conecte-se conosco


Direto de Brasília

Governo do Rio de Janeiro vai colocar PMs armados dentro de escolas públicas

Publicado

em


Nova medida do governo do Rio será paga com recursos da Secretaria de Educação
Reprodução/Wikipedia

Nova medida do governo do Rio será paga com recursos da Secretaria de Educação

O governo do Rio de Janeiro quer colocar policiais militares armados dentro das escolas municipais e estaduais. Inicialmente, 40 escolas vão receber a nova medida, paga com recursos da Secretaria de Educação. 

Leia também: Ministro da Educação dança frevo em público durante visita ao Recife; assista 

A iniciativa será bancada por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), vindo da Secretaria de Educação do governo do Rio . Os PMS deverão manifestar interesse voluntariamente e poderão receber uma gratificação para trabalhar nas escolas nos períodos em que estariam de folga.

A ideia é que a medida tenha início em julho. De acordo com o secretário de educação, Pedro Fernandes, o pedido para que haja patrulhamento nos colégios foi feito por diretores. A lista das escolas ainda não foi divulgada.

“Essa foi uma das demandas que recebi durante minhas visitas a colégios. Vamos juntar esses diretores e, trabalhando em conjunto com a PM , avaliar e definir onde é possível realizar a alocação dos policiais. Inicialmente, estamos trabalhando com um número de 40 escolas”, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo

Leia também: Brasil viu total de alunos matriculados baixar 1,3 milhão no ano passado

Fernandes ainda disse que não há previsão sobre quantos agentes ficarão responsáveis pelo policiamento. “Não sabemos o efetivo exato e nem o montante que será investido. Isso depende de uma série de variáveis, como carga horária e até do número de participantes que vão aderir ao programa”, informou. 

De acordo com o secretário da Polícia Militar, Rogério Figueredo, o objetivo do governo é unir mais os policiais aos estudantes. “Aproximar o policial militar dos estudantes é um fator de grande relevância, já que as facções criminosas procuram cooptar jovens, especialmente nas áreas periféricas. É importante que uma criança ou um adolescente tenha como referência a figura do policial e não a de um criminoso”, disse. 

Leia mais:  Foca briga com polvo gigante e atira o animal no rosto de surfista; assista

Leia também: Uma em cada três matérias é dada por professor sem formação específica, diz Inep

A iniciativa de colocar policias militares dentro das escolas já chegou a ser implantada pelo governo do Rio em 2012, mas acabou suspensa por falta de recursos. 


Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

FBI prende acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com México

Publicado

em


Fronteira entre EUA e México
Reprodução/ The Washington Post

Homem acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com o México é preso pelo FBI

O FBI, a polícia federal americana, anunciou neste sábado a prisão de um homem acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com México. Identificado como Larry Hopkins, de 69 anos, ele integraria um grupo armado que tem perseguido pessoas que cruzam divisa ilegalmente no Novo México.  

Leia também: Eduardo Bolsonaro discursa nos EUA e defende construção de muro com o México

Também conhecido como Johnny Horton, Hopkins foi preso em Sunland Park, Novo México , após denúncia de que estava em posse de armas e munição ilegais. Ele se apresentou aos agentes como comandante dos Patriotas Constitucionais Unidos (UCP, na sigla em inglês), grupo voluntário paramilitar que atua na região desde fevereiro. 

O UCP tem publicado vídeos na internet nos quais seus integrantes aparecem detendo imigrantes, na maioria família centro-americanas com crianças procurando asilo nos EUA , até a chegada da polícia de fronteira americana.

Leia também: Trump diz que construção de muro na fronteira com México é questão “humanitária”

O grupo tem sido alvo de reclamações da União Americana para as Liberdades Civis, organização de defesa dos direitos humanos, e atraiu a atenção da mídia depois de exibir vídeo no último dia 16 de abril em que cerca de 300 imigrantes se rendem à UCP em seu acampamento na região da fronteira com o México.

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, disse na sexta-feira que os cidadãos não têm autoridade para deter ou prender ninguém e que a polícia e autoridades judiciárias esdtão investigando as atividades da UCP.

Leia mais:  Suspeito de clonar carro usado no assassinato de Marielle foi executado

Procurador-geral do Novo México, Hector Balderas descreve Hopkins como “um contraventor perigoso que não deveria ficar carregando armas por perto de crianças e famílias”.

Leia também: Em discurso, Trump pede união e renova apelo por muro na fronteira com México

“A prisão de hoje (sábado) pelo FBI indica claramente que a aplicação da lei deve ficar nas mãos de oficiais policiais treinados, e não vigilantes armados”, acrescenta.

Natural de Flora Vista, Novo México , Hopkins deverá ser apresentado em audiência no tribunal do distrito de Las Cruces, no mesmo estado, na manhã desta segunda no horário local, informou o FBI.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 horas atrás

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 90 milhões na próxima quarta

iG São Paulo Para concorrer ao prêmio da Mega-Sena, é preciso escolher pelo menos seis números entre os 60 disponíveis...

Direto de Brasília4 horas atrás

FBI prende acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com México

Reprodução/ The Washington Post Homem acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com o México é preso pelo FBI...

Entretenimento5 horas atrás

Morre compositor Acyr Marques da Cruz, irmão de Arlindo Cruz

Neste sábado (20), o compositor Acyr Marques da Cruz, irmão mais velho do sambista Arlindo Cruz, morreu no Rio de...

Economia6 horas atrás

Não é só Bitcoin! Conheça outras criptomoedas importantes

A primeira moeda virtual criada no mundo é também a mais famosa. Até quem não entende sobre o mercado de...

Tecnologia6 horas atrás

Lançamento: Lenovo Z6 Pro terá quatro câmeras traseiras

O Lenovo Z6 Pro, próximo smartphone da marca, será lançado no dia 23 de abril em um evento na China....

Economia6 horas atrás

Mudanças na reforma não têm impacto fiscal, diz secretário da Previdência

Antonio Cruz/ Agência Brasil Rogério Marinho afirmou que o governo vai manter o canal de negociação aberto O secretário especial...

Economia6 horas atrás

Avianca Brasil cancela mais de 1,3 mil voos até o dia 28 de abril

Divulgação/Avianca Brasil Avianca Brasil cancelou 1.305 voos e os aeroportos mais prejudicados são Guarulhos, São Paulo, e Galeão, Rio de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana