Connect with us

Estadual

Sesa investiga suspeita de infecção por nova cepa do coronavírus no ES

Published

on

Caso suspeito de nova variante do coronavírus, que circula em Manaus é investigada no ES — Foto: Getty Images via BBC

Família de São Roque do Canaã, que testou positivo para a Covid-19, teve contato com pessoas de Manaus, onde uma nova variante do vírus foi identificada. Exames serãp analisado pela Fiocruz.

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) está investigando se há no estado casos de infecção pela nova variante do coronavírus identificada em Manaus. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, amostras colhidas em pacientes foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Encaminhamos para sequenciamento genético pela Fiocruz amostras de pacientes oriundos de Manaus, de trabalhadores que apresentaram sintomas ao contato com esses pacientes, e de pacientes de todo o Espírito Santo que apresentaram a seguinte característica na sua evolução clínica: a complicação à partir do 14 dia do primceiro sintoma”, disse Nésio.

Entre as amostras enviadas à Fiocruz, estão a de integrantes de uma família de São Roque do Canaã, no Noroeste do estado, que testaram positivo para a Covid-19 após hospedarem familiares que vieram da capital do Amazonas.

“Quando a família retornou a Manaus, eles ligaram avisando que estavam positivos para o coronavírus. Essa família [capixaba] ficou sintomática e veio procurar o serviço”, explicou a secretária de Saúde de São Roque do Canaã, Kamila Roldi.

A família capixaba está em isolamento em casa e é acompanhada pela Secretaria de Saúde do município, que monitora os sintomas.

Para a secretária, a possibilidade de chegada da nova cepa ao município, que está em risco moderado de contaminação pelo coronavírus, é preocupante.

“Vimos o que aconteceu em Manaus, uma velocidade muito grande de contaminação. Em São Roque, estamos em risco moderado, ampliamos a testagem. Se tivermos aqui no município uma cepa nova, com velocidade de transmissão muito maior, é preocupante para qualquer gestor. Estamos com a expectativa do retorno às aulas, temos essa movimentação de pessoas que saem para outros municípios para estudar, estamos nas vésperas do feriado de carnaval. Estamos monitorando de perto porque sabemos do potencial de contaminação dessa nova cepa”, disse.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à CBN nesta sexta-feira, nas próximas semanas deve chegar para o Estado um equipamento capaz de fazer o sequenciamento genético para identificar novas variantes do vírus.

Por enquanto, o Estado espera os resultados dos exames enviados Fiocruz. “Ao longo do mês, estaremos recebendo o resultado essas analises que poderão confirmar ou a não a circulação d novas cepas no nosso estado”, disse Nésio.


(*G1)

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Internacional29 minutos ago

“Venezuela não depende de ninguém”, diz Maduro sobre sanções dos EUA

Reprodução/Twitter Nicolás Maduro respondeu às sanções dos EUA O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a punição imposta pelos Estados...

Mulher29 minutos ago

Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida

Foto: Reprodução Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida Limpar o rejunte encardido pode parecer uma tarefa...

Internacional29 minutos ago

Príncipe Harry rompe com Reino Unido e oficializa residência nos EUA

AFP Príncipe Harry O Príncipe Harry mudou sua residência oficial do Reino Unido para os EUA, rompendo de vez os...

Policial29 minutos ago

Operação Lemmy: Polícia deflagra operação de combate às organizações criminosas que atuam no Estado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), deflagrou, na madrugada desta quinta-feira...

Mulher59 minutos ago

51 cantadas criativas para não passar vergonha

Foto: Reprodução 51 cantadas criativas para não passar vergonha Aquelas cantadas de pedreiro chegaram ao fim! Ninguém aguenta mais as...

Estadual59 minutos ago

Com patrocínio da Lei de Incentivo, Serra recebe primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

A adrenalina vai tomar conta da Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A partir deste sábado (20), a elite...

Política59 minutos ago

Projeto prevê presença de fisioterapeuta 24h em UTI

Projeto de lei (PL) apresentado pela deputada Camila Valadão (Psol) obriga a presença 24 horas de pelo menos um fisioterapeuta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana