conecte-se conosco



Estadual

Governo do Espírito Santo realiza 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia  

Publicado

em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realiza até a próxima quinta-feira (26) a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a edição de 2020 é totalmente virtual, por meio do site www.semanact.es.gov.br. A cerimônia de abertura da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia aconteceu nesta terça-feira (24), de forma virtual, com a presença do governador Renato Casagrande e de outras autoridades capixabas.

O objetivo da Semana C&T é intensificar a popularização da ciência e da tecnologia, mobilizando, em especial, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento em torno de atividades científico-tecnológicas. Os temas da 17ª edição são “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, tema do evento nacional, “Covid-19” e “Tema Livre”, que foram incluídos pela Secti.

Em sua fala, o governador destacou o uso da tecnologia no serviço público e a importância dessas ferramentas no período de pandemia. “Fizemos várias inaugurações, reuniões e ordens de serviço de forma virtual. Conseguimos não parar devido ao uso da tecnologia. O sistema e-Docs está chegando a 100% dos processos online até o fim do ano, sem contar que permitiu aos servidores trabalharem de forma remota. Nossos serviços mais importantes estão sendo migrados para os serviços digitais. Um exemplo é o Detran|ES que não parou um dia sequer”, afirmou.

Casagrande defendeu os investimentos em ciência e tecnologia, mas ponderou que este precisar estar à disposição de toda a sociedade. “Precisamos de fazer com que os serviços, seja das empresas privadas ou públicos, estejam à disposição para que possamos ganhar tempo, diminuir custos e preservar o meio ambiente. Melhorar o ambiente de inovação é fundamental para gerarmos oportunidades”, reforçou o governador.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, também deu as boas-vindas a todos os participantes da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. “O tema nacional, lançado ainda em 2019, foi ‘Inteligência Artificial’, mas logicamente agregamos também o tema ‘Covid-19’ e, para não desperdiçar nenhum talentinho que estivesse escondido por aí, também inserimos o tema livre. Em ciência, tudo tem que ser permitido e incentivado”, pontuou.

Cristina Engel comentou ainda sobre a programação do evento: “Tivemos 161 projetos inscritos em nossa Chamada Pública e, desse total, mais de 140 estão expostos — o que equivaleria a quase 1.000 metros quadrados, se o evento fosse feito na forma física, com stands. Temos 12 palestras com especialistas em variados temas; nove entrevistas ao vivo; nove cursos com certificação; dez jogos muito divertidos; nove vídeos de laboratórios, objetivando tornar mais acessível a informação de para que serve um laboratório. Aliás, entre eles está o nosso Laboratório Central, mostrando como se processam as amostras de Covid-19”, acrescentou.

Também presente na solenidade virtual, a vice-governadora Jaqueline Moraes anunciou a abertura de oportunidade para captação de recursos, dentro do programa Agenda Mulher, com o objetivo de garantir o acesso de meninas e mulheres do interior do Espírito Santo ao projeto Corte de Lovelace, que visa ampliar a participação feminina nas carreiras de computação.

“Levaremos este programa para empoderar e dar visibilidade às mulheres através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas nas áreas de Pensamento Computacional, Programação e Robótica para as meninas e mulheres de bairros carentes de todo o Espírito Santo”, explicou Jaqueline Moraes.

Programação

Assim como nos anos anteriores, a edição de 2020 da Semana C&T conta com a exposição de projetos científicos e de inovação, elaborados por professores, estudantes e profissionais das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Pesquisa, além de uma programação extensa de palestras, cursos, minicursos, entrevistas ao vivo, games, entre outros.

A exposição dos projetos é realizada no site www.semanact.es.gov.br, por meio de vídeos enviados pelos estudantes e profissionais da área, além de Chamada Pública aberta pela Secti em outubro. O Edital para expositores recebeu 161 inscrições de estudantes e profissionais de todo o Espírito Santo.

A programação também é por meio de vídeos que podem ser assistidos no próprio site da 17ª Semana C&T. Toda programação foi planejada para gerar debates e reflexões dos temas definidos para edição. No site www.semanact.es.gov.br, o visitante do evento tem acesso às atividades:

·         141 vídeos de projetos científicos elaborados por estudantes e profissionais da área;

·         12 palestras;

·         09 entrevistas ao vivo (lives);

·         09 cursos com certificação;

·         18 minicursos;

·         Conhecer 18 laboratórios capixabas de Pesquisa e Inovação;   

·         Games e muito mais!

A 17ª edição do evento é uma parceria da Secti com a Secretaria da Educação (Sedu) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O evento já faz parte do calendário anual do Governo do Estado. A programação se estende até esta quinta-feira (26).

“Essa é uma grande oportunidade para a sociedade entrar em contato com parte do conhecimento produzido no Espírito Santo, além de ser uma experiência importante para os pesquisadores em relação às atividades de popularização da ciência”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

“Com as recomendações de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19, cientistas e instituições de ensino e pesquisa precisaram se adaptar a nove realidades e recorrer às possibilidades da internet para promover os eventos de divulgação científica”, explicou o diretor da Fapes.

Serviço:
17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia
Data: de 24/11 a 26/11
Site: www.semanact.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Economia2 horas atrás

Azul parabeniza GOL, sua “irmã mais velha”, pelos 20 anos

Guilherme Dotto Azul parabeniza GOL, sua “irmã mais velha”, pelos 20 anos Nesta sexta-feira (15), dia de comemoração de aniversário...

Estadual2 horas atrás

Companhia de saneamento deve indenizar família que teve residência inundada

A sentença é do juiz da 6ª Vara Cível de Vitória. Uma família, que teve a residência inundada por água...

Regional2 horas atrás

Homem que teve cancelada passagem comprada para amigo deve ser restituído

  Já o pedido de indenização por danos morais foi julgado improcedente. O juiz do 1º Juizado Especial Cível, Criminal...

Versão Impressa3 horas atrás

FA 1181 | 16 DE JANEIRO DE 2021

Comente Abaixo

Entretenimento3 horas atrás

Ex-“Zorra”, atriz Renata Castro Barbosa fala com exclusividade ao iG Gente

Divulgação/Rodrigo Lopes Renata Castro Barbosa Com pouco mais de três décadas de carreira, Renata Castro Barbosa vem colecionando personagens memoráveis...

Entretenimento3 horas atrás

Larissa Manoela confirma presença de Emilia Pedersen em seu novo longa-metragem

Reprodução/Instagram Larissa Manoela e Emilia Pedersen Assim como Emanuelle Araújo e Bruno Montaleone, a atriz, cantora e compositora dinamarquesa Emilia Pedersen...

Economia4 horas atrás

Aeronave da Azul que iria à Índia transportará cilindros de oxigênio para Manaus

Calebe Murilo Aeronave da Azul que iria à Índia transportará cilindros de oxigênio para Manaus A Azul Linhas Aéreas irá...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!