conecte-se conosco



Internacional

Genes neandertais aumentam o risco de Covid-19, afirma novo estudo

Publicado

em


source
1
Nikola/Divulgação

Imagem retrata neandertais em exposição em museu da Croácia


Cientistas afirmam que um  traço de DNA , passado dos neandertais para os humanos modernos, pode triplicar o risco de se desenvolver a forma mais grave da Covid-19 . Cerca de 16% dos europeus e metade dos sul-asiáticos são portadores desse legado genético de mais de 50 mil anos. O estudo foi publicado na revista científica Nature.


As origens dos genes de risco vieram à tona quando pesquisadores na Suécia e na Alemanha compararam o DNA de pacientes infectados com o de neandertais. O trecho de DNA que torna os pacientes mais propensos a adoecer gravemente é muito semelhante ao coletado de um neandertal na Croácia.

“Quase caí da cadeira, porque o segmento de DNA era exatamente o mesmo do genoma do neandertal”, diz Hugo Zeberg, professor assistente do Instituto Karolinska em Estocolmo.

Zeberg e seu parceiro, Svante Pääbo, diretor do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, suspeitam que os genes neandertais persistiram nos humanos modernos porque já foram benéficos, talvez ajudando a combater outras infecções. Só agora – quando confrontado com uma nova infecção – é que seu lado negativo foi exposto .

Não está claro como os genes podem piorar a Covid-19, mas um gene desempenha um papel na resposta imunológica, impedindo que vírus invadam as células humanas. “Estamos tentando identificar qual é o gene-chave, ou se existem vários genes-chave, mas a resposta é que não sabemos quais são os críticos na Covid-19 “, declara Zeberg.

Além dos genes de risco da Covid-19, os neandertais legaram outros aos humanos modernos. Alguns aumentam a sensibilidade à dor, enquanto outros reduzem o risco de aborto espontâneo. “Alguns são benéficos e outros prejudiciais”, afirma Zeberg. “São como uma faca de dois gumes.”

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook

Internacional

Casos de covid-19 batem recorde na França

Publicado

em


As novas infecções diárias por covid-19 na França permaneceram acima da marca recorde de 18 mil pelo segundo dia consecutivo nessa quinta-feira (8). O número de pessoas doentes sendo tratadas em hospitais também aumentou.

Os números foram divulgados pouco antes de o ministro da Saúde do país, Olivier Veran, anunciar, em entrevista coletiva, novas restrições para conter a doença.

Os hospitais da região de Paris entraram em situação de emergência, cancelando os feriados da equipe e adiando operações não essenciais, uma vez que os pacientes com o novo coronavírus representavam quase metade de todos os pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Veran anunciou que as cidades de Lyon, Lille, Grenoble e Saint-Etienne ficarão em alerta máximo para a covid-19, nível alcançado por Paris e Marselha, a partir de sábado (10), o que desencadeará novas medidas para conter a circulação do novo coronavírus nessas cidades.

Ele disse que a situação em Toulousse e Montpellier também é preocupante e que essas cidades também podem ir para o alerta máximo a partir de segunda (12). Dijon e Clermont-Ferrand podem ir para um nível maior de alerta a partir de sábado, acrescentou. “Infelizmente, a situação na França continua a deteriorar”. 

O número de pessoas internadas com a doença na França atingiu seu maior patamar em três meses, de 7.624, um salto de 88 casos em 24 horas. Esse total ainda é menor do que o pico de 14 de abril, de 32.292, mas está acima da mínima de 29 de agosto, de 4.530.

Havia mais 11 pacientes em UTIs com a doença, totalizando 1.427, uma contagem quase quatro vezes maior do que a mínima de 31 de julho, de 371.

O número de pessoas que morreram de covid-19 na França aumentou em 76, número superior à média móvel de sete dias, de 73, e que agora totaliza 32.521 óbitos.

Edição: –

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional11 minutos atrás

Uma criança morre e outra é internada após ficarem presas em carro no calor

O caso ocorreu em Aliança do Tocantins, onde os termômetros chegaram a registrar 39°C. A mãe foi presa e autuada...

Polícia Federal16 minutos atrás

Operação Ouro Frio combate extração e comercialização ilegais de ouro no Pará

Santarém/PA – A Polícia Federal deflagrou hoje (9/10) a Operação “Ouro Frio”, para investigar extração ilegal de ouro, desde a...

Variedades25 minutos atrás

Canadá abre 200 vagas para brasileiros; salário anual médio é de R$ 403 mil

  A cidade de Montreal, no Canadá, abriu 200 vagas para brasileiros interessados em mudar de país. As oportunidades são...

Tecnologia31 minutos atrás

Poucos dias antes do lançamento, iPhone 12 tem todos os detalhes vazados; veja

Reprodução/PhoneArena.com Imagem vazada do iPhone 12 Informações publicadas na rede social chinesa Weibo por um usuário chamado Kang nos dão...

Regional39 minutos atrás

Corpo de grávida é encontrado com marcas de tiros em estrada de Linhares

O corpo da vítima estava sob as folhas de secas de árvores que margeiam a rodovia. O corpo de uma...

Entretenimento46 minutos atrás

Em espanhol e com pegada disco, Giulia Be lança clipe de inolvidable

Reprodução/Instagram Giulia Be Na noite de quinta (08) para sexta-feira (09), aconteceu o lançamento do clipe Inolvidable de Giulia Be...

Entretenimento46 minutos atrás

Fábio Porchat teme que ser pai atrapalhe seu casamento: “É um inferno ter filho”

O apresentador Fábio Porchat é casado com Nataly Mega desde 2017 e, devido a boa sintonia do casal, ele tem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!