conecte-se conosco



Estadual

Governador assina Projeto de Lei que estabelece diretrizes para Educação de Tempo Integral

Publicado

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, reassumiu o cargo na manhã deste domingo (10), durante solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual assinou o Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a oferta de Educação em Tempo Integral nas Escolas Públicas Estaduais. A matéria será encaminhada à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11). Casagrande também concedeu uma entrevista coletiva à imprensa em seu Gabinete.

A proposta legislativa tem como finalidade conceituar a Educação em Tempo Integral no Estado, definindo-a não apenas como um Programa, mas como uma forma de oferta específica de ensino. Nos Planos Nacional e Estadual de Educação existe a Meta 6, especificamente relativa à oferta de Educação em Tempo Integral, que enfatiza que é necessário oferecer educação em Tempo Integral em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

É importante destacar que o prazo para cumprimento dessas metas pelo Plano Nacional de Educação é em 2024, enquanto o Plano Estadual de Educação prevê em 2025. Neste sentido, o objetivo é implantar a oferta de Educação em Tempo Integral em mais 40 escolas no Estado até 2022.

Para o ano de 2020, o Governo do Estado anunciou recentemente a implantação de 28 novas escolas que ofertarão Educação em Tempo Integral. Dessas, 15 são integradas ao curso técnico, dez de Ensino Fundamental e/ou Médio e três de Educação do Campo.

“O Projeto de Lei muda as regras do Ensino de Tempo Integral. Passamos a ampliar ainda mais as escolas de tempo integral. O aluno que estuda em uma escola de 4h30 e 5h30 tem que ter as mesmas condições dos alunos que estudam em escolas de 7h e 9h. Temos que ter igualdade e equidade de oportunidades tanto para professores quanto para os alunos”, explicou o governador Renato Casagrande.

A partir disso, possibilita-se que a Educação em Tempo Integral seja oferecida sem a obrigatoriedade de a unidade escolar ofertar um turno único de tempo integral, fazendo melhor proveito dos espaços físicos das escolas, que poderão funcionar para além do turno de oferta da Educação em Tempo Integral e ampliar as alternativas de oferta nos outros turnos, considerando o mínimo de sete horas de permanência diária, quando a oferta for de Educação em Tempo Integral.

Participaram da assinatura do PL o subsecretário de Administração e Finanças da Secretaria da Educação (Sedu), Josivaldo Barreto, e o assessor de Educação de Tempo Integral da pasta, Marcelo Lema.

Reassunção do cargo

Neste domingo, o governador Renato Casagrande reassumiu o cargo após viajar em missão internacional para Portugal, onde cumpriu uma agenda voltada à inovação.  Antes da reassunção do cargo, ele elogiou a condução do Governo pela vice-governadora Jaqueline Moraes e destacou a importância das agendas no país europeu. “Portugal é um país com população e território pequenos e que nos últimos anos, investindo em infra-estrutura e inovação, conseguiu se colocar como referência mundial. Queremos seguir esse modelo e tornar o Espírito Santo competitivo, moderno e inovador. O Estado ficou muito bem conduzido pela Jaqueline”, disse.

A vice-governadora mencionou a relevância das agendas durante o seu segundo período de interinidade à frente do Governo. “Assinamos convênios de investimentos, fechamos o edital em calçamento rural, assinamos ordens de serviço da reforma de uma escola em Cariacica e da construção de uma nova em Nova Almeida, na Serra. Tivemos ainda o lançamento do Programa ‘Elas no Campo’ e mantivemos o contato durante toda a semana com o Comitê de Crise que acompanha a chegada do óleo ao litoral capixaba”, destacou Jaqueline Moraes, que havia assumido o principal cargo do Executivo no último dia 1º.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432/ (27) 98868-1847
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Senai abre novas vagas para cursos gratuitos e à distância

Publicado

em

O Senai ES está com vagas abertas para cursos gratuitos e à distância. Essa é uma ótima oportunidade para quem quer ampliar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades técnicas.
As vagas são limitadas e inscrições devem ser feitas pelo endereço eadsenaies.com.br.
Os cursos são de curta duração, na modalidade de Iniciação Profissional, com carga horária de 14h. São eles:  Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Fundamentos Lógicos, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os alunos contam com e-books, videoaulas e um ambiente totalmente interativo. Além disto, são emitidos certificados de conclusão com a carga horária cursada.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política3 minutos atrás

Deputados criticam reabertura de shoppings

. A flexibilização das regras de isolamento social no Espírito santo, em especial a abertura dos shopping centers, foi criticada...

Tecnologia8 minutos atrás

Google é acusada de roubar dados dos usuários; entenda

Unsplash Google é acusada de roubar dados dos usuários Na terça-feira (2), uma ação coletiva foi movida contra o Google...

Nacional8 minutos atrás

São Paulo aguarda mais de 1000 respiradores solicitados ao governo federal

Reprodução Twitter Cidades aguardam entrega dos respiradores para possibilitar abertura de novos leitos de UTI Sete cidades da Região Metropolitana...

Entretenimento13 minutos atrás

Suposto cartão de Silvio Santos é divulgado nas redes sociais e, claro, viraliza

O nome do apresentador Silvio Santos virou um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (3). Isso porque, os...

Economia13 minutos atrás

Produção industrial tem queda de 18,8% em abril, a maior em 18 anos

Arquivo/Agência Brasil Produção industrial teve queda de 18,8% em abril, a maior em 18 anos A produção industrial brasileira teve...

Nacional13 minutos atrás

“Até quando homens vão fazer isso”, diz jovem sequestrada por 8h e estuprada

Reprodução Menina foi estuprada e mantida em cárcere por 8 horas Uma jovem foi resgatada após passar oito horas como...

Entretenimento13 minutos atrás

Auxílio emergencial da Mulher Filé é aprovado e ela faz doação

A pandemia do novo coronavírus levou Yani de Simone, a Mulher Filé , a recorrer ao auxílio emergencial do Governo...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!