conecte-se conosco


Estadual

Governador assina acordo de cooperação com a Prefeitura de Braga

Publicado

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Braga (equivalente a prefeito no Brasil), Ricardo Rio, assinaram, na tarde desta segunda-feira (04), o acordo de cooperação com o município, situado na região Norte de Portugal. O termo tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a cidade e o Espírito Santo, por meio do desenvolvimento científico, inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo.

Para Casagrande, o Espírito Santo espera se tornar referência em inovação como é a cidade de Braga. “Queremos estreitar nossa ralação com Braga e com essa região de Portugal. Tem um componente em Portugal interessante, que é nossa diretriz de Governo, que é um trabalho ligado à inovação. Será uma marca em nossa gestão e Portugal deu um salto qualitativo nessa área. E inovação está ligada ao turismo, à cultura e criatividade. E a cidade de Braga avançou muito nesses quesitos. Podemos usar muito o que Braga já avançou. A cidade está em sintonia com o que estamos fazendo em nosso Estado”, ponderou o governador.

Ricardo Rio afirmou que o momento é de pôr em prática as ações do acordo e divulgar o Espírito Santo em Portugal. “Que esse acordo se traduza em ações concretas, elaborando projetos que valorizem nossos territórios e nossos cidadãos. Que tenhamos um laço importante a partir de hoje com o Espírito Santo”, comentou.

O acordo tem duração de três anos e entra em vigor a partir de sua assinatura. O Termo não implica em transferência de recursos financeiros entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Braga e o objetivo central é o intercâmbio de informações. A gestão do termo será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e pela Prefeitura de Braga.

Leia mais:  Lula deixa prisão da Polícia Federal em Curitiba

Para a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, o acordo de cooperação terá foco maior nas áreas do turismo religioso e do empreendedorismo, já que Braga é considerada uma das cidades mais visitadas em Portugal devido a esse segmento de turismo, o que resulta em bons exemplos que podem ser aprendidos.
“Nós queremos, a partir dessa assinatura, incrementar várias áreas capixabas. Queremos manter e fortalecer a nossa cultura e, cada vez mais, potencializar o que nós temos de positivo como o turismo, mas sem deixar de lado o empreendedorismo e o incentivo à tecnologia. Queremos aprender como a Prefeitura de Braga trabalhou para chegar ao patamar atual, para podermos aplicar as estratégias adotadas no Espírito Santo”, afirmou.

Cristina Engel ainda destacou as facilidades que o termo de cooperação vai trazer para o alcance dessas metas no Estado: “O acordo está relacionado em possibilitar esse intercâmbio de informações e, a partir disso, facilitar esse diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Braga, para que a gente possa cada vez mais intercambiar esse conhecimento”, comentou.

De acordo com a secretária Cristina Engel, os próximos passos ainda estão sendo planejados, mas o Governo do Estado já deve estreitar a relação entre as secretarias de Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) com a Prefeitura de Braga.

Visita a institutos

O governador Casagrande e a comitiva do Governo do Estado também visitaram duas empresas de inovação em Braga. A Startup Braga, referência em incubação de startups, e INL – Instituto de Nanotecnologia.

A comitiva do Governo do Estado é composta pelo governador Renato Casagrande; o secretário de Governo, Tyago Hoffman; a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel; e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participou o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Ted Conti.

Leia mais:  Dia Internacional da Mulher é marcado por atos em várias cidades do Brasil

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Vice-Governadoria do Estado realiza Planejamento Estratégico

Publicado

em

A Vice-Governadoria do Estado realizou, nessa quinta-feira (22), o seu Planejamento Estratégico. A ação aconteceu no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, reunindo assessores do Órgão e também técnicos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). A vice-governadora Jaqueline Moraes ressaltou a importância do planejamento em todas áreas do Governo, sobretudo, no âmbito da Vice-Governador que coordena o Agenda Mulher, que tem ações em várias pastas.

“Vimos a necessidade de criarmos o Escritório de Projetos na Vice-Governadoria com uma metodologia de gestão para acompanharmos de perto todas as ações e dados dos projetos que estão compondo o nosso programa”, disse Jaqueline Moraes. Ela explicou ainda que todos os dados resultantes servirão como base para a construção do Planejamento Estratégico que visa definir a missão, visão, valores, eixos, objetivos estratégicos e as ações da Vice-Governadoria.

Durante a reunião, a subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, explicou as etapas e afirmou que um calendário de reuniões com a equipe da Pasta será fundamental para atuar de forma mais eficaz e, assim, entregar melhores resultados para a sociedade.

“A Vice-Governadoria do Estado dá um passo importante ao ser pioneira na realização do seu Planejamento Estratégico, coordenando um programa relevante como o Agenda Mulher. Nós, do Escritório de Projetos Central, buscamos dar o suporte necessário para que os projetos de todos os setores do Governo alcancem bons resultados. Para isso é preciso uma rotina, uma programação”, explicou a subsecretária.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1446 / 98868-1847
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Leia mais:  Jovem morre em acidente entre moto e carro em Jaguaré
Continue lendo
Internacional45 minutos atrás

França confirma três casos de coronavírus

A nova pneumonia viral chegou esta sexta-feira (26) à Europa, com a confirmação de dois casos positivos de coronavírus na...

Internacional45 minutos atrás

União Europeia firma acordo do Brexit em Londres

Os líderes das principais instituições da União Europeia (UE) firmaram nesta sexta-feira (24) o acordo de saída do Reino Unido...

Agricultura58 minutos atrás

Preço da carne bovina desacelera e segue em tendência de queda

A redução na demanda pelo consumidor e no volume de exportações da carne bovina para a China têm provocado o...

Internacional58 minutos atrás

Ondas gigantes assustam moradores de Maiorca e viralizam nas redes; veja vídeos

arrow-options Reprodução Ondas assustaram moradores Ondas de mais de 14 metros causaram pânico entre a população da ilha de Maiorca,...

Esportes1 hora atrás

Gre-Nal dá toque gaúcho à final da Copa São Paulo neste sábado

O aniversário é da cidade de São Paulo (SP), que comemora 466 anos, mas, na manhã deste sábado (25), a capital paulista terá...

Nacional1 hora atrás

Aeroportos brasileiros passam a transmitir alerta da Anvisa sobre coronavírus

arrow-options Reprodução Mensagem com cerca de 1 minuto traz orientações para passageiros que possam ter circulado na China Os aeroportos...

Nacional1 hora atrás

Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para o Ceará

arrow-options Arquivo/ Agência Brasil Força Nacional irá para o Ceará autorizada por Moro Um novo contingente da Força Nacional de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana