conecte-se conosco



Saúde

Fumante com coronavírus tem 14 vezes mais chances de morrer

Publicado

em

Alerta é da Sociedade de Cardiologia de São Paulo

As pessoas fumantes, infectadas com o novo coronavírus (covid-19), têm 14 vezes mais chances de morrer do que as não fumantes. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que esta semana lançou em seu site uma campanha voltada à conscientização sobre os perigos de fumar.

“O fato de os fumantes estarem mais propensos às infecções virais e a probabilidade de morte 14 vezes maior quando a covid-19 infecta fumantes, de acordo com estudos realizados, faz deste um bom momento para se pensar em tratamentos antitabagismo”, ressalta o presidente da entidade, João Fernando Monteiro Ferreira.

Segundo a associação de cardiologistas, o tabagismo enfraquece o sistema imunológico e torna mais lenta a reação do corpo às infecções. A capacidade pulmonar reduzida, comum em fumantes, também aumenta o risco de desenvolver as formas mais graves das infecções. “Trata-se da principal causa evitável de morte e encurta a vida de homens em dez anos e de mulheres em 12 anos”, disse o presidente da entidade.

De acordo com a entidade, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de tabagistas, são 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens fumantes. No entanto, o número de brasileiros que mantém o hábito de fumar caiu 38% nos últimos anos. Em 2019, 9,8% afirmavam ter o hábito de fumar, enquanto em 2006 o índice era de 15,6%.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook

Saúde

Brasil recebe carregamento recorde de 11,8 milhões de máscaras

Publicado

em


.

Uma aeronave da companhia aérea Latam chegou hoje (7) a São Paulo transportando mais 11,8 milhões de máscaras cirúrgicas de procedência chinesa. O voo trouxe a maior quantidade de insumos para combate à pandemia transportado de uma única vez no Brasil.

A carga faz parte da encomenda de equipamentos de proteção individual (EPIs) feita pelo Ministério da Saúde, com a coordenação operacional viabilizada pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo os registros dos ministérios, essa é a 35ª remessa de mais de 40 previstas. 

“No início da crise, assumimos um desafio logístico imenso para ajudar o Ministério da Saúde com o abastecimento de EPIs para todas as regiões do Brasil. Uma verdadeira operação de guerra foi montada e, de modo contínuo, estamos transportando 960 toneladas de equipamentos no total. É uma vitória silenciosa do governo federal que está ajudando a garantir as condições necessárias para o enfrentamento da pandemia”, informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Segundo nota divulgada pelo ministério, 220 milhões de 240 milhões das máscaras compradas foram recebidas, sendo uma parte do equipamento do tipo N95 – a mais eficaz máscara médica descartável disponível no mercado.

O voo anterior da Latam que transportou insumos vindos da China para o Brasil chegou no dia 2 de junho e trouxe cerca de 9,2 milhões de máscaras para serem distribuídas entre estados e municípios.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus7 minutos atrás

COVID-19 | São Mateus chega a 20 óbitos e 781 casos confirmados

O município de são Mateus chegou a marca de 20 mortes por covid-10 na tarde desta terça-feira (07). A vítima...

Esportes19 minutos atrás

Campeonato Mineiro retorna dia 26 de julho

. Em reunião nesta terça (7), com os 12 clubes da primeira divisão de Minas Gerais, a Federação Mineira de...

Entretenimento24 minutos atrás

Campeã de reality show perde o título após descoberta de fraude

Reprodução “Bake Off” Que tal você participar de reality de culinária, vencer, meses depois ser desclassificada e perder o prêmio?...

Internacional24 minutos atrás

Fernandéz faz carta para Bolsonaro desejando uma rápida recuperação

Reprodução Twitter @sebastianarcher Alberto e Bolsonaro Diante da confirmação de que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro testo positivo para o...

Internacional24 minutos atrás

Aos 68 anos, morrem gêmeos siameses mais velhos do mundo

Reprodução/Youtube Durante 68 anos, os gêmeos viveram cara a cara, unidos do esterno à virilha com apenas um conjunto de...

Economia24 minutos atrás

Entenda mais sobre a publicidade infantil em alimentos

Ao abordarmos o tema, temos que fazer alguns esclarecimentos preliminares básicos , vez que, em razão da polêmica que suscita,...

Economia24 minutos atrás

Entregadores farão reunião com Rodrigo Maia nesta quarta-feira (8)

Paulo Galo/Divulgação Empresas de aplicativos ainda não atenderam reivindicações de direitos dos entregadores Depois da  greve no dia 1º, entregadores de aplicativos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!