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Governo do Estado destina R$ 385 mil para instituições científicas atingidas pelas enchentes de 2020

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As intensas chuvas que atingiram o Espírito Santo em janeiro deste ano provocaram enchentes e deslizamentos de terra de norte a sul do Estado, causando a destruição de ruas, pontes, estradas e construções, além de deixar mortos e milhares de pessoas desabrigadas. O Governo do Estado promoveu muitas atividades para amenizar o impacto nos locais afetados, lançando um olhar especial também às instituições de ensino e pesquisa e aos locais de desenvolvimento de experimentos científicos.

Uma das ações emergenciais partiu da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) – autarquia da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Resolução 263/2020 que destinou auxílio financeiro de R$ 385 mil para 12 projetos de recuperação de danos causados.

Os recursos são direcionados para a aquisição de equipamentos e insumos utilizados na execução dos projetos afetados. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Denio Rebello Arantes, foi necessário considerar que os prejuízos poderiam impactar também a execução de diversos projetos, dificultando o alcance dos objetivos e das metas previstas.

Entre as instituições de ensino e pesquisa que sofreram com as chuvas de janeiro estão a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Também foram registrados danos em laboratórios do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no norte do Estado.

A diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena, revela que durante a análise das propostas pela equipe técnica foi verificada a dimensão da destruição de espaços físicos nos quais são realizados diversos projetos, incluindo experimentos fomentados pela autarquia estadual por meio de editais lançados nos últimos anos.

“Entendemos rapidamente a situação pela qual passavam as instituições e, com agilidade para a liberação dos recursos, procuramos dar as condições imediatas a amenizar os danos causados pela enchente e recuperar importantes pesquisas que representam o resultado de anos de estudos”, afirmou a diretora.

Impactos no sul do Estado

A elevação no nível do Rio Alegre em sete metros fez as águas atingirem a área experimental da Ufes na localidade de Rive, município de Alegre. A inundação provocou estragos nas áreas cultivadas de experimentos realizados por grupos e estudantes de pós-graduação, além de áreas em processo de regeneração florestal e da barragem para captação de águas pluviais.

A água barrenta atingiu almoxarifados, depósitos, residências, fábrica de ração e galpão de lacticínios, danificando inúmeros aparelhos eletroeletrônicos, redes elétricas, materiais de escritório e insumos utilizados em aulas práticas dos cursos das Ciências Agrárias.

O professor Dirceu Pratissoli solicitou, e recebeu, apoio financeiro para as Unidades Experimentais Campus Ufes Sul Capixaba, demonstrando o impacto percebido em muitas pesquisas em desenvolvimento. Os maiores danos foram na planta-piloto utilizada no curso de Engenharia de Alimentos e na barragem de irrigação, inviabilizando todas as pesquisas de campo.

“A nossa instituição já está adotando medidas para evitar avarias em suas instalações da área experimental, com a implantação de sistema de alarme e sistema de contenção de alagamentos e transferência para outros locais da unidade do que estiver em áreas de riscos”, destacou Pratissoli.

Reposição do Laboratório de Fitotecnia

O Laboratório de Fitotecnia do Ifes, localizado no campus de Alegre, abriga uma série de atividades ligadas de pesquisa na área de Produção Vegetal. Com a iminência de rompimento de uma barragem, no dia 26 de janeiro, houve uma ordem para evacuação da região, incluindo todo o campus.

Equipamentos foram danificados no transporte feito às pressas, e os estragos só não foram maiores por causa da ação de alguns alunos, durante a madrugada, que levantaram os equipamentos para locais mais altos do laboratório.

A professora Ana Paula Berilli destacou que o apoio emergencial foi de extrema importância para a continuidade dos projetos de pesquisa do campus, em especial os vinculados ao Mestrado em Agroecologia, com prazos mais curtos para conclusão.

“É importante destacar que o auxílio emergencial foi liberado de maneira rápida e eficiente, o que nos serviu de estímulo diante das adversidades e também para contagiarmos nossos alunos e membros dos grupos de pesquisa a seguir com nossos projetos, pois muitos dos equipamentos perdidos são extremamente úteis e usados com muita frequência para coleta de dados e obtenção de amostras”, relatou Berilli. “Ficamos muito satisfeitos com o apoio da Fapes e pelo reconhecimento da nossa necessidade”, frisou.

Impactos no norte do Estado

A inundação na área de experimento de sistema alternativo do cultivo de cacau, em Linhares, norte do Espírito Santo, destruiu todas as plantas de cacaueiro em estudo. O conjunto de equipamentos de irrigação foi comprometido pela lama, além de ter tido partes carregadas pela água. Houve empobrecimento do solo com o arrastamento de matéria orgânica e de todo nutriente aplicado no experimento.

Segundo o pesquisador do Incaper Enilton Santana, para restabelecer toda a estrutura danificada, é necessário investir no replantio de novas mudas e combater o matagal que surgiu após as chuvas. As plantas precisam de aplicação de matéria orgânica por dois anos para que sejam restabelecidas as condições de desenvolvimento.

Santana coordena o projeto de recuperação do sistema alternativo do cultivo de cacau com o auxílio extraordinário liberado pela Fapes. Ele afirma que as ações serão aceleradas ainda este mês e que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) atrasou a aquisição de materiais necessários. “O que foi possível fazer, sem a utilização dos equipamentos, já foi executado”, pontuou o pesquisador.

Pimenta-do-reino e espécies nativas de Piper

A Fazenda Experimental de Linhares é uma das três fazendas administradas pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Norte do Incaper. Às margens do Rio Doce, a fazenda sofreu com alagamentos intensos no início de 2020.

Um grande grupo de pesquisadores trabalha no local e utiliza diversos laboratórios instalados. Muitos estudos recebem fomento financeiro direcionado por chamadas publicadas lançadas pela Fapes. O apoio tem sido fundamental para a atração de jovens talentos – bolsistas de iniciação científica e pós-graduação – e a instalação de experimentos em laboratório e em campo. Dois importantes projetos foram afetados pela enchente de janeiro deste ano.

Uma das pesquisas trata de estratégias para incorporar variabilidade genética ao programa de melhoramento de pimenta-do-reino do Incaper a partir de espécies nativas de Piper. O outro projeto envolve o melhoramento genético da pimenta-do-reino visando à qualidade dos grãos.

O alagamento atingiu o viveiro, construído com o apoio da Fapes, matando parte das plantas cultivadas e comprometendo o restante do experimento, incluindo os materiais genéticos. A estrutura do viveiro foi danificada, assim como o sistema de irrigação.

“Se não fosse o apoio da Fapes, todos os estudos e avanços seriam totalmente perdidos”, ressaltou o pesquisador e coordenador do projeto, Lúcio de Oliveira Arantes. “Não conseguimos ainda avançar com todas as ações do projeto por causa da pandemia da Covid-19, mas com o recurso financeiro será possível restaurar o sistema de irrigação, dentro e fora do viveiro, substituir telhados danificados, ráfia de solo e mourões, e buscar novamente os genótipos perdidos com produção ou aquisição de mudas”, explicou. Com os recursos repassados, foram possíveis as aquisições de moto-bomba, tubos e conexões, tubos gotejadores e emissores para irrigação, por exemplo.

Novilhas leiteiras no norte

Com o alagamento da fazenda do Incaper, em Linhares, surgiu a preocupação sobre os efeitos dos resíduos e metais pesados oriundos da tragédia da Mariana, em Minas Gerais, na produtividade e qualidade do amendoim forrageiro e pastagem de braquiária. Houve redução na capacidade de suporte das forrageiras experimentais devido à morte de folhas que ficaram submersas. Com isso, os animais que estavam em avaliação no experimento tiveram que ser retirados dos piquetes e alocados em área reserva.

A agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural Mércia Figueiredo aponta, em seu relatório, que será necessária nova análise de solo e correção da fertilidade, controle de invasores, replantio da pastagem e de amendoim forrageiro em áreas com falhas para posterior alocação dos animais na área.

Está prevista a instalação dos futuros experimentos de pastagem e produção animal em áreas da fazenda onde não há previsão de alagamento. Com a mudança de toda estrutura do CPDI-Norte do Incaper para os novos prédios, será gerada a demanda de apoio às ações experimentais como a instalação de viveiros, experimentos em campo agrícolas e pecuários.

“Ainda assim, a área onde é conduzido o experimento será utilizada futuramente no sistema de produção animal da fazenda de Linhares, desde que as devidas ações de manejo e correção da fertilidade sejam feitas conforme especificado para a cultura”, esclareceu Mércia Figueiredo.

Projetos de recuperação

COORDENADOR OBJETIVO INSTITUIÇÃO
Mércia Regina Pereira de Figueiredo Consumo e desempenho de novilhas leiteiras em pastagem de brachiária brizatnha cv Paiguás consorciada ou não com amendoim forrageiro. INCAPER
Lúcio de Oliveira Arantes Recuperação do BAG de Pimenta-do-reino e espécies nativas de Piper do INCAPER INCAPER
Enilton Nascimento de Santana Recuperação do Experimento de Cacau a Pleno Sol instalado na Fazenda Experimental do Incaper de Linhares INCAPER
Dirceu Pratissoli Recuperação das Unidades Experimentais do Campus Sul Capixaba. UFES (ALEGRE)
Tércio da Silva de Souza Adaptações de laboratórios e áreas experimentais, manutenção de equipamentos e aquisição de equipamentos e insumos IFES (ALEGRE)
Ana Paula Candido Gabriel Berilli Reposição de equipamentos afetados por enchente no Laboratório de Fitotecnia IFES (ALEGRE)
Joao Batista Pavesi Simao Aquisição de equipamentos e insumos utilizados para execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação IFES (ALEGRE)
Marcio de Sousa Bolzan Aquisição de equipamentos e insumos utilizados para execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, afetado diretamente pelas fortes chuvas IFES (ALEGRE)
Luciano Menini Aquisição de equipamentos e insumos utilizados para execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação IFES (ALEGRE)
Johelder Xavier Tavares Adaptações de laboratórios e áreas experimentais, manutenção de equipamentos e aquisição de equipamentos e insumos IFES (ALEGRE)
Thiago Bernardo de Souza Aquisição de equipamentos e insumos utilizados para execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação IFES (ALEGRE)
Janio Gloria de Oliveira Recuperação/reorganização de laboratórios e áreas experimentais, afetados pelas fortes chuvas ocorridas em janeiro de 2020 IFES (ALEGRE)

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BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 25/09/2020

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O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (25), mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, por meio de videoconferência. Foi anunciado o fim das restrições às aulas presenciais na Educação Básica nas redes de ensino Estadual, municipais e, também, privada em municípios classificados como Risco Baixo de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19).

O Governo do Estado retornará com as aulas presenciais para a Rede Estadual (Ensino Médio), a partir do dia 13 de outubro. Mesma data do fim das restrições das aulas presenciais na Rede Municipal. Já para a rede privada, serão retiradas as restrições facultando o retorno de atividades presenciais a partir do dia 05 de outubro, respeitando as medidas de segurança e prevenção, conforme protocolos de segurança.

Quanto à Educação Infantil, o retorno será permitido desde que com atendimento individual ou em pequenos grupos, dentro do que estabelecerá o protocolo sanitário para esta etapa de ensino que será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima semana.

As escolas da Rede Estadual vão continuar oferecendo as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). O retorno às aulas nas escolas públicas estaduais vai respeitar um revezamento, com intervalo de quinze dias entre uma etapa e outra, após a data de retorno de cada etapa, começando pelas turmas do Ensino Médio, seguido pelo Fundamental II e, por último, Fundamental I. O Programa EscoLAR seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial, com aulas remotas.

Confira as datas:

Rede Municipal (a partir do dia 13/10): municípios que quiserem retornar com as atividades, Ensino Fundamental I e II

Ensino Privado (a partir de 05/10): Ensino Fundamental I, II e o Ensino Médio

Rede Estadual: (a partir de 13/10): Ensino Médio

Educação Infantil: (a partir do dia 05/10): Protocolo com detalhes será publicado na próxima terça-feira (29)

Ações tomadas na Rede Estadual

Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado sinalizou os ambientes escolares e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também contará com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias adotadas.

Todos os profissionais da Educação que integram a Rede Pública Estadual serão testados, antes de voltarem às atividades em sala de aula, por meio do inquérito sorológico com a coleta de amostras da comunidade escolar capixaba e, do Censo Sorológico, quando serão convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para trazer um mapeamento de 100% dos profissionais.

Na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida todos os dias na entrada para as aulas presenciais. 

EscoLAR

Desde que a suspensão das aulas foi necessária em março, por medida preventiva ao Covid-19, a Sedu passou a implementar diversas ações para subsidiar o trabalho pedagógico junto aos estudantes da Rede Pública Estadual. Todas as ações foram norteadas pelo Programa EscoLAR, implementado em abril.

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) oportunizaram os estudos de forma remota, por meio da transmissão de conteúdos em TV aberta, da utilização da plataforma Google Sala de Aula e do aplicativo do programa, cujo acesso contou com o pacote de dados fornecido pelo Governo do Estado. As videoaulas, inicialmente cedidas pelo Governo do Amazonas, passaram a ser gravadas por professores da própria Rede de Ensino, por meio do Programa IdeAção. O conteúdo é exibido em TV aberta e, também, no canal do YouTube da Sedu.

Avaliação Diagnóstica

Em julho, a Sedu aplicou as Avaliações Diagnósticas junto aos estudantes da Rede Pública Estadual. O objetivo era identificar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2019, sendo um importante momento para levantar evidências e identificar possíveis defasagens de aprendizagens e, a partir da análise dos resultados, ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades consolidadas para nortear o planejamento, as propostas de intervenções pedagógicas e a continuidade do processo educativo.

As avaliações foram realizadas em casa, no formato on-line, e não foram pontuadas. Os estudantes que não tinham acesso à internet poderão realizar as avaliações na escola, com o retorno das aulas presenciais. O trabalho das Avaliações Diagnósticas foi elaborado pela Sedu em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF).

Plano de Retomada das aulas e Consulta Pública

Outra medida tomada pelo Governo do Estado foi a elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais para a Educação Básica nas escolas da Rede Estadual. O documento ficou disponível para consulta pública no site da secretaria, de 05 a 14 de setembro, e recebeu sugestões enviadas pela população.

O Plano foi elaborado em diálogo com o Grupo de Trabalho para o Retorno às Aulas, formado por diversas instituições como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Sindicato das Empresas Particulares de Educação (Sinepe), Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Ministério Público Estadual (MPES), dentre outros.

Dividido nos eixos Pedagógicos, Psicossociais, Sanitários e Administrativos, o Plano prevê o retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais, em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas, no contexto de pandemia da Covid-19, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo Coronavírus enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

 

Fonte: Governo ES

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