conecte-se conosco


Estadual

Governo do Estado lança Programa ES + CRIATIVO

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou, na noite desta quinta-feira (14), o Programa ES+CRIATIVO em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. A ação visa a promover a economia criativa no Estado, por meio de políticas de apoio a atividades empreendedoras do setor, como música, audiovisual, artesanato, gastronomia, games, arquitetura e moda, design.

O governador Renato Casagrande, que participou do evento, lembrou da recente missão oficial a Portugal para agendas na área da inovação. “Não podemos pensar em desenvolvimento sem inovação, sustentabilidade e economia criativa. Nós temos que fazer a junção de todas essas áreas. A inovação não pode ser um instrumento de exclusão. Quando pensamos em economia criativa, estamos pensando como podemos ofertar as pessoas para que se desenvolvam o seu talento e como esse talento pode mudar suas vidas. Temos que fazer chegar à todas as pessoas para que ninguem seja excluído”, comentou.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, explicou como o programa está funcionando. “Foram meses de construção coletiva de um programa completo, de longo prazo e estruturante. É a reunião da cultura e da criatividade como uma oportunidade de um novo vetor de desenvolvimento para o Espírito Santo”, disse.

No mesmo evento, a professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Cláudia Leitão, apresentou a palestra “Panorama da Economia Criativa”. Segundo ela, “trabalhar com isso é questão de resiliência e que precisamos pensar no tipo de desenvolvimento que queremos”.

Cláudia Leitão lembrou os incentivos fiscais criados no Governo Sarney para falar da importância do financiamento à cultura como um todo. “Na década de 1980 não se falava de economia criativa. Mas uma cultura que fomenta desenvolvimento não é economia? As políticas culturais devem pensar em economia, sim”, afirmou.

A palestra abriu a série de encontros do Seminário Internacional de Economia Criativa que acontece nesta sexta-feira (15), também no Palácio Anchieta. Finalizando a noite, a cantora Budah apresentou um pocket show.

Estiveram presentes a vice-governadora, Jaqueline Moares, os secretários Lenise Loureiro (Gestão e Recursos Humanos); Nara Borgo (Direitos Humanos); Dorval Uiliana (Turismo); Cristina Engel (Ciência e Tecnologia); Coronel Aguiar (Casa Militar) e os diretores Dênio Arantes (Fapes), Cilmar Francischetto (Arquivo Público) e Igor Pontini (RTV).

O evento é parte da Festa da Criatividade, programação realizada pela Secult em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES).

Saiba mais sobre a programação.

 

Leia mais:  Inmet emite aviso para ventos de até 74 km/h no litoral do Espírito Santo

Eixos do programa ES + Criativo

Governança: Articular, divulgar, ampliar e estimular a institucionalização de políticas públicas de economia criativa relacionadas com as políticas de desenvolvimento no Estado.

Estudo, Pesquisa e Metodologia: Levantar, sistematizar e monitorar indicadores, informações e dados sobre a Economia Criativa para a formulação de políticas públicas e incentivar a produção e a difusão de conhecimento sobre a atividade econômica criativa no Estado.

Capacitação e Formação: Formar e capacitar profissionais e empresários para a gestão de projetos e empreendimentos criativos com o objetivo de qualificar os empreendimentos, bens e serviços e ampliar a captação e uso dos instrumentos de fomento à economia criativa.

Fomento e Financiamento: Estruturar uma carteira diversificada de instrumentos para fomentar os segmentos criativos a fim de ampliar e aprimorar as oportunidades de desenvolvimento profissional, geração de novos empreendimentos e sustentabilidade de empreendimentos já existentes. Criar ou atualizar marcos legais para o fortalecimento dos setores criativos a fim de incentivar a competitividade e promoção dos bens criativos produzidos no Espírito Santo no mercado nacional e internacional.

Territórios Criativos: Identificar, desenvolver e fomentar os territórios criativos estimulando o fortalecimento das governanças e a estruturação de arranjos produtivos locais;

Redes: Sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento.

Hub da Economia Criativa: Criação e/ou adequação da infraestrutura para o desenvolvimento da economia criativa em todo Estado, estabelecendo uma rede de interlocução, articulação e colaboração entre os agentes atuantes nos municípios.

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Publicado

em

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de que o criminoso sofreu traumatismo craniano

Um motorista de transporte por aplicativo foi rendido por um criminoso, acabou sequestrado e capotou com o carro na Rodovia Leste Oeste, em Vale Encantado, no município de Vila Velha. Na tarde deste domingo (15), os destroços ainda estavam na região.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o caso ocorreu durante a madrugada deste domingo. O motorista contou para a polícia que estava parado em um posto de combustíveis no bairro Cobilândia, em Vila Velha, quando o bandido invadiu o carro e iniciou um sequestro relâmpago. Segundo o motorista, o suspeito ordenou que ele dirigisse por bairros como Santa Rita, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica.

O motorista não informou se o criminoso estava armado. Depois de passar com a vítima pelos bairros, o bandido exigiu que o motorista passasse na Rodovia Leste Oeste para chegar em Campo Grande. Com medo, a vítima acelerou o carro e, segundo informações da policia, o suspeito tentou tomar a direção do veículo. O condutor perdeu o controle da direção do carro, bateu em um poste e acabou capotando com o veículo, parando no canteiro central.

Testemunhas contaram que o bandido foi arremessado para fora do carro e diagnosticado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com traumatismo craniano. Ele foi levado para o Hospital São Lucas, em Vitória, sob escolta da Polícia Militar. O suspeito estava sem identificação. Já o motorista não precisou de atendimento médico e foi liberado.


(*TV Vitória/ RecordTV)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bandidos em pé de guerra durante tiroteio com a PM em Jaguaré
Continue lendo
Entretenimento4 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento4 horas atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes4 horas atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual4 horas atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento4 horas atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento5 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento5 horas atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana