conecte-se conosco


Saúde

Garota de 10 anos morre após contrair ameba que “come” cérebro em lago nos EUA

Publicado

em

Uma garotinha de 10 anos chamada Lily Mae Avant contraiu a ameba Naegleria fowleri ao mergulhar num rio no Texas, Estados Unidos, e faleceu depois que o protozoário “comeu” parte de seu cérebro.

lily mae avant
Reprodução/ Today
Lily Mae Avant contraiu a ameba quando inalou água pelo nariz num lago no Texas. O protozoário causa meningite aguda que é fatal

A confirmação da morte de Lily foi dada pela escola que ela frequentava, a Valley Mills Elementary, numa publicação no Facebook. “Estamos profundamente entristecidos. Lily foi uma bênção absoluta para a nossa escola primária”, escreveu a instituição. Confira o post abaixo:

A ameba pode ser encontrada em água doce e morna, como lagos, rios, nascentes e piscinas aquecidas sem tratamento. Geralmente o contagio acontece quando a pessoa inala água pelo nariz, o que aconteceu com Lily.

A Naegleria fowleri atinge o sistema nervoso central, provoca uma infecção no cérebro e causa a meningoencefalite amebiana primária (MAP), doença que leva à morte. Os principais sintomas desse tipo de meningite são febre, dor de cabeça, vômitos, intolerância a luz e ao barulho. A taxa de mortalidade é altíssima, tendo apenas 2 casos de sobreviventes em 129 registrados nos Estados Unidos.

O jornal britânico The Independent afirmou que Lily começou com dores de cabeça e febre dois dias após nadar no lago no Texas e, dias depois, apresentou confusão mental.

Existe ameba comedora de cérebro no Brasil?

A resposta é sim. A Naegleria fowleri pode ser encontrada no Brasil, mas até hoje a Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas (ISID) não confirmou nenhum caso de morte pela ameba no país.

Porém, de acordo com o parasitologista Danilo Ciccone Miguel, do Departamento de Biologia Animal da Unicamp em entrevista ao Portal R7 , uma pessoa faleceu após ter contraído a Naegleria fowleri no Brasil, porém seu diagnóstico não é preciso e ainda existem dúvidas se a ameba comedora de cérebro realmente foi a causadora.

É possível evitar a contaminação?

A ameba Naegleria fowleri é muito resistente a altas temperaturas, podem suportar até 45ºC. Por tanto, a única maneira de não contrair a doença é evitar nadar em lagos ou outros lugares de água parada. Caso faça isso, proteja o nariz para não contrair o protozoário.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bafômetro que promete detectar o câncer começa a ser testado na Inglaterra
publicidade

Saúde

SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

Publicado

em

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em fase de testes no estado de Alagoas, é o primeiro passo para informatizar e modernizar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

A iniciativa cria uma rede nacional de dados que permite que usuários do SUS tenham perfis acessíveis por qualquer profissional de saúde. Dessa forma, todos os procedimentos e recursos utilizados por esses pacientes estarão disponíveis em um banco online. De acordo com o ministério, dados como vacinação, procedimentos cirúrgicos, exames, consultas regulares e medicamentos receitados constarão na ficha médica do paciente.

O novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia de transmissão de cargo.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, espera que metade dos estados brasileiros esteja no Conecte SUS até 2021. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

De acordo com o ministro, o uso de tecnologia para criar filtros e estabelecer parâmetros nos atendimentos agilizará as filas de espera e, também, auxiliará na distribuição de recursos estaduais e municipais de forma mais inteligente.

A expectativa do ministro é que metade dos estados brasileiros esteja ligada ao Conecte SUS até o final de 2021. Leia abaixo a entrevista concedida à Agência Brasil:
 

Agência Brasil: Os dados dos perfis de usuários do SUS poderão ser usados pela rede privada? O usuário pode levar essa “ficha médica” para fora do SUS?
Luiz Henrique Mandetta: Sim. A ideia é propagar a informação entre os estabelecimentos públicos e privados. Desde que sejam atendidos todos os critérios técnicos de segurança.

Agência Brasil:  Esse novo sistema influencia no tempo de espera do SUS?
Mandetta: Acreditamos que, a partir do uso da Rede Nacional de Dados (RNDS), teremos uma visão macro sobre os padrões de atendimento e, com isto, gerar dados robustos para a tomada de decisão, entre elas, a diminuição da fila. O uso de inteligência artificial pode auxiliar a identificar prioridades.

Leia mais:  Idoso sul-coreano contrai infecção e tem braço amputado após comer peixe cru

Agência Brasil: Qual a estimativa para que o projeto atinja 100% de cobertura?
Mandetta: O piloto em Alagoas nos ajudará a ter esta visão do impacto do Conecte SUS. O primeiro objetivo é conectar todos os municípios, todas as unidades, para os gestores mapearem as necessidades. Com isso, o gestor pode gerenciar a unidade de saúde. Para um gestor estadual, é o conjunto de cidades e seus indicadores, para poder diminuir a mortalidade infantil e materna, melhorar a saúde mental, garantir o estoque de medicamentos, diminuir a interrupção de medicamentos, abastecer melhor a rede. Em Alagoas, teremos um retrato 3×4 do que vamos encontrar no Brasil no ano que vem. Temos a intenção de termos, até o final de 2021, mais da metade dos estados brasileiros cobertos.

Agência Brasil: Há novas iniciativas tecnológicas planejadas para o atendimento público de saúde?
Mandetta: Trabalhamos com a possibilidade de ter a carteirinha de vacinação digital, um padrão de prescrição nacional de medicamentos, de diminuir as fraudes e o mau uso dos serviços de saúde, entre outros.

 

Edição: Lílian Beraldo
Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde8 minutos atrás

SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em...

Política8 minutos atrás

Gleisi defende Lula e diz que querem ‘esterilizá-lo’

arrow-options Edilson Santos/Agência O Globo “Tiraram ele da vida, expuseram, xingaram, perseguiram a família” Presidente do PT e deputada federal,...

Política8 minutos atrás

“Ódio cego”, diz Celso de Mello sobre fala de estupro de filhas de ministros

arrow-options Rosinei Coutinho/SCO/STF – 11.4.19 Celso de Mello repudiou ataque de advogada O ministro Celso de Mello , do Supremo...

Política8 minutos atrás

Bolsonaro sabia que a Globo o ligaria ao caso Marielle, diz colunista

arrow-options Marcos Corrêa/PR Bolsonaro sabia que a Globo soltaria uma reportagem ligando seu nome ao caso Marielle Jair Bolsonaro já...

Política8 minutos atrás

Mudanças na 2ª instância fazem STF perder confiança, diz ex-presidente da corte

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O cumprimento de pena após condenação em 2ª intância foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal...

Polícia Federal8 minutos atrás

PF prende dupla venezuelana com cápsulas de cocaína no estômago

Fortaleza/CE – A Polícia Federal prendeu nesse sábado (9/11), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza/CE, dois homens, 53 e...

São Mateus23 minutos atrás

Família de jovem morta durante carnaval de Guriri ainda busca respostas

De acordo com a PM, a conclusão foi de que o militar se defendeu das agressões e não teve a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana