conecte-se conosco



Agricultura

FRANGO/CEPEA: Com exportação firme e procura elevada também no BR, preço interno sobe

Publicado

em


.

Cepea, 22/5/2020 – Os embarques de carne de frango in natura tiveram ritmo elevado nas duas primeiras semanas de maio, conforme dados parciais da Secex, diminuindo a disponibilidade interna dos produtos, principalmente congelados. Com isso, os preços domésticos subiram. Nos 10 primeiros dias úteis de maio, o Brasil embarcou 202 mil toneladas de carne de frango, com média diária de 20,2 mil toneladas, aumento de 25,9% frente à de abril e ainda 24,5% acima do ritmo observado em maio/19. Segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, a China tem sido a maior responsável pelo incremento dos embarques brasileiros, adquirindo também as principais carnes concorrentes, como suína e bovina. Além das exportações, as vendas domésticas de carne de frango também estiveram aquecidas no mercado doméstico nas últimas semanas. Neste caso, o impulso veio do aumento das compras de redes atacadistas e varejistas, que realizaram a reposição de estoques. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Comentários do Facebook

Agricultura

Ufes registra primeira cultivar de café conilon ‘Monte Pascoal’ para o estado da Bahia

Publicado

em

 

A Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) da Ufes conseguiu o registro de uma cultivar de Coffea canephora adaptada para o sul da Bahia, em altitude inferior a 500 metros. Batizada de Monte Pascoal, essa é a primeira cultivar de café conilon para o estado baiano. O Registro Nacional de Cultivares (RNC) é realizado no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As cultivares são espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou à introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam. Elas se distinguem das outras variedades da mesma espécie de planta por sua homogeneidade, estabilidade e novidade.

A cultivar de Coffea canephora Pierre ex A. Froehner (conilon ou robusta) é composta por seis genótipos/clones (AD1, AP, Imbigudinho, LB1, P2, Peneirão), que alcançaram a melhor produtividade dentre os 42 genótipos utilizados no experimento.

Segundo o professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Fábio Luiz Partelli, que coordenou a pesquisa, os trabalhos começaram em abril de 2014, numa parceria entre pesquisadores e produtores rurais. Foram plantados 42 genótipos de café conilon descobertos em lavouras capixabas em uma área no município de Itabela, na Bahia, num “ensaio de competição”, propagados por estacas, a aproximadamente 140 metros de altitude.

Produtividade

Os pesquisadores acompanharam a produção em quatro colheitas, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. A média das quatro colheitas dos seis genótipos foi de 129,97 sacas por hectare ao ano, enquanto a média dos demais genótipos foi inferior a cem sacas.

Dentre as características avaliadas na pesquisa, além da produtividade, para constituir a nova cultivar estiveram o sistema radicular, a maturação, o vigor e a resistência a pragas e a doenças.

Participaram do registro os engenheiros agrônomos Fábio Luiz Partelli (coordenador), André Covre, Gleison Oliosi e o produtor rural Daniel Covre.

“Nenhuma outra instituição havia, até então, feito estudo e registro de cultivar de conilon para o estado da Bahia. O registro é uma forma de atestar que esses seis materiais são os recomendados para a região pelas condições de adaptação ao local. A Bahia é o terceiro maior produtor de conilon do país, somente atrás do Espírito Santo e de Rondônia, daí a importância dessa pesquisa”, afirmou Partelli.

O professor informou que o mesmo experimento, com os 42 genótipos testados na Bahia, está sendo feito numa lavoura no município capixaba de Nova Venécia. Lá, porém, serão seis colheitas antes do pedido de registro da cultivar.

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política2 minutos atrás

Sem máscara, Bolsonaro chega ao Comando de Artilharia do Exército

Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro com policial na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Formosa, Goiás Neste sábado (6), o presidente...

Estadual5 minutos atrás

Espírito Santo: cresce número de drogas enviadas pelos Correios durante a pandemia

Segundo a Polícia Federal (PF), nos meses após a chegada da pandemia, o número de registros subiu para nove O...

Saúde17 minutos atrás

Covid-19 é encontrado em 88% das amostras de esgotos de BH

. Amostras de monitoramento feitas em 24 pontos de coleta do sistema de esgotamento de Belo Horizonte e Contagem (MG)...

Polícia Federal22 minutos atrás

Operação conjunta apreende 4 kg de cloridrato de cocaína

. Jataí/GO – Operação conjunta entre as Polícias Federal e Militar resultou na apreensão de 4 kg de cloridrato de...

Agricultura28 minutos atrás

Ufes registra primeira cultivar de café conilon ‘Monte Pascoal’ para o estado da Bahia

  A Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) da Ufes conseguiu o registro de uma cultivar de Coffea canephora adaptada para...

Nacional32 minutos atrás

Mulher sofre violência doméstica, chama a polícia… e apanha; vídeo forte

  A vítima denunciou agressões sofrida por ela e pela mãe por parte do irmão, e acabou recebendo golpes de...

Internacional37 minutos atrás

Por que a OMS agora recomenda uso de máscara em público contra covid-19?

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) mudou suas orientações sobre uso de máscaras e disse que elas devem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!