conecte-se conosco



Estadual

Governador visita locais afetados pelas chuvas na região sul

Publicado

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, neste sábado (18), os municípios de Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, que foram os mais atingidos pelas fortes chuvas na região sul do Espírito Santo. Ele acompanhou os trabalhos das equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e demais órgãos na resposta ao desastre. Casagrande afirmou que o Governo do Estado vai dar apoio tanto ao município quanto as pessoas afetadas.

“No primeiro momento vamos dar suporte a quem precisa de abrigo. Vamos ofertar água potável, alimento, materiais de higiene pessoal, colchões e medicamentos. Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Posteriormente, vamos ajudar a cidade a reconstruir as ruas que foram destruídas e as pessoas afetadas terão uma linha de financiamento pelo Banestes para que possam reconstruir suas casas e seus negócios. Neste momento estamos com máquinas ajudando na limpeza e dando suporte a quem teve que abandonar suas residências.”

A Defesa Civil Estadual está no município desde a noite de sexta-feira (17), quando as fortes chuvas atingiram a cidade e a região. Ainda na noite de sexta, o governador acompanhou a situação por telefone com a Defesa Civil. Neste sábado, antes das 8h, o governador chegou ao município.

Pela manhã foi realizada uma reunião com a participação do governador; do prefeito de Iconha, João Paganini; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira; do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel André Có; da Defesa Civil municipal; além de representantes de Secretarias estaduais e municipais. Na reunião, foi criado um comitê de crise, onde um levantamento dos estragos começou a ser realizado. Um posto médico foi instalado no local, já que o hospital do município foi atingido pelas chuvas.

Na parte da tarde, o governador Casagrande seguiu para os municípios de Alfredo Chaves e Vargem Alta, que foram bastante atingidos pelas chuvas. Ele sobrevoou as áreas atingidas e pode ter a dimensão do impacto causado pelas águas. “O Governo do Estado está presente para minorar o sofrimento das pessoas atingidas. Estamos nos colocando à disposição dos municípios e, de mãos dadas, vamos reconstruir esses municípios e a vida das pessoas”, afirmou.

Em Alfredo Chaves, o governador também se reuniu com o prefeito Fernando Lafayette e em Vargem Alta com o prefeito João Altoé. Em ambos os municípios, Renato Casagrande esteve em áreas atingidas, reforçando a disponibilidade e ajuda do Governo nas ações emergenciais, como a distribuição de água potável, medicamentos, alimentos, colchões e kits de higiene pessoal.

O Governo do Estado também ajuda na limpeza das ruas e na liberação de vias interditadas, além de disponibilizar caminhões-pipas. Os bombeiros também seguem no resgate de pessoas isoladas e na busca por desaparecidos.

No final da manhã, o governador do Estado recebeu uma ligação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que colocou o Governo Federal à disposição para auxiliar a população capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

Publicado

em


.

Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais.

O novo episódio do Just Talk – o Podcast do TJES – fala sobre o Programa de Soluções Pré-Processuais de Demandas de Consumo, criado pela Supervisão dos Juizados Especiais. A iniciativa cria canais para aproximar consumidores e fornecedores para que cheguem a um acordo, de forma virtual, antes mesmo de ingressarem com uma ação no Judiciário.

Quem explica o assunto é o coordenador dos Juizados Especiais, juiz Leonardo Alvarenga: “O objetivo é facilitar a negociação, através de plataformas que facilitam o diálogo entre consumidores e representam um caminho muito útil para a resolução das demandas, sem a intervenção direta da ação processual”.

As plataformas podem ser acessadas pelo site do TJES, na página da Coordenadoria dos Juizados Especiais. A primeira, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, é consumidor.gov.br e a segunda é da Samsung, chamada Hotline. Ambas projetam o consumidor diretamente para um cadastro, que é feito antes de se registrar a reclamação e depois para um período de trânsito, que dura de 5 a 10 dias, que tem obtido alta resolutividade na solução das questões apresentadas pelos consumidores.

De acordo com o juiz, nas plataformas podem ser discutidas os mais variados tipos de situação: vício do produto, falta de entrega, atraso, assistência técnica inadequada, aumento abusivo nos preços, entre outros.

“O uso das plataformas é prático tanto para o consumidor quanto para empresa. O consumidor poupa tempo, deslocamento e consegue uma resolução eficaz das suas demandas. As empresas refinam o seu negócio, a sua atividade econômica, melhoram o seu pós-venda, diminuem o seu passivo de demandas judiciais”.

Para o magistrado o programa é mais uma forma de ampliar o acesso dos cidadãos à justiça: “Hoje, nós trabalhamos um conceito de Justiça Multiportas, que significa dizer que a Justiça não é somente uma instituição, não é um prédio, não é física. Ela está em todos os lugares, incluindo a internet.”

“E o acesso à Justiça significa acesso à ordem jurídica justa, aquilo que o cidadão tem direito de receber através dos mecanismos, inclusive esses de negociação, de conciliação, de composição, fora do sistema adversarial que nós conhecemos de ação processual, de citação, de sentença. É a oportunidade do cidadão construir sua própria verdade e fazê-lo em um tempo muito mais rápido, através de um sistema muito eficiente, nesse mundo cada vez mais virtualizado”, finaliza.

Ouça o episódio na íntegra.

Leia a transcrição completa.

Vitória, 03 de julho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional45 minutos atrás

Namorada de Donald Trump Junior  testa  positivo para coronavírus

Reprodução Twitter https://twitter.com/kimguilfoyle Namorada de Donald Trump Jr Kimberly Guilfoyle Namorada de Donald Trump Jr., Kimberly Guilfoyle deu positivo para...

Internacional45 minutos atrás

Quase 55 mil novos casos de coronavírus leva EUA para novo recorde em 24 horas

Reprodução Twitter @sebastianarcher Coronavírus nos EUA EUA se apresenta cada vez mais como líder negativo dentro da pandemia. O registro...

Internacional3 horas atrás

EUA enviará dois porta-aviões ao Mar da China com ilhas disputadas por países

Reprodução Twitter @Gipper_76 Porta-aviões Ronald Reagan EUA enviará para o Mar da China Meridional , os porta-aviões USS Nimitz e...

Internacional6 horas atrás

Reino Unido cria lista de países seguros para viajar e deixa Portugal de fora

Twitter/Reprodução Ministério das Relações Exteriores de Portugal usou o Twitter para se posicionar sobre decisão: “um absurdo” O Reino Unido...

Entretenimento6 horas atrás

Antônia Fontenelle entra com novo recurso na Justiça

Reprodução Antonia Fontenelle, Luccas Neto e Felipe Neto Antônia Fontenelle entrou com um novo recurso na tentativa de reverter a...

Estadual7 horas atrás

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

. Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais. O novo episódio...

Política7 horas atrás

Avó de Michelle Bolsonaro testa positivo para a Covid-19

Carolina Antunes/PR Primeira-dama Michelle Bolsonaro A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro , mulher do presidente J air Bolsonaro (sem partido),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!