Connect with us

Internacional

Funerárias processam pastor acusado de simular ressurreição

Published

on

Empresas dizem ter sido enganadas por igreja a participar de farsa e querem ser indenizadas por danos à sua reputação. Igreja diz que pastor havia apenas ‘completado milagre que Deus havia realizado’.

Um grupo de diretores de funerárias na África do Sul disse que processará um autoproclamado profeta que afirmou ter ressuscitado um morto.

Um vídeo do pastor Alph Lukau, em que ele aparece gritando “levante-se” para um homem deitado em um caixão, que, em seguida, se ergue e é celebrado por fiéis, viralizou.

As empresas funerárias dizem que foram manipuladas a se envolverem na farsa organizada do lado de fora da igreja de Lukau, próximo a Joanesburgo. O caso foi ridicularizado e criticado por muitos no país.

“Não existem milagres. São tentativas de ganhar dinheiro com o desespero do nosso povo”, disse a Comissão para a Promoção e Proteção de Comunidades Culturais, Religiosas e Linguísticas à emissora estatal da África do Sul.

Funerárias alegam danos à sua reputação

Três empresas funerárias que dizem ter sido enganadas agora estão tomando medidas legais por danos à sua reputação.

A Kingdom Blue, a Kings & Queens e a Black Phoenix disseram à imprensa local que os representantes da igreja os enganaram de diferentes formas.

“Supostos membros da família do falecido” disseram à Kings & Queens que tiveram um “conflito com um outro fornecedor de serviços funerários”.

Os clientes também supostamente colocaram “adesivos da Black Phoenix em um carro particular” para parecerem críveis para a Kings & Queens quando foram contratar um carro fúnebre da empresa. O caixão, dizem os diretores de funerárias, foi adquirido da Kingdom Blue.

A igreja de Lukau, a Alleluia Ministries International, não respondeu ao pedido de comentários da BBC.

Debate sobre falsos pastores

O site de notícias Sowetan relata que a igreja recuou em sua alegação de ter realizado uma ressurreição, dizendo que o “morto” já estava “vivo” quando foi levado ao local.

O pastor havia apenas “completado um milagre que Deus já havia realizado”, disse a Alleluia Ministries International ao Sowetan.

O correspondente da BBC Milton Nkosi disse que o vídeo provocou um debate nacional sobre falsos pastores e foi amplamente criticado por grupos religiosos renomados.

No entanto, alguns sul-africanos usaram a hashtag #ResurrectionChallenge (#DesafioDaRessureição) nas redes sociais para tratar do caso de forma bem-humorada.

Este é o caso mais recente a chamar atenção para líderes religiosos no país que dizem a suas congregações terem realizado feitos extraordinários.

No ano passado, um pastor sul-africano foi considerado culpado de agressão por ter pulverizado um inseticida doméstico sobre os fiéis alegando falsamente que isso poderia curar câncer e infecção pelo vírus HIV.


(*G1)

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher4 horas ago

Não erre mais! Veja 3 dicas de como plantar sementes com sucesso

Foto: Reprodução Não erre mais! Veja 3 dicas de como plantar sementes com sucesso Se o seu objetivo é cultivar...

Policial4 horas ago

Homenagem ao comandante e subcomandante do 5º CPOR que irão à reserva remunerada

Militares da sede do 5º CPOR e de suas Unidades Operacionais realizaram um almoço para prestigiar e homenagear o comandante...

Estadual4 horas ago

Boas práticas de Governo Digital são debatidas em evento em Vitória

As principais tendências do Governo Digital foram debatidas na segunda edição do Tech Gov Fórum ES, que terminou nesta sexta-feira...

Política5 horas ago

Proposta prevê gratuidade a PcD em evento cultural

Pessoas com deficiência (PcDs) poderão entrar gratuitamente em estádios, ginásios esportivos, teatros, eventos musicais e parques aquáticos. É o que...

Variedades5 horas ago

Sincerão | Adriano Imperador fala sobre ménage com Belo e Gracyanne

O ex-jogador do Flamengo se pronunciou e esclareceu os rumores de que teria tido um caso com o casal Tudão...

Saúde6 horas ago

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por febre amarela deste 2024. Ela aconteceu no último dia 29...

Política6 horas ago

Projeto prevê gratuidade a PcD em evento cultural

Pessoas com deficiência (PcDs) poderão entrar gratuitamente em estádios, ginásios esportivos, teatros, eventos musicais e parques aquáticos. É o que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana