Connect with us

Nacional

Gleisi ataca postura do governo Bolsonaro e vai à Venezuela para posse de Maduro

Published

on


Gleisi Hoffmann (PT-PR) é presidente nacional do Partido dos Trabalhadores
Paulo Pinto/AGPT – 21.10.17

Gleisi Hoffmann (PT-PR) é presidente nacional do Partido dos Trabalhadores

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)
, deputada federal eleita Gleisi Hoffmann, foi a Caracas para acompanhar a cerimônia de posse de Nicolás Maduro para seu segundo mandato como presidente da Venezuela. O evento ocorre nesta quinta-feira (10) e não conta com a presença de nenhum representante oficial do governo brasileiro.

Em nota divulgada pelo PT, Gleisi Hoffmann
explica seu gesto afirmando que seu partido “reconhece o voto popular” que reelegeu Maduro “conforme as regras constitucionais vigentes, enfrentando candidaturas legítimas da oposição democrática”.

O entendimento da petista contraria o de oposicionistas do governo chavista na Venezuela
, que alegaram ter havido fraude e uso do aparato do Estado por parte de Maduro para se garantir no poder por mais um mandato, que vai até 2025. A reeleição do presidente não foi reconhecida por diversos países, dentre eles os Estados Unidos, o Canadá e os 13 integrantes do Grupo Lima, que inclui o Brasil.

“Estarei em Caracas para deixar claro que não concordamos com a política intervencionista e golpista incentivada pelos Estados Unidos, com a adesão do atual governo brasileiro e outros governos reacionários. […] É inaceitável que se vire as costas ou se tente tirar proveito político quando uma nação enfrenta dificuldades. […] Impor castigos ideológicos aos venezuelanos também resultará em graves problemas imigratórios, comerciais e financeiros para os brasileiros”, explicou Gleisi.

Leia também: PT desiste de apoiar reeleição de Rodrigo Maia após acordo dele com o PSL

A presidente nacional do PT também disse que seu gesto visa manifestar que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) “tem forte oposição no Brasil”. Gleisi condena o que chamou de “posição agressiva do governo Bolsonaro contra a Venezuela” e diz que essa postura “contraria nossa tradição diplomática”.

Bolsonaro e seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, são críticos ferrenhos do regime de Nicolás Maduro
na Venezuela, que nos últimos anos têm enfrentado escalada da pobreza, violência e do desemprego, além da alta inflação e falta de insumos básicos. Em novembro, ainda antes de tomar posse, Bolsonaro disse que, caso pudesse, “já teria tomado providências contra a Venezuela há muito tempo”.

Leia também: Ex-assessor de Lula diz que, se houve crime no sítio, foi obra de “figurões”

A posição de Gleisi e do PT em relação ao governo de Maduro trouxe problemas para a campanha de Fernando Haddad nas eleições de 2018. O então candidato sofreu diversos ataques por parte de seus adversários e foi questionado sobre sua posição pessoal quanto ao tema.

Em entrevista ao Jornal da Globo
, em setembro, Haddad concordou que a Venezuela “não vive um processo de normalidade” e ponderou que, embora o PT veja o país como um “exemplo de democracia”, o governo brasileiro deve reconhecer “que as coisas não andam bem por lá”.

A visita a Caracas nesta quinta-feira e a nota do PT citando o “exemplo de democracia” não foram as primeiras demonstrações de estima de Gleisi Hoffmann
ao regime chavista. Ainda em 2017, durante encontro do Foro de São Paulo
, a petista manifestou “apoio e solidariedade” a Maduro frente ao que chamou de “violenta ofensiva da direita contra o governo”.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Internacional34 segundos ago

“Venezuela não depende de ninguém”, diz Maduro sobre sanções dos EUA

Reprodução/Twitter Nicolás Maduro respondeu às sanções dos EUA O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a punição imposta pelos Estados...

Mulher34 segundos ago

Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida

Foto: Reprodução Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida Limpar o rejunte encardido pode parecer uma tarefa...

Internacional35 segundos ago

Príncipe Harry rompe com Reino Unido e oficializa residência nos EUA

AFP Príncipe Harry O Príncipe Harry mudou sua residência oficial do Reino Unido para os EUA, rompendo de vez os...

Policial36 segundos ago

Operação Lemmy: Polícia deflagra operação de combate às organizações criminosas que atuam no Estado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), deflagrou, na madrugada desta quinta-feira...

Mulher31 minutos ago

51 cantadas criativas para não passar vergonha

Foto: Reprodução 51 cantadas criativas para não passar vergonha Aquelas cantadas de pedreiro chegaram ao fim! Ninguém aguenta mais as...

Estadual31 minutos ago

Com patrocínio da Lei de Incentivo, Serra recebe primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

A adrenalina vai tomar conta da Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A partir deste sábado (20), a elite...

Política31 minutos ago

Projeto prevê presença de fisioterapeuta 24h em UTI

Projeto de lei (PL) apresentado pela deputada Camila Valadão (Psol) obriga a presença 24 horas de pelo menos um fisioterapeuta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana