conecte-se conosco



Regional

Governo do Espírito Santo otimiza ações para melhorar saúde no Norte

Publicado

em

Construção de um novo Centro Cirúrgico previsto para dezembro, e um novo Hospital Roberto Silvares, estão no cronograma para melhorar o atendimento à população, que inclui pacientes do Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.

Caminha a passos largos ações do Governo o Estado para melhorar o atendimento à saúde da população do Norte, a começar por São Mateus, onde está localizado o Hospital Roberto Silvares. Vale lembrar que, embora seja referência no atendimento de urgência e emergência, o hospital recebe ainda pacientes do Leste de Minas Gerais e Sul da Bahia.

E pensando na necessidade de solucionar de uma vez a demanda do atendimento à população – o Roberto Silvares também atende pacientes de outros 14 municípios do Norte Capixaba – o Governador Renato Casagrande (PSB), em recente visita a São Mateus, por ocasião de agenda na fábrica de ônibus Marcopolo, anunciou para breve a construção de um novo Hospital Roberto Silvares, cujos estudos estão avançados.

Mas enquanto isso não acontece, surge uma boa notícia. Nesta quinta-feira a diretora do Hospital Vanete Miguel Timóteo revelou que ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar a questão de superlotação daquela unidade e, embora tenha admitido a superlotação do Roberto Silvares, anunciou a construção de um novo Centro Cirúrgico que deve começar no mês de dezembro. “Os recursos foram garantidos com emendas do ex-deputado federal Dr. Jorge Silva”, adiantou a diretora, lembrando que as cirurgias ortopédicas que antes demoravam até um mês para serem realizadas, hoje já podem ser feitas com até o máximo oito a 10 dias.

Vanete confirmou o andamento dos procedimentos do Governo do Estado para a construção de um novo hospital, mas salientou que, enquanto isso não acontece, há necessidade de entendimento com o município para que ajude em uma solução para o problema que atinge a população que reclama. “Seriam quatro clínicos e dois pediatras para atender na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) ”, informou, adiantando que o Estado tem todo o desejo de manter a unidade sob sua gestão, mas precisa de parceria do município. “O Estado não tem interesse em devolver a UPA”, adiantou.

A diretora ressaltou que a partir do fechamento do Pronto Socorro Municipal e dos Programas de Saúde da Família (PSF) triplicou a demanda de pacientes no Hospital Roberto Silvares, somente de São Mateus, enquanto que de outros municípios isso não ocorre. “Só em outubro foram 5.961 atendimentos. Estes números poderiam ser menores se o Pronto Socorro e as unidades de saúde nos bairros estivessem funcionando”, justificou.    

Atendimento do Samu reforça manutenção da UPA

A diretora do Hospital Roberto Silvares Vanete Miguel Timóteo explicou as razões pelas quais o Governo do Estado não pensa em devolver a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas para o município. Segundo ela, a presença do Samu no município exige a permanência da Upa sob a responsabilidade do Estado.

Mas adianta que seria fundamental do município a parceria para que fosse possível oferecer atendimento de qualidade à população. Mas, para isso, a administração precisa colaborar, cedendo, pelo menos quatro clínicos e dois pediatras”.

Quanto à garantia do funcionamento da UPA sob gestão do Estado a diretor foi enfática: “O grande problema que enfrentamos hoje é que a sobrecarga do Roberto Silvares está levando alguns médicos a desistir de trabalhar naquela unidade de saúde. Essa sobrecarga existe devido ao não funcionamento da UPA em alguns dias da semana”, justificou.

O Governo está trazendo para São Mateus o Samu e, por isso, precisa manter a UPA, mas para isso há necessidade da parceria com o município. “A Solução para o problema é uma força tarefa para trazer médicos para o município”, disse, lembrando que o Governo do Estado está preparando processo seletivo para a contratação de médicos, mas enquanto isso não ocorre, é preciso a parceria.

Vanete aproveitou para anunciar que está sendo providenciada melhoria na parte elétrica e no sistema de ar condicionado. “Estamos também comprando cadeiras confortáveis para que os acompanhantes de pacientes fiquem mais confortáveis”, disse.  

Comentários do Facebook

Regional

Força Tática detém duas pessoas com armas de fogo em Pinheiros

Publicado

em

 

.

Na noite desta quarta-feira (27), um jovem foi detido e um adolescente apreendido pelos militares da Força Tática do 2º Batalhão, em Pinheiros. Com eles foram apreendidas três armas de fogo.

A ação aconteceu durante patrulhamento tático motorizado no bairro Jardim Planalto. Os militares avistaram um grupo de jovens que estavam possivelmente armados. Os indivíduos ao avistarem as equipes policiais tentaram empreender fuga pulando os muros das residências, mas foram alcançados pelos policiais. Um jovem foi detido e um adolescente apreendido.

Durante as buscas, os militares localizaram três espingardas, uma das armas foi dispensada durante a tentativa de fuga por um dos suspeitos.

A dupla e as armas apreendidas foram encaminhadas à Delegacia de plantão.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política1 hora atrás

Cristiane Brasil é a entrevistada desta sexta-feira na live do Dia

Divulgação/O Dia Cristiane Brasil será entrevistada em uma live do Dia nesta sexta-feira às 15h Cristiane Brasil, pré-candidata à prefeitura...

Esportes2 horas atrás

Libertadores pode recomeçar com protocolo inspirado no futebol Alemão

. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) busca inspiração na Alemanha, onde o campeonato nacional reiniciou no dia 16 de...

Entretenimento2 horas atrás

Denise Dias sensualiza em ensaio com body com mais de 2 mil cristais

  Modelo protagoniza fotos quentes para o fotógrafo Sérgio Mota Denise Dias estrelou um dos ensaios mais sensuais da sua...

Estadual3 horas atrás

Secretário descarta adoção de lockdown no ES na próxima semana

  Tyago Hoffmann reagiu a falsas informações que circulam pelas redes sociais sobre fechamento de comércio e sugerindo estoque de...

Estadual3 horas atrás

Emes abre inscrições para curso sobre Crise de Cooperação e Direito das Obrigações

. A capacitação será ministrada ao vivo, por meio de plataforma online, pelo juiz do TJBA Pablo Stolze. ​A Escola...

Estadual3 horas atrás

Cliente que recebeu cobranças por serviços que não contratou deve ser indenizada

. Depois de tentar e não conseguir solucionar o problema, a cliente se viu obrigada a cancelar o seu cartão...

Estadual3 horas atrás

Tribunal de Justiça aprova integração de Comarcas do ES

  . Sessão do Tribunal Pleno foi considerada histórica em razão da importância da decisão para a economia e modernização...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!