conecte-se conosco



Nacional

Fux se reúne com Aras, discute crise com Bolsonaro e alerta sobre instituições

Publicado

em


source
Luiz Fux conversa com Aras sobre crise entre poderes
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Luiz Fux conversa com Aras sobre crise entre poderes


Em meio à mais nova crise institucional entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) , o presidente da Corte, Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniram nesta sexta-feira e reforçaram a importância do diálogo entre os Poderes.

Interlocutores do STF ouvidos pelo GLOBO afirmam que durante a conversa, Fux teria alertado Aras sobre os papéis de cada uma das instituições e a importância de cada um cumprir o seu papel. A reunião ocorreu em tom amigável.

Ainda de acordo com fontes ouvidas pelo GLOBO, a intenção de Fux – que convidou Aras para a reunião – era dizer para Aras que ele deve cumprir sua função e o STF o dele. Aras teria dito a Fux que está comprometido com o seu papel.

Pela Constituição, o procurador-geral da República é quem tem, entre outras atribuições, a competência para processar criminalmente o presidente da República por crime comum, apresentando uma denúncia ao STF, a quem cabe julgar esses casos. Após provocado por uma denúncia da PGR, o Supremo deve encaminhar o caso à Câmara.

Na conversa, que durou 50 minutos no gabinete do presidente do STF, Aras e Fux teriam “reiterado o compromisso com o diálogo institucional”. Ambos foram embora sem dar declarações à imprensa.

Você viu?

Em nota divulgada após o encontro, a PGR informou que na conversa Aras e Fux “renovaram o compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário para aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República”, “considerando o contexto atual”. Também por meio de nota, o STF informou que Fux e Aras reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições.

A conversa entre os chefes da PGR e do Supremo ocorre no momento em que se instalou mais uma crise entre os poderes gerada pelos ataques de Jair Bolsonaro ao STF, à urna eletrônica, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e ao ministro Alexandre de Moraes.

Na segunda-feira, o TSE abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques sem provas que Bolsonaro vem fazendo ao sistema eletrônico de votação. Na quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, atendendo a outro pedido feito pela Corte Eleitoral, incluiu o presidente no inquérito das fake news.


Nesta quinta-feira, após Bolsonaro manter os ataques ao STF e ao TSE, Fux, em pronunciamento feito no plenário do Supremo, enviou um duro recado a Bolsonaro a respeito do limite para o diálogo institucional.

Comente Abaixo
Economia17 minutos atrás

Nubank protocola pedido para entrar nas Bolsas brasileira e norte-americana

Sophia Bernardes Nubank protocola pedido para entrar nas Bolsas brasileira e norte-americana A fintech Nubank vai se lançar na Bolsa...

Economia17 minutos atrás

Elon Musk critica ‘imposto dos milionários’: “Eles vão atrás de você também”

O Antagonista CEO da Tesla e da Space X criticou a proposta dos democratas que prevê a taxação da fortuna...

Economia17 minutos atrás

Bolsonaro recebe propostas para elevar Auxílio Brasil para R$ 600

Reprodução YouTube Bolsonaro e Guedes O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista à Jovem Pan News nesta quarta-feira (27) que...

Saúde17 minutos atrás

Mais de 3,6 milhões de vacinas da Pfizer chegam ao Brasil

O Ministério da Saúde recebeu hoje (27) mais dois lotes com 3,615 milhões de doses da vacina da Pfizer contra...

Entretenimento17 minutos atrás

Polícia prende suposto assassino do pai de Rico Melquiades

Reprodução/Record TV Rico Melquiades coleciona desafetos em “A Fazenda 13” Após Rico Melquiades revelar em A Fazenda 13 que seu...

Internacional17 minutos atrás

Escolas de Nova Iorque proíbem crianças de usarem fantasias da série Round 6

Reprodução/Netflix Escolas do estado de Nova Iorque proibiram fantasias da série Round 6 Três escolas primárias no interior do estado...

Internacional17 minutos atrás

Kim Jong Un pede que povo coma menos até 2025 para driblar escassez de alimentos

Reprodução Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pediu que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!