrow-options Palácio do Planalto/Flickr presidente da CAIXA, Pedro Guimarães anuncia nova linha de crédito para casa própria com reajuste pela...

Nacional3 horas atrás

Maduro e Trump confirmam contatos diretos entre Venezuela e Estados Unidos

arrow-options Reprodução/Twitter e Official White House Photo/Tia Dufour Nicolás Maduro e Donald Trump confirmam contatos diretos entre Venezuela e Estados...

Esportes3 horas atrás

Fluminense age rápido e contrata Oswaldo de Oliveira como novo técnico

arrow-options Site oficial Oswaldo de Oliveira O Fluminense agiu rápido e um dia após demitir Fernando Diniz, fechou com o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana