conecte-se conosco


Regional

Governador visita obras e participa da posse de consórcio público em Nova Venécia

Publicado

em

NOVA VENÉCIA (ES) – O município de Nova Venécia, na região noroeste do Estado, foi o local da primeira agenda oficial do governador Renato Casagrande fora da Região Metropolitana. Na manhã desta quarta-feira (24), o governador visitou o canteiro de obras da Rodovia ES-381, além da unidade da Rede Cuidar no município. Casagrande participou ainda da posse da nova diretoria do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte/ES).
Na primeira agenda do dia, Casagrande ressaltou a importância da continuidade das obras – que foram iniciadas em sua primeira gestão e ficaram paralisados por anos. “Não estamos aqui dando a ordem de serviço, pois ela foi dada no fim do ano passado. Mas, essas obras foram contratadas ainda em nosso primeiro mandato. Agora voltamos aqui para mostrar que, tendo lastro financeiro, vamos continuar as obras em andamento. Viemos mostrar que vamos trabalhar os quatro anos e não somente nos últimos meses”, destacou o governador.
Na Rede Cuidar, ao lado do secretario de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, o governador visitou as instalações e falou sobre a importância da assistência regional. A unidade atende a 14 municípios das microrregiões norte e noroeste, atendendo a casos de casos de hipertensão, diabetes, pré-natal de alto risco, criança e oncologia. A gestão é compartilhada entre o Estado e o CIM Norte.
“Primeiramente temos que ver nossas prioridades e usar as estruturas que temos hoje é fundamental. Temos que fazer uma integração do Estado com os Consórcios para não haver duplicidade nos atendimentos. Vamos aperfeiçoar os hospitais, melhorar essa relação de diálogo permanente com as instituições. A Rede Cuidar é importante, mas está subutilizada e podemos melhorá-la”, apontou o governador.
Em seguida, Casagrande participou da posse da nova diretoria do CIM Norte, que será presidida pelo prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores do município, recebendo a participação de políticos, autoridades e da população local. O consórcio foi criado para promover o planejamento, a coordenação de esforços e a execução de serviços e ações de saúde, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando nós construímos os Centros de Especialidades Médicas em nosso primeiro mandato, que foi rebatizada de Rede Cuidar, a ideia era trabalhar com os Consórcios. Queremos continuar com esse trabalho, racionalizar os custos e as estruturas e fazer com que essa parceria viabilize mais serviços à população”, comentou.
Na última parte da agenda da visita oficial, o governador visitou as obras na cabeceira da Ponte do Cristalino, uma das oito que serão pavimentadas na ES 381, e de reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni. O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER), Luiz Cesar Maretto, acompanhou o governador nas visitas. Também participaram da agenda os deputados estaduais Freitas, Eliana Dadalto e Raquel Lessa, além do deputado eleito Renzo Vasconcelos e prefeitos da região.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Festival de Verão em Itaúnas terá mais de 20 shows
publicidade

Regional

Evento em Nova Venécia marca instalação do último Conselho Regional de Desenvolvimento

Publicado

em

A cidade de Nova Venécia recebeu, nesta quinta-feira (19), a implantação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Noroeste.  Este é o último conselho a ser instituído, dentro do cronograma de ações previstas no Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado. O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira; e o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marinho, responderão como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.

Para o coordenador executivo do Plano, o subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Paulo Menegueli, o momento é de comemoração, além de ser uma oportunidade para que cada microrregião do Estado possa expor suas potencialidades. 

“Estamos trabalhando arduamente, desde o início da gestão, para a implantação dos conselhos regionais. O apoio e empenho de todas as entidades e demais representantes de cada região capixaba foram fundamentais para o sucesso desta missão. Agora, em conjunto, teremos ainda mais força para explorarmos o potencial desses locais e buscamos alternativas que, de fato, promovam o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável”, explicou Menegueli.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, fez coro às palavras de Menegueli e afirmou que o desenvolvimento regional integrado é uma das metas do Governo do Estado.  “A partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas em cada região, será criado um ambiente de articulação e integração de interesses comuns aos municípios”, disse.

Ainda segundo Duboc, “a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a articulação local, envolvendo as prefeituras de cada microrregião, os legislativos municipais, o setor produtivo, as instituições de ensino, os movimentos sociais, o Legislativo Estadual e o Poder Executivo Estadual. É um trabalho conjunto que busca potencializar o desenvolvimento regional e também melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, pontuou.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, ressaltou os potenciais já existentes na região noroeste do Estado e que podem ganhar força com a união de esforços e a pactuação dos interesses locais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Regional.

“Apropriar-se da maior diversidade de rochas ornamentais do País e agregar valor a esta cadeia produtiva, que já é uma marca na região, é um exemplo de um significativo potencial econômico local, além da atração de investimentos e do fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa de modo sinérgico com as atividades econômicas locais. A proximidade com os Pontões Capixabas, as pistas de voo livre e de parapente, além de outros ativos ambientais, apontam ainda para potenciais turísticos, que reverberam também na economia, na geração de renda e prosperidade para as pessoas da região”.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o Plano de Desenvolvimento Regional é um dos programas mais estratégicos para a Sedes. “É preciso reconhecer as diferenças regionais e atuar para equilibrá-las, promovendo o desenvolvimento regional sustentável”, apontou.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. Paulo Menegueli lembra que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de Governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Ao todo, nove conselhos regionais foram implantados nas microrregiões que compõem o Espírito Santo. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios da região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Risco de rompimento de barragem faz 28 famílias deixarem suas casas em Linhares
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Saúde10 minutos atrás

Painel internacional diz que estamos despreparados para nova epidemia mundial

O Conselho de Monitoramento para a Preparação Global (CMPG), publicou seu primeiro relatório sobre a saúde no mundo. O documento...

Saúde10 minutos atrás

5 cuidados básicos para sobreviver às mudanças de tempo sem ficar doente

A combinação entre baixa umidade do ar e mudanças de tempo pode ser hostil para o sistema respiratório de muita...

Nacional12 minutos atrás

“Já tivemos Garotinho. Não queremos um garotão”, diz Crivella sobre Witzel

arrow-options Marcos de Paula / Prefeitura do Rio “Já tivemos um Garotinho. Não queremos ter um garotão”, diz Crivella sobre...

Nacional12 minutos atrás

Casa de repouso de Londres expulsa idosos que participaram de orgia

arrow-options shutterstock Orgia levou idosos a serem expulsos de casa de repouso Uma casa de repouso conhecida como Lar de Edith...

Nacional12 minutos atrás

Homem é preso por matar filho de dois anos afogado para fazer mãe “sofrer”

arrow-options Reprodução/Facebook Após mentir para polícia, Evaldo confessou o crime. Um homem de 21 anos foi preso na noite da...

Nacional12 minutos atrás

Greve Global pelo Clima acontece em países de todo o mundo; acompanhe

arrow-options Gabriela Neves Concentração em São Paulo inicia no MASP arrow-options Gabriela Neves Crianças na Greve Global pelo Clima, em...

Nacional12 minutos atrás

Justiça ao gato! Animal “ganha no tribunal” direito de frequentar galeria no Rio

arrow-options Pedro Teixeira/Agência O Globo Gato Rubinho poderá frequentar galeria no Rio de Janeiro O gato Rubinho amanheceu respirando aliviado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana