conecte-se conosco



Regional

Foz do Rio Itaúnas recebe barreira contra óleo em Conceição da Barra

Publicado

em

Medida é para garantir a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos contra a chegada do óleo. Primeiras amostras foram coletadas em praias do município no último domingo (10).

O Rio Itaúnas, que fica no município de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, recebeu intervenções de proteção em sua Foz contra os fragmentos de óleo neste sábado (16), com o início da instalação das barreiras de contenção. As primeiras amostras foram coletadas em praias do município no último domingo (10).

A medida é para garantir a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos contra a chegada de derivados de petróleo. Esse Plano de Ação Emergencial já previa a proteção dos estuários do Riacho Doce, Rios Itaúnas e Cricaré.

No Riacho Doce foi realizada a instalação de barragem com areia e sacos de ráfia. Devido às características do curso de água, o dique vem cumprindo os objetivos de proteção do estuário. Já os Rios Itaúnas e Cricaré apresentam maior área de desembocadura, diferentes profundidades e vegetação específica, o que exige a instalação de uma proteção mais efetiva e minuciosa.

Dentre as ações previstas no Plano de Ação Emergencial desenvolvido pelo município de Conceição da Barra, no âmbito do Gabinete de Gestão de Crise, as ações de proteção dos estuários agora recebem prioridade máxima.

As atividades de limpeza e proteção das praias e dos estuários continuam por parte das equipes da prefeitura, Instituto Estadual de Meio Ambiente/Parque de Itaúnas, Marinha do Brasil, IBAMA, UFES e voluntários.Proteção do Rio Itaúnas contra o óleo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da BarraProteção do Rio Itaúnas contra o óleo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra

Praias limpas

Neste feriadão, o monitoramento realizado no litoral barrense indicou que as praias estão limpas e aptas aos banhistas.

“Mesmo assim, é importante ficar em alerta e caso sejam verificados vestígios de óleo em alguma praia, deve-se manter contato imediato com a Marinha pelo telefone 185”, informa a nota da prefeitura de Conceição da Barra.

Manchas de óleo

As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer no dia 30 de agosto, na Paraíba. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


(*G1)

Comentários do Facebook

Regional

Dois homens morrem após motos pegarem fogo em Barra de São Francisco

Publicado

em

Segundo informações da Polícia Militar, duas motocicletas colidiram frontalmente na entrada do distrito de Vargem Alegre

Um grave acidente entre duas motos na entrada do distrito de Vargem Alegre, em Barra de São Francisco, deixou duas pessoas mortas na tarde deste domingo (5). Segundo informações da Polícia Militar, as motocicletas colidiram frontalmente.

O acidente aconteceu por volta das 13h, na estrada de acesso ao distrito. Com o impacto da colisão, as motocicletas, que eram conduzidas por um jovem, de 22 anos, e por um homem, de 32, acabaram pegando fogo.

Segundo a ocorrência, quando os militares chegaram ao local do acidente, os dois condutores já estavam sem vida e a perícia foi acionada.

Em nota, a Polícia Civil informou que os corpos das vítimas foram encaminhados para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares para serem identificados e para ser feito o exame cadavérico.


(*TV Gazeta)

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento13 minutos atrás

Cidadã não, desempregada: demissão de engenheira gera memes

No último domingo, durante reportagem do “Fantástico” sobre a fiscalização de aglomerações em bares no Rio de Janeiro , uma mulher e...

Estadual13 minutos atrás

Aeroporto de Vitória amplia opções de voos a partir desta semana

. A partir desta terça-feira (07), o Aeroporto de Vitória passa a ter três voos semanais para Brasília (DF). A nova...

Estadual13 minutos atrás

Sedurb avança na autuação on-line de processos

. A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande avanço quanto à...

Estadual13 minutos atrás

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

. Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado, por...

Mulher43 minutos atrás

Fernando Amaral dá dicas sobre o uso de cosméticos veganos em live

Fernando Amaral, osmólogo e fundador da marca WNF Essentials falou sobre os benefícios e os cuidados que devem ser tomados...

Nacional48 minutos atrás

Menina morre após lareira improvisada explodir e causar incêndio

A vítima, identificada como Terluize Tozon, de 12 anos, estava na sala com a família quando o incidente aconteceu Uma...

Nacional1 hora atrás

Ministério Público pede afastamento de Ricardo Salles do cargo de ministro

Luis Macedo/Câmara dos Deputados Pasta comandada por Salles é alvo de procuradores do MPF O Ministério Público Federal (MPF) pediu,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!