conecte-se conosco


Regional

Governo do Espírito Santo otimiza ações para melhorar saúde no Norte

Publicado

em

Construção de um novo Centro Cirúrgico previsto para dezembro, e um novo Hospital Roberto Silvares, estão no cronograma para melhorar o atendimento à população, que inclui pacientes do Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.

Caminha a passos largos ações do Governo o Estado para melhorar o atendimento à saúde da população do Norte, a começar por São Mateus, onde está localizado o Hospital Roberto Silvares. Vale lembrar que, embora seja referência no atendimento de urgência e emergência, o hospital recebe ainda pacientes do Leste de Minas Gerais e Sul da Bahia.

E pensando na necessidade de solucionar de uma vez a demanda do atendimento à população – o Roberto Silvares também atende pacientes de outros 14 municípios do Norte Capixaba – o Governador Renato Casagrande (PSB), em recente visita a São Mateus, por ocasião de agenda na fábrica de ônibus Marcopolo, anunciou para breve a construção de um novo Hospital Roberto Silvares, cujos estudos estão avançados.

Mas enquanto isso não acontece, surge uma boa notícia. Nesta quinta-feira a diretora do Hospital Vanete Miguel Timóteo revelou que ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar a questão de superlotação daquela unidade e, embora tenha admitido a superlotação do Roberto Silvares, anunciou a construção de um novo Centro Cirúrgico que deve começar no mês de dezembro. “Os recursos foram garantidos com emendas do ex-deputado federal Dr. Jorge Silva”, adiantou a diretora, lembrando que as cirurgias ortopédicas que antes demoravam até um mês para serem realizadas, hoje já podem ser feitas com até o máximo oito a 10 dias.

Vanete confirmou o andamento dos procedimentos do Governo do Estado para a construção de um novo hospital, mas salientou que, enquanto isso não acontece, há necessidade de entendimento com o município para que ajude em uma solução para o problema que atinge a população que reclama. “Seriam quatro clínicos e dois pediatras para atender na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) ”, informou, adiantando que o Estado tem todo o desejo de manter a unidade sob sua gestão, mas precisa de parceria do município. “O Estado não tem interesse em devolver a UPA”, adiantou.

A diretora ressaltou que a partir do fechamento do Pronto Socorro Municipal e dos Programas de Saúde da Família (PSF) triplicou a demanda de pacientes no Hospital Roberto Silvares, somente de São Mateus, enquanto que de outros municípios isso não ocorre. “Só em outubro foram 5.961 atendimentos. Estes números poderiam ser menores se o Pronto Socorro e as unidades de saúde nos bairros estivessem funcionando”, justificou.    

Atendimento do Samu reforça manutenção da UPA

A diretora do Hospital Roberto Silvares Vanete Miguel Timóteo explicou as razões pelas quais o Governo do Estado não pensa em devolver a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas para o município. Segundo ela, a presença do Samu no município exige a permanência da Upa sob a responsabilidade do Estado.

Mas adianta que seria fundamental do município a parceria para que fosse possível oferecer atendimento de qualidade à população. Mas, para isso, a administração precisa colaborar, cedendo, pelo menos quatro clínicos e dois pediatras”.

Quanto à garantia do funcionamento da UPA sob gestão do Estado a diretor foi enfática: “O grande problema que enfrentamos hoje é que a sobrecarga do Roberto Silvares está levando alguns médicos a desistir de trabalhar naquela unidade de saúde. Essa sobrecarga existe devido ao não funcionamento da UPA em alguns dias da semana”, justificou.

O Governo está trazendo para São Mateus o Samu e, por isso, precisa manter a UPA, mas para isso há necessidade da parceria com o município. “A Solução para o problema é uma força tarefa para trazer médicos para o município”, disse, lembrando que o Governo do Estado está preparando processo seletivo para a contratação de médicos, mas enquanto isso não ocorre, é preciso a parceria.

Vanete aproveitou para anunciar que está sendo providenciada melhoria na parte elétrica e no sistema de ar condicionado. “Estamos também comprando cadeiras confortáveis para que os acompanhantes de pacientes fiquem mais confortáveis”, disse.  

Comentários do Facebook
Leia mais:  MEC prorroga até 15 de maio renovação de contratos do Fies
publicidade

Regional

Óleo atinge local de desova de tartarugas em Linhares

Publicado

em

Fragmentos de óleo foram encontrados neste domingo (10), na praia de Pontal do Ipiranga, na cidade de Linhares, onde há uma base do Projeto Tamar. É a segunda localidade capixaba atingida pelo produto nos últimos quatro dias.

Na quinta-feira (07), pequenos fragmentos de óleo foram recolhidos na praia de Guriri, em São Mateus, a cerca de 85 quilômetros ao norte de Linhares. Após ter se espalhado pelos nove estados nordestinos (Alagoas, BahiaCearáMaranhãoParaíba, PernambucoPiauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), o produto de origem ainda desconhecida avança pela região Sudeste em direção ao sul. A capital capixaba, Vitória, está distante cerca de 170 quilômetros de Pontal do Ipiranga.

Na praia de Pontal do Ipiranga, funciona uma base do Projeto Tamar, dedicado à pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

“Estamos em plena época reprodutiva, que vai até março”, disse o biólogo responsável pela base, Ciro Jardel Bérgamo, a Agência Brasil. “Já temos, até o momento, 206 ninhos de tartaruga-cabeçuda mapeados ao longo dos 43 quilômetros de praia. Além de uma desova confirmada de tartaruga-gigante, o que indica que algo em torno de 80 tartarugas-gigantes estão prestes a nascer”, acrescentou Bérgamo.

Segundo o biólogo, ao menos 60 militares da Marinha e 15 servidores do Ibama já estão no local para tentar limpar a praia, mas os pequenos fragmentos continuam chegando.

“São pequenas plaquetas de 3 centímetros, quatro centímetros, que atingiram uma longa extensão de areia. O risco é que as fêmeas enterrem seus ovos junto com o produto que se misturou à areia. Ou que, se a praia não for totalmente limpa, os filhotes, ao nascerem e tentarem chegar ao mar, tenham contato com o óleo”, afirma Bérgamo, lamentando uma nova tragédia para o litoral capixaba quatro anos após o rompimento da barragem do Fundão, da Samarco, em novembro de 2015, que lançou milhares de tonelada de resíduos tóxicos sobre o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, atingiu o Rio Doce, e chegou ao Oceano Atlântico.

“A costa capixaba está sendo castigada. Principalmente os pontos de desova das tartarugas. Ainda estávamos sob efeito do rompimento da barragem do Fundão e agora isto”, disse o biólogo.

Antes que os primeiros vestígios de óleo fossem encontrados na praia, a prefeitura de Linhares e o Corpo de Bombeiros instalaram o Sistema de Comando em Operações para fazer frente a situação. Uma das primeiras medidas preventivas adotadas, ainda na sexta-feira (8), foi o bloqueio da foz do Rio Doce, em Regência.

Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar que o material poluente atinja e contamine o estuário da região. “A contenção da foz é necessária para evitar que os resíduos saiam do mar e atinjam o rio, contaminando o estuário”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, em nota.

O governo estadual também anunciou, na quarta-feira (6), que 13 órgãos atuarão de forma integrada a fim de minimizar os impactos da chegada do óleo ao litoral capixaba.

Segundo informações do Ibama, até o momento, 466 locais em 107 municípios já foram atingidos.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Trabalhador rural é assassinado a tiros no interior de Linhares
Continue lendo
Economia25 minutos atrás

Tudo sobre o DPVAT:  o que é, quem utiliza e porque Bolsonaro vai acabar com ele

arrow-options Edson Lopes Jr/A2AD Todos os proprietários de veículos do Brasil pagam o seguro DPVAT, extinto pelo presidente por Medida...

Economia25 minutos atrás

Desconto no seguro-desemprego pode chegar a 8,14% com novo programa do governo

arrow-options Divulgação Programa Verde Amarelo visa aumentar a abertura de vagas para jovens de 18 a 29 anos O governo...

Economia25 minutos atrás

Senado aprova saque do FGTS de R$ 998 e texto segue para sanção de Bolsonaro

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Texto que amplia saque precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro O Senado aprovou, em...

Internacional3 horas atrás

Jeanine Áñez se autoproclama presidenta da Bolívia em sessão sem quórum

arrow-options Reprodução/Twitter Senadora Jeanine Añez assumiu a presidência da Bolívia em sessão legislativa sem quórum nesta terça-feira (12). A senadora...

Internacional3 horas atrás

‘Golpe foi articulado por extrema direita racista’, diz chanceler da Bolívia

arrow-options Reprodução José Kinn Franco falou sobre a situação da Bolívia na Câmara dos Deputados O embaixador da Bolívia, José...

Estadual5 horas atrás

Inscrições abertas para vaga de estagiário conciliador no 3º Juizado Especial Cível de Serra

Estudantes de graduação em Direito podem enviar o currículo até o dia 22 de novembro. O 3º Juizado Especial Cível...

Estadual5 horas atrás

Negada indenização a gestante que havia optado por cesariana mas teve parto normal

Em análise do ocorrido, o magistrado verificou que não foi anexado aos autos qualquer laudo que indicasse a recomendação para...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana