conecte-se conosco


Estadual

Governador assina acordo de cooperação com a Prefeitura de Braga

Publicado

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Braga (equivalente a prefeito no Brasil), Ricardo Rio, assinaram, na tarde desta segunda-feira (04), o acordo de cooperação com o município, situado na região Norte de Portugal. O termo tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a cidade e o Espírito Santo, por meio do desenvolvimento científico, inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo.

Para Casagrande, o Espírito Santo espera se tornar referência em inovação como é a cidade de Braga. “Queremos estreitar nossa ralação com Braga e com essa região de Portugal. Tem um componente em Portugal interessante, que é nossa diretriz de Governo, que é um trabalho ligado à inovação. Será uma marca em nossa gestão e Portugal deu um salto qualitativo nessa área. E inovação está ligada ao turismo, à cultura e criatividade. E a cidade de Braga avançou muito nesses quesitos. Podemos usar muito o que Braga já avançou. A cidade está em sintonia com o que estamos fazendo em nosso Estado”, ponderou o governador.

Ricardo Rio afirmou que o momento é de pôr em prática as ações do acordo e divulgar o Espírito Santo em Portugal. “Que esse acordo se traduza em ações concretas, elaborando projetos que valorizem nossos territórios e nossos cidadãos. Que tenhamos um laço importante a partir de hoje com o Espírito Santo”, comentou.

O acordo tem duração de três anos e entra em vigor a partir de sua assinatura. O Termo não implica em transferência de recursos financeiros entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Braga e o objetivo central é o intercâmbio de informações. A gestão do termo será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e pela Prefeitura de Braga.

Leia mais:  Mulher é assassinada pelo ex em São Mateus

Para a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, o acordo de cooperação terá foco maior nas áreas do turismo religioso e do empreendedorismo, já que Braga é considerada uma das cidades mais visitadas em Portugal devido a esse segmento de turismo, o que resulta em bons exemplos que podem ser aprendidos.
“Nós queremos, a partir dessa assinatura, incrementar várias áreas capixabas. Queremos manter e fortalecer a nossa cultura e, cada vez mais, potencializar o que nós temos de positivo como o turismo, mas sem deixar de lado o empreendedorismo e o incentivo à tecnologia. Queremos aprender como a Prefeitura de Braga trabalhou para chegar ao patamar atual, para podermos aplicar as estratégias adotadas no Espírito Santo”, afirmou.

Cristina Engel ainda destacou as facilidades que o termo de cooperação vai trazer para o alcance dessas metas no Estado: “O acordo está relacionado em possibilitar esse intercâmbio de informações e, a partir disso, facilitar esse diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Braga, para que a gente possa cada vez mais intercambiar esse conhecimento”, comentou.

De acordo com a secretária Cristina Engel, os próximos passos ainda estão sendo planejados, mas o Governo do Estado já deve estreitar a relação entre as secretarias de Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) com a Prefeitura de Braga.

Visita a institutos

O governador Casagrande e a comitiva do Governo do Estado também visitaram duas empresas de inovação em Braga. A Startup Braga, referência em incubação de startups, e INL – Instituto de Nanotecnologia.

A comitiva do Governo do Estado é composta pelo governador Renato Casagrande; o secretário de Governo, Tyago Hoffman; a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel; e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participou o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Ted Conti.

Leia mais:  Jovem é assassinado com três tiros no balneário de Guriri

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Instituto alerta para chuvas intensas em 31 cidades do ES

Publicado

em

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta nesta sexta-feira (15) para 31 cidades do Espírito Santo, incluindo as da Região Metropolitana.  Segundo o órgão, há risco de chuvas fortes, que podem resultar em alagamentos. O alerta é válido até a meia-noite de sábado (16).

A recomendação do Inpe é que os moradores dessas cidades acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois poderão necessitar mudar os planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

VEJA AS CIDADES EM ALERTA:

Aracruz

Boa Esperança

Cariacica

Conceição da Barra

Ecoporanga

Fundão

Governador Lindenberg

Ibiraçu

Itaúnas

Jaguaré

João Neiva

Linhares

Marilândia

Montanha

Mucurici

Nova Almeida

Nova Venécia

Pedro Canário

Pinheiros

Ponto Belo

Rio Bananal

Santa Cruz

São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha

São Mateus

Serra

Sooretama

Vila Pavão

Vila Valério

Vila Velha

Vitória

Comentários do Facebook
Leia mais:  Mecânico invade casa de ex, esfaqueia três pessoas e mata adolescente
Continue lendo
Nacional9 minutos atrás

Oficial da PM é espancado por não pagar programa com travestis no Rio

arrow-options PMERJ Tenente da Polícia Militar foi espancado por travestis por não pagar programa PMs do 9º BPM (Rocha Miranda)...

Nacional9 minutos atrás

Homem é preso após ameaçar ex-mulher com boneco de vodu

O Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica contra a Mulher de Tubarão, no litoral de Santa Catarina, condenou um...

Mulher9 minutos atrás

Não quer fazer sexo? Não tem orgasmo? Culpa pode estar na falta de sono; entenda

Conseguir dormir bem à noite é fundamental para ter energia e disposição no dia seguinte e conseguir realizar as tarefas...

Internacional1 hora atrás

Tiroteio nos Estados Unidos deixa 5 mortos, incluindo 3 crianças

arrow-options Reprodução/New York Times/John Wilkens Tiroteio ocorreu em uma área residencial da cidade do estado da Califórnia Três crianças e...

Política3 horas atrás

Doria lança campanha de turismo para atingir 350 milhões de pessoas no mundo

O governador de São Paulo, João Doria, lançou nesta sexta-feira 15 a mais audaciosa campanha internacional de turismo já feita...

Internacional4 horas atrás

Michelle Bachelet condena uso excessivo da força policial na Bolívia

A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, condenou hoje (16) o uso...

Esportes5 horas atrás

Time feminino do Corinthians encerra temporada histórica

Quase 29 mil pessoas proporcionaram à Arena Corinthians neste sábado (16) o maior público de um jogo entre clubes no futebol feminino...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana