conecte-se conosco



Política

Gilmar Mendes diz que mortes por Covid-19 são ‘macabras’ e vê ‘crise de gestão’

Publicado

em


source
Ministro do STF Gilmar Mendes
Agência Brasil

“Estamos vivendo também crises de gestão muito graves na cabeça do próprio sistema”, afirmou Gilmar Mendes


Em um debate on-line nesta quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que as 90 mil mortes causadas pela Covid-19  no Brasil marcam um número “macabro”.


Ele ainda fez críticas à resposta do Governo Federal diante da pandemia do novo coronavírus e afirma ver “crise de gestão” no sistema público de saúde.

“É claro que nós vamos ter que debater no pós-Covid-19, nós temos que discutir a sustentação desse sistema de saúde. E, claro, estamos vivendo também crises de gestão muito graves na cabeça do próprio sistema”, disse o ministro.

Mendes também se referiu ao Sistema Único de Saúde (SUS) como “um experimento institucional que deu certo”. “Há um consenso entre as pessoas de que o SUS tem sido um grande e importante ativo”, disse.

O ministro afirmou ainda que o Brasil talvez pudesse estar em uma posição melhor, caso tivesse tomado ações melhores antes.

“Estamos nos avizinhando dessa marca bastante triste, e eu diria até mesmo macabra, de 90 mil mortes causadas pela Covid-19. Acho que isso por si só fala da gravidade da pandemia”, constatou.

“Há um consenso entre os especialistas de que nós poderíamos ter tido um outro manejo dessa crise, que talvez pudéssemos ter reduzido significativamente os danos causados por essa pandemia entre nós”, acrescentou.

Comentários do Facebook

Política

Novidade eleitoral: TSE registra 74 candidaturas de pessoas trans

Publicado

em


source
trans
Eduardo Viana/ParadaSP

Bandeira nas cores azul, branco e rosa representam a comunidade trans


O Tribunal Superiro Eleitoral (TSE) registrou, até o momento, 74 candidaturas registradas com nome social, geralmente utilizado por pessoas transexuais e travestis pois rompe com a obrigatoriedade de serem chamadas pelo nome registrado em cartório e que não necessariamente refletem a sua identidade de gênero.


A medida de uso do nome social foi aprovada em 2018, mas é a primeira vez que será utilizada em eleições municipais. O registro fica aberto até sábado (26), por isso o número de candidaturas trans deve ser ainda maior. Os candidatos são filiados a partidos de esquerda, tradicionalmente ligados a esta pauta, mas também a partidos de direita. 

Um levantamento realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ estima que em novembro deverão ter 584 candidatos a vereador e 15 a prefeito ligados ao movimento gay . O PT abriga a maior parte dos candidatos trans, assim como o PSOL, mas o PSDB, PSL e DEM também têm candidaturas LGBTI+.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial6 minutos atrás

Polícia Militar reforça operações para evitar aglomerações em São Gabriel da Palha

. A Polícia Militar, por meio da 3ª Companhia do 2º Batalhão, localizada em São Gabriel da Palha, está intensificando...

Política6 minutos atrás

Novidade eleitoral: TSE registra 74 candidaturas de pessoas trans

Eduardo Viana/ParadaSP Bandeira nas cores azul, branco e rosa representam a comunidade trans O Tribunal Superiro Eleitoral (TSE) registrou, até...

Nacional6 minutos atrás

Irmão de prefeito atira e mata candidato a vereador após live; veja vídeo

Câmeras de Segurança/Reprodução Candidato foi morto a tiros O político Cássio Remis, candidato a vereador pelo partido PSDB  da cidade...

Política21 minutos atrás

Gestão de Bruno Covas durante pandemia é aprovada por 37%, diz Datafolha

Governo do Estado de São Paulo Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, conta com 37% de aprovação quanto à condução...

Mulher21 minutos atrás

Naiara Azevedo sobre perder 30 quilos: “Emagreci pela dor”

Reprodução Instagram Naiara Azevedo: depois e antes Naiara Azevedo , dona do hit 50 Reais , perdeu cerca de 30...

Nacional51 minutos atrás

Vídeo mostra policiais agredindo homem no chão durante ação na Cracolândia

Twitter/Reprodução Agressão foi registrada por vídeo Um vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira (25) pelo padre Julio Lancellotti nas redes...

Economia1 hora atrás

Auxílio emergencial: 5,6 milhões recebem nesta sexta; veja grupos e parcelas

Agência Senado/Divulgação Caixa faz pagamentos do auxílio de R$ 600 e libera saques de R$ 300 a integrantes do Bolsa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!