conecte-se conosco


Nacional

Globo contesta caráter de Greenwald e rebate acusação de “aliança” com Lava Jato

Publicado

em

Glenn Greenwald
Fernando Frazão/Agência Brasil
Glenn Greenwald acusou a TV Globo de manter “parceria” com a força-tarefa da Operação Lava Jato

A Comunicação da Globo encaminhou nota à reportagem nesta quarta-feira (12) rebatendo acusações feitas pelo jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil , em entrevista da Agência Pública , reproduzida no iG na noite dessa terça-feira (11) .

A emissora, apontada por Glenn como “aliada”, “sócia” e “parceira” da força-tarefa da Lava Jato, expressou “indignação e revolta” com o teor das acusações e contestou o caráter do jornalista. A Comunicação da  Globo destacou que a cobertura dos fatos relacionados à operação se deu com “correção e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instâncias, abrindo sempre espaço para a defesa dos acusados”.

De acordo com o comunicado, Glenn Greenwald procurou a emissora para tentar repetir “uma parceria vitoriosa” antes de publicar em seu site as mensagens trocadas entre procuradores que atuam em Curitiba e o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro. Segundo a emissora, as tratativas não prosperaram porque o jornalista se negou a revelar o teor da “bomba” que ele disse ter em mãos.

Leia também: Após vazamento sobre Moro, família de Greenwald e Miranda é ameaçada de morte

Confira abaixo a íntegra da nota da Comunicação da Globo:

Glenn Greenwald procurou a Globo por e-mail no último dia 29 de maio para propor uma nova parceria de trabalho. Em 2013, a emissora já havia dividido com ele o trabalho sobre os documentos secretos da NSA referentes ao Brasil. Uma parceria que mereceu elogios dele pela forma como foi conduzido o trabalho.

Greenwald ficou ainda mais agradecido por um gesto da Globo. Nas reportagens que a emissora divulgou, em algumas frações de segundo era possível ver nomes de funcionários da agência americana, que não trabalhavam em campo, mas em escritório. Mesmo assim, tal exposição poderia levá-lo a responder a um processo em seu país natal, os Estados Unidos. A Globo, então, assumiu sozinha a culpa, declarando que, durante a realização da reportagem, Greenwald se preocupava sobremaneira com a segurança de seus compatriotas. Tal atitude o livrou de qualquer risco. 

Ao e-mail do dia 29 de maio seguiram-se alguns telefonemas na tentativa de conciliar agendas (ele estava viajando) para um encontro, finalmente marcado. Ele ocorreu na redação do Fantástico no dia 5 de junho. Na conversa, insistindo em não revelar o tema, ele disse que tinha uma grande “bomba a explodir” e repetiu que queria voltar a dividir o trabalho com a Globo, pelo seu profissionalismo. Mas, antes, gostaria de saber se a emissora tinha algo contra ele, sem especificar claramente os motivos da pergunta, apenas dizendo que falara mal da Globo em algumas ocasiões. Provavelmente se referia a um artigo que seu marido, o deputado David Miranda, do PSOL, tinha publicado no Guardian com mentiras em relação à cobertura do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O artigo foi rebatido por João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, fato que deu origem a comentários desairosos do próprio Greenwald. 

Na conversa de 5 de junho, ele afirmou que “tudo estava no passado”. Prontamente, ouviu que jamais houve restrição (de fato, David Miranda já foi inclusive convidado para entrevista em programa da GloboNews). Greenwald ouviu também, com insistência, por três vezes, que a Globo só poderia aceitar a parceria se soubesse antes o conteúdo da tal “bomba” e sua origem, procedimento óbvio. Greenwald  se despediu depois de ouvir essa ponderação. 

A Globo ficou aguardando até que, na sexta-feira à tarde, Greenwald mandou um e-mail afirmando que não recebeu nenhuma resposta da Globo e que devia supor que a emissora não estava interessada em reportar este material. Como Greenwald, no e-mail, continuava a sonegar o teor e origem da “bomba”, não houve mais contatos. Não haveria como assumir qualquer compromisso de divulgação sem conhecimento do que se tratava. 

No domingo, seu site, o Intercept, publicou as mensagens atribuídas ao ministro Sergio Moro e procuradores da Lava-Jato, assunto que mereceu na mesma noite destaque em reportagem de mais de cinco minutos no Fantástico (e depois em todos os telejornais da Globo). 

Na segunda, uma funcionária do Intercept sugeriu que o programa Conversa com Bial entrevistasse um dos editores do site para um debate sobre jornalismo investigativo. Como o próprio site anunciou que as publicações de domingo eram apenas o começo, recebeu como resposta que era conveniente esperar o conjunto da obra, ou algo mais abrangente, antes de se pensar numa entrevista. 

Leia também: “Aqui é o hacker”, diz invasor em grupo do conselho do MP no Telegram

Leia mais:  Mulher é presa após matar a filha por suposta traição com padrasto

Por tudo isso, causam indignação e revolta os ataques que ele desfere contra a Globo na entrevista publicada na Agência Pública. Se a avaliação dele em relação ao jornalismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos últimos cinco anos é esta exposta na entrevista, por que insistiu tanto para repetir “uma parceria vitoriosa” e ser tema de um dos programas de maior prestígio da emissora? A Globo cobriu a Lava-Jato com correção e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instâncias, abrindo sempre espaço para a defesa dos acusados. O comportamento de Greenwald nos episódios aqui narrados permite ao público julgar o caráter dele. 

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

São Paulo terá feriado chuvoso e frio nesta sexta

Publicado

em

source
Previsão do tempo em São Paulo arrow-options
Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19

Chuvas no feriado paulistano.

No feriado da Proclamação da República, nesta sexta (15), paulistanos e turistas precisarão lidar com uma São Paulo chuvosa e fria, informa o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). 

Leia também: Bolsonaro quis saber se príncipe era gay pouco antes de desistir dele como vice

A previsão do tempo é de temperatura mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. O dia será úmido, com concentração de chuvas, principalmente, pela madrugada e manhã. O CGE também alerta que há chances de alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco durante as precipitações.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Maior caverna do mundo é maior do que se imaginava
Continue lendo
Mulher22 minutos atrás

Mulher só descobre gravidez ao entrar em trabalho de parto

Erin Langmaid, 23 anos, foi surpreendida com uma gravidez inesperada no início do mês. A modelo australiana foi ao banheiro...

Economia56 minutos atrás

Veja como garantir frete grátis para suas compras na Black Friday

Uma preocupação para muita gente que costuma ou pretende comprar na Black Friday é o custo do frete. Para a...

Política1 hora atrás

Fim do DPVAT é nova etapa do ‘complexo’ de Bolsonaro com o trânsito

arrow-options Valter Campanato/Agência Brasil Depois de atacar algumas das leis de trânsito, presidente pretende acabar com o seguro O presidente...

Mulher2 horas atrás

Por que é bom deixar o seu filho errar?

Errar é humano, essa é umas das frases mais clichês que existe, clichê e muito verdadeira, erramos e muito, começamos...

Nacional3 horas atrás

São Paulo terá feriado chuvoso e frio nesta sexta

arrow-options Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19 Chuvas no feriado paulistano. No feriado da Proclamação da República, nesta sexta (15),...

Nacional3 horas atrás

A Carteira de Trabalho Digital anula o documento impresso? Tire suas dúvidas

arrow-options Divulgação Documento foi anunciado no segundo semestre de 2019. Idealizada para ser uma alternativa ao documento físico, a Carteira...

Mulher3 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 15 de novembro de 2019

arrow-options Marcelo Dalla A mandala é desenhada pelo astrólogo Marcelo Dalla Leia também: Qual o signo mais buscado na web? Veja...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana