conecte-se conosco



Estadual

Governador Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar

Publicado

em


O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quinta-feira (21), a entrega de 94 novas viaturas à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os veículos serão destinados aos Batalhões e Companhias Independentes dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da PMES, em Maruípe, Vitória.

Os veículos são modelo SUV Renault Duster 2022 e contam com os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado, como rádios comunicadores digitais, sinalizadores em led, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos e segunda bateria para maior eficiência elétrica. Tudo para auxiliar a sociedade capixaba no patrulhamento preventivo, interação comunitária e repressão criminal.

O investimento total é de R$ 9.192.260,00, sendo cada viatura com um custo unitário de R$ 97,7 mil. As novas viaturas fazem parte do reaparelhamento das forças policiais do Estado, dentro das premissas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Em sua fala, o governador fez um histórico sobre as ações da gestão no combate à violência no Espírito Santo. “Estamos debatendo muito a segurança pública dentro do Programa Estado Presente. Avançamos muito desde 2011, quando éramos o segundo Estado mais violento do País. O Programa Estado Presente integra todas as forças de segurança nas mais variadas esferas e ainda trabalha com a proteção social. A história desse programa não começou hoje, mas há dez anos”, destacou.

Casagrande prosseguiu: “No final de 2014, entregamos um sistema de segurança pública muito mais adequado. Em 2019, pegamos novamente uma situação delicada e estamos recuperando. Você não sai de uma UTI direto para uma maratona. Neste período de dois anos e dez meses temos o menor número de homicídios registrados na história do Espírito Santo. Temos desafios gigantescos pela frente e sabemos que a sociedade precisa de muito mais.”

O governador falou ainda sobre os ataques contra as instituições, como as Polícias Civil e Militar. “Isso mostra o desconhecimento toda complexidade de enfrentamento ao crime. Pessoas que fazem críticas demagógicas em períodos pré-eleitoral, achando que o mundo está começando agora e de que nada foi feito lá atrás ou sendo feito agora. Mas vamos seguir em frente entregando viaturas, contratando novos policiais e apoiando nossas corporações. Nada vai nos intimidar”, pontuou.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou que esse momento de reconstrução na Corporação. “Essas viaturas representam bem isso. O trabalho de resgate da Segurança Pública do Estado tem sido exemplar, dentro do Programa Estado Presente, que norteia nossas ações. Estamos fazendo o máximo para prestar o melhor serviço à população capixaba, com planejamento e avanço. Concursos públicos, reposição de efetivo, aumento de investimentos em indenizações aos policiais, viaturas e obras em unidades. Só temos a agradecer ao governador por esse olhar com nossa instituição e fazer a nossa parte para dar o retorno dessas ações tão importantes”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, também falou sobre os investimentos. “A memória até falha se formos buscar o tanto de investimentos que o governador Renato Casagrande vem fazendo nas nossas instituições de Segurança Pública. São muitos! Computação embarcada, novas viaturas e concursos. Com as entregas que estamos fazendo, a frota que foi comprada na primeira gestão está sendo reposta. Estamos tirando da rua viaturas com quase 10 anos de serviço. É inadmissível se deixar chegar a esse ponto. Nós nunca vimos tamanho investimento dentro da Polícia Militar como nessa gestão. Fora o diálogo aberto em todos os sentidos. O passivo é enorme e estamos avançando dia após dia”, afirmou.

O deputado estadual Luiz Durão, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, comentou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área são importantíssimos para garantir a preservação da ordem pública e retomar a tranquilidade dos cidadãos capixabas.

“Os gestores do programa Estado Presente têm uma responsabilidade com a segurança pública nunca vista em outros governos. São feitos investimentos não só em tecnologia, mas em infraestrutura e, principalmente, nos profissionais, que hoje estão muito mais motivados para combater a criminalidade e nos proteger. Segurança é um tema sensível, que requer trabalho árduo e diário. Mesmo pegando o Estado com defasagem de mais de três mil homens na segurança, o governador Renato Casagrande segue fazendo o dever de casa e enfrentando o crime de peito aberto, de frente e com muita coragem, como tem que ser”, destacou o parlamentar.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também participou da solenidade e reforçou a importância das ações do Estado Presente na área de proteção social.  “O programa é uma marca deste governo e foi construído com o propósito de priorizar ações e projetos voltados para o enfrentamento e prevenção da violência através da cidadania. Isso é difícil, mas é o nosso desafio. Com a integração das forças de segurança e os projetos sociais, estamos conseguindo levar cultura, esporte, lazer, palestras e orientações com objetivo de reduzir essa cultura de violência tão presente nos dias atuais”, asseverou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; além de dirigentes de autarquias e órgãos do Estado, vereadores e lideranças da área da segurança pública. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!